Exposições, festivais, visitas guiadas e dois novos museus: estes são os eventos imperdíveis com os quais a Alemanha e outros países celebram os 100 anos de Bauhaus

De Berlim até Londres 2019 será um ano muito especial para celebrar os 100 anos de Bauhaus: eventos e exposições organizados em todo o mundo e um ônibus itinerante entre Dessau, Berlim, Kinshasa e Hong Kong.

Concertos, instalações, teatro, dança, cinema, retrospectivas, objetos, oficinas e outras apresentações artísticas: tudo fala de Bauhaus.

100 anos de Bauhaus-bus

Vamos ver quais foram e serão os eventos que não pode perder.

Abertura Festival – Berlim

A celebração do centenário de Bauhaus começou na Akademie der Künste em Berlim com o festival de inauguração ocorrido de 16 a 24 de janeiro.

100 anos de Bauhaus-festival de abertura

Inspirado na Bauhauswoche 1923 (Semana de Bauhaus 1923) e nos lendários festivais de Bauhaus, o festival teve lugar numa atmosfera criativa de experimentação, aprendizagem e treinamento, celebrando a importância da escola, bem como de toda a corrente, por ter representado um momento crucial do debate do século XX sobre a relação entre tecnologia e cultura.

 

O programa foi rico, incluindo uma seleção internacional de artistas multidisciplinares e interdisciplinares, concertos, teatro, dança e cinema, além de realidade virtual e arte imersiva, apresentações e workshops. No programa, ainda, desempenharam um papel fundamental arte e tecnologia, luz, cor, som e movimento e a relação entre homem e máquina.

Bauhaus Imaginista – Berlim

O festival de abertura fechou na capital alemã, mas as capitais do design, da Alemanha até Tel Aviv, Delhi, Tóquio, Moscou, Chicago e em todo o mundo, mostram que a inovação nunca para nas fronteiras nacionais, nem param as imagens que o Bauhaus foi capaz de criar.

100 anos de Bauhaus-Bauhaus-imaginista
O projeto Bauhaus Imaginista foca no diálogo e intercâmbio que a Bauhaus teve com escolas e movimentos modernistas não europeus.

Bauhaus Imaginista está dividido em 4 capítulos, cada um deles consistindo de exposições, workshops e conferências que acontecerão em vários países do mundo e terminarão em Berlim após envolver outras 8 cidades no mundo (Rabat, Hangzhou, Nova York, Tóquio/Kyoto, Moscou, São Paulo, Lagos, Nova Dehli).

Por ocasião dos 100 anos de Bauhaus, de 15 de março a 10 de junho de 2019 as exposições e os eventos promovidos localmente serão reunidos numa grande exposição na Haus der Kulturen der Welt em Berlim.
Still Undead é o título da exposição que irá explorar como o trabalho experimental da escola também teve repercussões no cinema e na fotografia, na cultura visual e na música eletrônica.

Anni Albers – Londres

Até 27 de janeiro de 2019, o museu Tate Modern, em Londres, acolheu a primeira grande retrospectiva britânica sobre o trabalho da designer têxtil alemã Anni Albers, uma das primeiras alunas e depois professora de Bauhaus. Albers deu um toque expressivo muito original à arte da tecelagem, criando numerosos objetos de uso diário que foram em seguida usados na produção industrial também.

Trienal Der Moderne – Berlim, Dessau e Weimar

De 16 de setembro a 13 de outubro de 2019, nas cidades alemãs de Berlim, Dessau e Weimar ocorrerá o festival itinerante para celebrar o patrimônio mundial da arquitetura moderna na Alemanha.

100 anos de Bauhaus-trienal-der-moderne

Os 3 fins de semana de arquitetura nas três cidades serão dedicados ao centenário da Escola e à designação de Tel Aviv ‘quarta capital de Bauhaus’. Sob o protetorado da UNESCO, que incluiu as quatro cidades na lista de locais do patrimônio mundial, o festival focará nas questões de conservação e valorização da arquitetura histórica, com referência particular às relações das três capitais alemãs com a ‘Cidade branca’ israelense.

Grand tour of Modernity – Alemanha

Por ocasião dos 100 anos de Bauhaus, em todo o País é organizado o Grand Tour of Modernity: serão abertos ao público edifícios históricos realizados no XX século que, através de 7 percursos diferentes, irão celebrar os últimos 100 anos de história da arquitetura.

Pioneers of a New World – Rotterdam

De 9 de fevereiro a 16 de maio de 2019 o Museum Boijmans Van Veuningen de Rotterdam acolherá uma ampla retrospectiva que inclui mais de 60 artistas, designers, arquitetos. A exposição inclui quase oitocentos objetos e obras, muitos dos quais exibidos pela primeira vez, destacando o papel de Rotterdam como um centro do modernismo na Europa no período entre as duas guerras.

Bauhaus Original – Berlim

Esta exposição celebrará os 100 anos de Bauhaus lembrando os grandes ícones do design de Bauhaus através de objetos redescobertos e inéditos, ao lado de grandes clássicos.
14 objetos emblemáticos contam 14 histórias especiais, uma para cada ano de Bauhaus: de 6 de setembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020, a Berlinische Galerie acolherá na exposição Bauhaus Original as lâmpadas Wagenfeld, as cadeiras Breuer e o serviço de chá de Marianne Brandt, bem como as peças menos conhecidas de coleções internacionais.

Novo museu de Bauhaus – Weimar

6 de abril de 2019 é a data mais importante para Weimar: o Museu Bauhaus de Weimar abrirá as portas após três anos de obras, exibindo os tesouros da coleção Bauhaus mais antiga do mundo e ligando a história de Bauhaus com questões sobre o modo de vida de hoje e de amanhã.

100 anos de Bauhaus-weimar-museu

Projetado pelo arquiteto alemão Heike Hanada em colaboração com o arquiteto Benedict Tonon, o museu será o primeiro espaço dedicado à coleção de projetos da Escola entre 1919 e 1926. A exposição de abertura será Das Bauhaus kommt aus Weimar.

Novo museu de Bauhaus – Dessau

A abertura do Museu Bauhaus de Dessau no dia 8 de setembro 2019 representará um dos momentos mais peculiares do centenário.

100 anos de Bauhaus-dessau-museu

Projetado pelos arquitetos espanhóis Addenda (González Hinz Zabala), o novo espaço de 2.100 metros quadrados ficará perto da histórica escola Bauhaus e acolherá a coleção permanente da Fundação Bauhaus Dessau (40.000 peças de desenhos, materiais, estudos e objetos realizados na Escola).

A exposição de abertura será Versuchsstätte Bauhaus. Die Sammlung.

Where is the typographic development going? – Berlim

Por ocasião do centenário, de 30 de agosto a 15 de setembro de 2019, a Kunstbibliothek de Berlim reabrirá, após 90 anos, a exposição histórica Where is the typographic development going? do artista húngaro Laszlo Moholy-Nagy como parte da ‘Semana de Bauhaus de Berlim’.

Os 78 painéis que ilustravam o futuro da tipografia impressa, depois doados à Biblioteca de Arte, representaram uma das fases mais inovadoras da carreira de Moholy-Nagy, testemunhas do seu trabalho na Bauhaus em Dessau e na New Bauhaus em Chicago.

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura BIM

A nossa celebração dos 100 anos de Bauhaus irá fechar com outro artigo de aprofundamento:

  • homenagem ao estilo Bauhaus, fiel aos princípios do funcionalismo e do purismo formal, com descrição de algumas peças icónicas, testemunhas imortais de um design eterno.

Leia também os artigos já publicados:

 

Bauhaus-100-anos-de-bauhaus_BR