A metodologia BIM introduziu muitas novidades e vantagens que interessaram os profissionais do setor da construção. Com uma em particular concordam todos: a simplicidade

A simplicidade é uma vantagem, ser simplicistas não é!

A simplicidade é um valor, já que permite realizar bem os projetos, sem erros e de forma ótima.É também um objetivo que se alcança com empenho e preparação.

A adoção da metodologia BIM pode ajudar-nos a passar da complexidade para a simplicidade, mas não é uma operação fácil: precisamos de alguma coisa que reduza a complexidade.

No mundo da produção de bens e serviços e, então, também no setor da construção, o melhor redutor de complexidade é a organização.

Para simplificar as coisas temos que excluir o supérfluo e amplificar a essência.

Vamos ver quanta essência há na metodologia BIM.

Como criar um bom projeto com a metodologia BIM

Vamos organizar o tempo que passa entre a intenção de construir um edifício e a demolição em três fases: projeto, construção, manutenção. É evidente que o nível qualitativo da primeira fase condiciona fortemente as duas seguintes.

Um bom projeto é a condição fundamental para uma boa construção e para a manutenção dela também.

A metodologia BIM disponibilizaaos desenhadores algumas ferramentas software que favorecem a realização de um bom projeto.

Vê, por exemplo, como projetar o teto de um edifício de forma simples e sem erros.

 

Do ponto de vista estético, porém, o profissionalismo e a criatividade do desenha dorainda são elementos insubstituíveis.

Um projeto é valioso porque está integrado em todas as componentesdo mesmo (arquitetônico, estrutural e de instalação) e não deixa espaço para surpresas durante a execução. Além disso, é concebidopara que possa ser realizado ao menor custo e com a garantia de satisfazer todos os requisitos desejados.

Um bom projeto tem queincluir todas as informações realmente necessárias para a realização do mesmo. É, portanto, preciso reduzir ao mínimo as informações implícitas, como as variantes e as carências em curso de obra. Isso é possível?

Com a metodologia BIM é!

O BIM, além de fornecer as ferramentas software que simplificam e facilitam a fase de projeto, requer uma estrutura organizativa finalizada a recolher e transmitir informações muito mais numerosas do que as que se elaboram hoje trabalhando com o CAD.

Estrutura organizativa significa:

  • prever a coordenação necessária entre osdesenhadores arquitetônico, estrutural e de instalação;
  • ter uma plataforma informática capaz de gerir de forma eficaz os modelos diferentes;
  • saber planear.

Isso será a primeira abordagem para que se consiga aplicar, com resultados satisfatórios, a metodologia BIM.

 

Queres testar um software BIM? Baixa logo grátis Edificius, o software BIM para arquitetura de ACCA software