28 de julho, Los Angeles: começa Siggraph, o mais importante evento internacional sobre computação gráfica e técnicas interativas. Da parceria entre AMD e ACCA software nasce AIrBIM de Edificius

As tecnologias imersivas estão mudando a maneira como projetamos, desenhamos, aprendemos e comunicamos. Este, e muito mais, será protagonista na famosa conferência internacional Siggraph.

Siggraph (Special Interest Group on Graphics and Interactive Techniques, em português Grupo de Interesse Especial em Gráficos e Técnicas Interativas) é uma conferência sobre computação gráfica (CG) reconhecida como experiência educacional interdisciplinar, líder mundial para inspirar o progresso da transformação através de disciplinas de computação gráfica e técnicas interativas.

A 46° edição será realizada em Los Angeles, no Convention Center, de 28 de julho a 1 de agosto 2019: uma imersão de 5 dias nas últimas novidades de computação gráfica, animação, VR (Virtual reality, realidade virtual) e muito mais.

Siggraph é considerada a oportunidade mais importante a nível internacional para a apresentação de pesquisas no campo da computação gráfica. A cada ano, de fato, dezenas de trabalhos são apresentados ao público: novidades de hardware, software e serviços criativos, entre outro.

Siggraph também é uma exposição que permite ao público conectar-se com uma ampla variedade de criadores de tendências, tomadores de decisão e inovadores. Mais de 15.000 líderes da CG e técnicas interativas reúnem-se na exposição em busca dos progressos mais recentes no setor.

siggraph-2019_edição anterior

Siggraph, ainda, acolhe conferências sobre AR (Augmented Reality, realidade aumentada), VR, MR (Mixed Reality, realidade mista) e sobre novas tecnologias, que hoje podem ser usadas de maneiras novas e poderosas.

Da VR ao 3D houve um progresso considerável na tecnologia que nos acompanha na vida cotidiana, não apenas através do desenvolvimento de idéias e ferramentas já existentes, mas também graças à extensão de uso das mesmas.

Reuniões, comités e palestras na Siggraph abordarão as novas formas em que técnicas de computação gráfica e técnicas interativas podem ajudar as pessoas em todas as suas atividades.

E finalmente Real Time Live! , o evento que celebra as principais inovações interativas do ano: o melhor da gráfica em tempo real numa envolvente competição ao vivo.

AMD e ACCA software na Siggraph 2019

Por ocasião do 50º aniversário da sua fundação, a multinacional americana AMD, uma das líderes mundiais em desenvolvimento e realização de tecnologias de elaboração e gráfica de alto desempenho, apresentará na Siggraph (estande 1441) inúmeras inovações, não apenas hardware.

Em particular, serão exibidas as últimas inovações da tecnologia que visa tornar animações, videojogos e, em geral, gráfica criativa cada vez mais envolventes.

Radeon™ Prorender, o motor de renderização AMD com tecnologia RayTracing, fortaleceu o seu potencial na indústria da construção graças à AI (Artificial Intelligence, inteligência artificial).

Para arquitetos, projetistas e clientes, que precisam de realismo para entender as condições de iluminação e como os diferentes materiais influenciam o projeto, adicionar ray tracing (traçado de raios) a aplicações de software é de importância fundamental, pois oferece enormes benefícios.

Na verdade, projetar um edifício com a possibilidade de visualizá-lo com materiais e luzes adequados, em vez de uma abordagem de baixa resolução, melhora consideravelmente o fluxo de trabalho.

Este é o contexto no qual nasceu a parceria entre AMD e ACCA software, abrindo o caminho para uma nova maneira de realizar render foto realistas para arquitetura através de uma tecnologia que permite aos projetistas criar render sem serem especialistas no setor, sem terem que gastar tempo em ajustes e, acima de tudo, sem qualquer operação de pós-processamento da imagem com outros softwares dedicados.

Em Los Angeles será apresentado Edificius com o novo recurso AIrBIM, o primeiro software BIM para arquitetura 3D integrado com o novo motor de Rendering Ray Tracing com tecnologia AMD Radeon™ ProRender.

AIrBIM, o render com Inteligência Artificial

AIrBIM de Edificius, graças a AMD Radeon™ ProRender, aproveita a Inteligência Artificial (Machine Learning Denoiser) para “remover” o ruído de uma imagem parcialmente renderizada, reduzindo consideravelmente os tempos de processamento.

velocidade de renderização-Edificius-AMD-ProRender-pt

A AMD “treinou” o seu denoiser para comparar imagens com ruído com as suas contrapartes totalmente processadas e para reconstruir o render de forma mais rápida e automática. Com o Machine Learning Denoiser, de fato, não é mais necessário renderizar todos os raios de luz (rays) na cena com centenas ou milhares de etapas: a renderização é executada com menos etapas, pois os algoritmos de aprendizagem automática são usados para “remover” o ruído residual.

Desta forma, não é mais necessário preocupar-se com as configurações a serem aplicadas a cada vez para melhorar o rendimento ou limitar o tempo de renderização: cada intervenção de otimização é feita diretamente pela Inteligência Artificial, simplesmente pressionando o botão render.

AIrBIM … rápido, fácil, incrível

  • Render cada vez mais rápidos, automáticos e inteligentes graças ao inovador Machine Learning Denoiser.
  • Melhor desempenho em menores tempos de renderização, aproveitando o balanceamento automático de carga de trabalho entre GPU/CPU e memory sharing (somente se usado com placas de vídeo AMD com arquitetura VEGA).
  • Melhor qualidade e realismo fotográfico dos resultados de renderização, graças ao uso de materiais baseados em workflow PBR (Physically Based Rendering).
  • Efeitos extraordinários de iluminação e reflexão, com controle avançado de iluminação global e fundos panorâmicos HDL de 360° IBL (Image-based Lighting).

render-detalhe-edificius-AIrBIM-ACCA-software-Siggraph