Tipos, normas, organização funcional e design de interiores: conheça a arquitetura de escritório. Exemplos práticos, arquivos no formato DWG e modelo 3D para baixar

Um escritório confortável e bem projetado é o lugar “ideal” para trabalhar, pois, onde vivem bem, as pessoas produzem mais e melhor. Os escritórios, ainda, são ambientes em que muitas pessoas passam a maior parte do dia. É por isso que projetar um escritório é um tópico importante a ser abordado.

Além de normas específicas, também é preciso levar em conta aspectos de projeto, tais como ergometria e organização de estações de trabalho.

Neste artigo de aprofundamento iremos tratar de arquitetura de escritório, focando nos seguintes aspectos:

  • normas de referência
  • tipos de escritório
  • estudo de espaços
  • conforto no ambiente de trabalho
  • equipamento
  • sistema elétrico.

Juntamente a regras de composição e critérios dimensionais, iremos conhecer os vários tipos de escritório desenvolvendo uma hipótese de projeto de escritórios abertos, dos quais iremos disponibilizar documentos no formato DWG e modelo 3D para o download gratuito.

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura BIM

Arquitetura de escritório_planta_programa de arquitetura BIM Edificius

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de escritório

Arquitetura de escritório: exemplos de normas internacionais

A nível internacional, existe uma série de normas para proteger a saúde dos trabalhadores que é necessário respeitar ao projetar um escritório.

Para garantir satisfação e bem-estar dos trabalhadores, também é essencial que organização do trabalho, ambientes, mobiliário, equipamento e configuração das estações de trabalho sejam funcionais para a atividade realizada.

Por isso, ao projetar um escritório, é preciso atender às normas de referência, tais como:

  • ISO

ISO, Organização Internacional para Padronização, aprovou algumas normas internacionais, tais como:

Essas normas foram implementadas através dos vários anexos nacionais.

  • União Europeia

Cada País da UE implementou as seguintes diretrizes relativas à melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho:

As normas de referência para os projetistas americanos foram emitidas pelas seguintes organizações:

Alguns ambientes de trabalho no Canadá atendem a leis federais, emitidas pelo

A maioria dos ambientes de trabalho, no entanto, atende a normas distritais ou até locais.

  • Brasil

No Brasil a segurança nos ambientes de trabalho é regulamentada

No México existem várias normas para o ambiente de trabalho, mas duas são as principais:

Arquitetura de escritório: tipos de escritório

É fundamental, já na fase de projeto, esclarecer quais atividades serão realizadas dentro dos ambientes e quais requisitos deverão ser atendidos em relação à configuração das estações de trabalho.

Arquitetura de escritório_render do alto_programa de arquitetura BIM Edificius

Existem vários tipos de espaços para escritório:

  • escritório com salas distintas – espaço com várias salas distintas, adequado para trabalhos individuais que não implicam troca de informações. Este tipo de escritório, caracterizado por um corredor que conduz às várias salas, é ideal para trabalhar de forma autónoma e com concentração, pois é destinado a uma única pessoa ou a grupos muito pequenos que precisam de interagir de forma contínua.
  • escritório aberto – grande espaço aberto sem divisórias com inúmeras estações de trabalho. É adequado para grandes grupos de trabalhadores, cujas tarefas consistem em atividades de rotina com baixo nível de concentração.
  • escritório com áreas distintas – espaço dividido por área. Este tipo de escritório é adequado para grupos de pessoas cujo trabalho requer uma frequente troca de informações.
  • escritório combinado – possui um espaço flexível que facilita o trabalho de grupo, além de espaços individuais para trabalhar com maior concentração. Este tipo de escritório fornece serviços coletivos, que podem ser usados temporariamente para atividades particulares e em grupo. É particularmente adequado para trabalhos independentes e altamente qualificados, que poderiam implicar mudar estação de trabalho ao longo do dia.

Arquitetura de escritório: estudo dos espaços

O ambiente de trabalho deve ser bem dimensionado e equipado em relação às necessidades do usuário final, garantindo sempre a possibilidade de movimentos fáceis.

Arquitetura de escritório_esquema de funções_programa de arquitetura BIM Edificius

Dimensões do escritório

Geralmente, ao projetar um escritório, devem ser levadas em conta as seguintes medidas mínimas:

  • altura: 2,70 m
  • superfície: 9 m²
  • superfície por trabalhador: pelo menos 5 m²

 

Arquitetura de escritório_Corte B B_programa de arquitetura BIM Edificius

Ambientes de serviço

Ambientes de serviço são aqueles que não envolvem a permanência contínua de pessoas: espaços de distribuição e corredores, depósitos e arquivos, vestiários, banheiros, chuveiros, e assim por diante.

Vestiários e banheiros não podem ficar em contato direto com os ambientes de trabalho. Portanto, é preciso prever corredores específicos.

Os ambientes de serviço podem ser:

  • realizados tanto em quartos acima do solo quanto em quartos, totalmente ou parcialmente, no subsolo;
  • ventilados de forma natural e através de sistemas de ventilação forçada.

Arquitetura de escritório_render detalhe escritório aberto_programa de arquitetura BIM Edificius

Ambientes acessórios e de suporte

Os ambientes acessórios e de suporte são:

  • enfermarias e clínicas;
  • refeitórios ou cantinas da empresa;
  • salas de estar e relaxamento.

Os ambientes acessórios e de suporte devem possuir as mesmas características de ventilação e iluminação previstas para os ambientes de trabalho. Além disso, como nos ambientes de trabalho, quando não é possível atingir os valores mínimos indicados pelas normas de iluminação e/ou ventilação natural, é necessário recorrer a dispositivos eletrônicos.

Arquitetura de escritório_render escritório_programa de arquitetura BIM Edificius

Sótão usado para escritório

Ao projetar um escritório, também é possível aproveitar ambientes que, geralmente, não são utilizados para esse fim: os sótãos.

Os sótãos devem respeitar características dimensionais específicas.

Conforto no ambiente de trabalho

Ao projetar um escritório, como já realçámos, é fundamental garantir conforto de ambiente e trabalhadores. Outros aspectos a serem levados em conta são:

Iluminação

O projeto da iluminação nos ambientes de trabalho é um dos aspectos mais difíceis de abordar, pois disso depende não apenas a conservação da capacidade de produção, mas também a garantia de que as condições psicofísicas são preservadas, de modo a tornar o ambiente de trabalho num lugar mais confortável e seguro.

Ventilação de escritório

A ventilação do escritório é um fator que não pode ser subestimado, uma vez que as condições do microclima (incluindo velocidade do ar, umidade e temperatura) são muito importantes para garantir o bem-estar dos trabalhadores.

Nos escritórios, como em qualquer outro ambiente de trabalho fechado, é necessário que os trabalhadores disponham de uma quantidade suficiente de ar saudável, possivelmente obtida graças a sistemas de ventilação.

Arquitetura de escritório_Corte C C_programa de arquitetura BIM Edificius

 

Ruído

Um dos elementos que contribuem para o bem-estar dos trabalhadores é o controle dos requisitos acústicos do ambiente de trabalho.

Para projetar um escritório que possua um bom conforto acústico, tendo em conta as atividades a serem realizadas, é necessário optar por escritórios fechados, em vez de escritórios com paredes laterais altas até o forro, pois neste último caso a transmissão de som afeta áreas mais amplas devido à propagação de som através de forros e/ou dutos de ar condicionado.

Arquitetura de escritório_render sala de reunião_programa de arquitetura BIM Edificius


Arquitetura de escritório_render escritório aberto_programa de arquitetura BIM Edificius

Arquivo DWG do projeto de um escritório aberto

Confira aqui os documentos técnicos (plantas e cortes) no formato DWG, bem como o modelo 3D BIM, do projeto realizado. Todos os arquivos podem ser baixados gratuitamente.

Baixe e teste grátis Edificius, o programa de arquitetura 3D BIM

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto de escritório

Baixe os arquivos DWG no formato .zip dos documentos de projeto