Como atribuir dados e medidas para desenhar objetos e elementos com um software BIM para o desenho arquitetônico

As informações contidas no modelo 3D do projeto desenvolvido com uma abordagem BIM são o ponto de referência base também para a gestão das obras em estaleiro. Para além de permitir a definição precisa e o monitoramento de necessidades, aprovisionamento e encomendas, contabilidade de custos e contabilidade de obras, esses dados permitem verificar de forma pontual todas as atividades executivas do estaleiro. Os dados e os valores de todos os elementos devem, depois, ser definidos e inseridos pelo desenhador.

Em particular, vamos ver como definir ou alterar as medidas inserindo os valores mediante teclado no input do software que usamos.

Para aprender a definir esta ação essencial na fase de projeto vamos utilizar o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius.

Definições e inserções dados dos elementos num projeto BIM

Vamos então iniciar com o desenho de um simples invólucro. Selecionemos o objeto a partir do menu dos objetos de Edificius e fixemos o primeiro ponto clicando com o botão esquerdo do mouse na prancha.

Seleção e inserção invólucro vertical_BIM software_Edificius

Seleção e inserção invólucro vertical

Para fixar o segundo ponto do invólucro vamos usar o teclado para inserirmos manualmente a medida a atribuir ao invólucro, depois vamos confirmar pressionando a tecla Enter.

Inserção medidas invólucro vertical_BIM software_Edificius

Inserção medidas invólucro vertical

Da mesma maneira vamos definir as medidas do objeto Invólucro horizontal. Selecionemos o objeto a partir do menu dos objetos e fixemos o primeiro ponto na prancha.

Seleção e inserção invólucro horizontal_BIM software_Edificius

Seleção e inserção invólucro horizontal

Vamos agora digitar manualmente a medida a partir do teclado e vamos confirmar com a tecla Enter. Esta operação fixa o segundo ponto do invólucro e introduz a definição do terceiro ponto.

Inserção medidas invólucro horizontal_BIM software_Edificius

Inserção medidas invólucro horizontal

Depois de ter desenhado o objeto, é possível alterar todas as medidas do mesmo. É suficiente selecionar o objeto e digitar manualmente a partir do teclado a medida que se quer alterar, incluída aquela dos ângulos.

Alteração medidas e ângulos invólucro horizontal_BIM software_Edificius

Alteração medidas e ângulos invólucro horizontal

É possível definir as medidas e as distâncias de todos os objetos inseridos simplesmente digitando-as a partir do teclado.

Definição medidas objetos inseridos_BIM software_Edificius

Definição medidas objetos inseridos

Descobre mais sobre as funcionalidades de Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico. Baixa-o e testa-o grátis por 30 dias