Benefícios do BIM: o Building Information Modeling mudou nossa maneira de trabalhar. Aqui o como e o porquê

A possibilidade oferecida por um BIM de ter o modelo virtual de uma qualquer obra de engenharia civil antes de ser construída abre novas perspectivas e novas possibilidades para a industria da construção.

De fato, a disponibilidade do protótipo (como pode ser interpretado o modelo virtual) permite a todas as disciplinas profissionais envolvidas nas varias fases de desenho, implementação e gestão de um edifício, realizar simulações, análises e controles. Esta abordagem desde há algum tempo acontece no setor produtivo industrial.

Os benefícios do BIM

Operar com um BIM em um modelo virtual torna mais conveniente uma abordagem de tipo compartilhado e colaborativo entre todos os profissionais envolvidos, diferentemente do processo mais tradicional “seqüencial”, caracterizado por integrações e correções, tanto na fase de desenho que na fase de realização.

Estas vantagens se tornam particularmente evidentes na famosa representação gráfica desenvolvida por Patrick Mac Leamy, a seguir.

Diagrama de MacLeamy

Diagrama de MacLeamy

As curvas mostram como o esforço de desenho quando é concentrado nas fases iniciais do desenho (típico de uma abordagem integrada) incida de forma positiva em termos de custos (redução). Isto se compara com o que vemos na realidade, onde o processo tradicional vê a realização e a melhoria do projeto em fases mais avançadas com custos muito mais elevados.

Não se trata, como é evidente, de reduzir os “esforços” de desenho, enquanto o empenho não pode ser compatível com a qualidade do que você pretende realizar. De fato os pontos máximos das duas curvas representativas dos processos BIM-oriented e tradicional são quase idênticos. Se trata de antecipar esses esforços ao longo do tempo.

BIM: nova metodologia de desenho

Ganha vida, portanto, uma nova maneira de abordar o desenho, resultado da sua “viabilidade técnica” tornada possível pela disponibilidade do modelo virtual do edifício. Isto sobretudo pela conveniência econômica conseqüente a sua entrada em campo. A conveniência é bem evidente analisando as tendências da curva relativa aos custos das alterações do desenho, gradualmente mais baixos ao antecipar as correções e integrações.

Começando, então, do protótipo, se estão modulando novos processos de tipo colaborativo graças à metodologia BIM. Estes requerem a presença simultânea de todas as partes interessadas no desenho, e possivelmente, também da realização, desde as primeiras fases da ideação da intervenção da construção.

Um novo paradigma do processo de construção vai se materializando, passando da modalidade tradicional a um “processo integrado”. Também a presença das empresas contratantes é prefigurada desde as fases de “conceptualização”, como portadores de valor acrescentado para o produto da construção.

 

Integrated design process

Integrated design process

 

Traditional design process

Traditional design process

 

É evidente, portanto, como um dos “condutores” fundamentais da revolução em curso seja precisamente constituído pela disponibilidade do modelo virtual.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM