BIM 3D e rendering tornam verdadeiramente a arquitetura de seu projeto mais atraente? Os grandes arquitetos dizem “sim!”

Uma vez os projetistas propunham seus trabalhos aos clientes por meio de plantas, cortes e elevações e mais geralmente, através desenhos 2D. Algumas vezes representavam os projetos utilizando modelos, esboços e aquarelas.
Hoje as coisas mudaram: os projetistas fazem uso de tecnologias avançadas e muitas vezes usam renderizados fotorrealistas.

Por que escolher software BIM com renderização em tempo real integrado

O mundo dos projetistas se está dividindo em 2:  alguns profissionais preferem não adotar os renderizados para os seus projetos. No contrario outros tornaram a renderizacao parte integrante de seu trabalho, como por exemplo Zaha Hadid e Tom Wright (WKK).
Em seguida alguns links que contém exemplos de seus projetos:

Por que é importante o renderizado fotorrealista

A esta altura surge uma pergunta: quão importante é a representação fotorrealista para os especialistas desta área?
Um estudo feito por CGarchitect em colaboração com Unity3D com uma mostra de 967 especialistas da visualização arquitetônica e arquitetos de 95 países diferentes (incluindo EUA, Reino Unido, Índia, Brasil, Austrália, França, Alemanha, México, Canadá e Espanha) saem dados muito interessantes:

O 65% dos profissionais utiliza ferramentas visuais “Freqüentemente” ou “Muito freqüentemente” durante a apresentação/oferta para comunicar suas idéias (ex. motores de renderizado, rempo real, aplicações para dispositivos móveis, etc.).

O 93% dos entrevistados acreditam que a tecnologia visual se tornará mais e mais integrada no fluxo de trabalho.

O 84% dos profissionais planeja investir em tecnologia visual nos próximos dois anos.
“O campo da visualização é um caso particular […] o aumento da potência de processamento dos computadores eliminará as barreiras como aquelas do rendering e irão permitir aos criativos de se comparar e tomar decisões mais rapidamente do feito até agora…” – JEFF MOTTLE – CEO, CGARCHITECT.

O ser humano é fortemente influenciado pelas percepções sensoriais.

A maneira em que podemos entender e nos adaptar é baseada na capacidade de perceber, ver e conceituar pensamentos e idéias. Os avanços tecnológicos têm acelerado o desejo de concentrar-se na representação visual.

Uma imagem detalhada é uma das formas mais eficazes de comunicação e se tornou um “must” em arquitetura.
O cliente precisa ver imagens claras do modelo para aprová-lo e avaliá-lo, para entender quais será o efeito real, mesmo antes da concretização.

Desenho arquitetônico com o BIM: as necessidades dos clientes

Quem desenha ajuda o cliente alterando em tempo real vários aspetos do desenho. HELMUT KINZLER, associado de ZAHA HADID ARCHITECTS afirma: “[…] com um motor rápido e em tempo real se podem ver os resultados e testar algumas das questões como os materiais, o redimensionamento, a iluminação, a funcionalidade e a composição total do desenho, imediatamente […]”.
Para o cliente será muito mais simples aceitar o projeto se é representado de uma forma real. Ter uma idéia exata com base em um desenho CAD 2D do resultado final é difícil e poderia comprometer a escolha.

Abaixo propomos um vídeo que mostra como é simples, intuitivo e atrativo criar imagens e vídeo do seu projeto arquitetônico.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM