Como planejar um projeto arquitetônico graças ao BIM 4D para o gerenciamento e a otimização da variável Tempo nos processos construtivos

O mundo do desenho BIM tem recebido cada vez mais elogios e apoio por parte de técnicos e profissionais graças à capacidade desta metodologia de simplificar e melhorar todo o processo de trabalho na indústria da construção.

A ampla difusão da metodologia BIM permitiu, na verdade, o desenvolvimento de níveis de multidisciplinaridade progressivamente maiores.

Com o BIM 4D os objetos, além das três dimensões espaciais (3D BIM), adquirem também a dimensão temporal.

A dimensão temporal no BIM refere-se a todas as atividades relacionadas ao planejamento das atividades ou ao cronograma do canteiro de obras. Graças à quarta dimensão do BIM, todas as partes interessadas podem extrair e visualizar o estado de avanço das atividades.

Em relação ao controle dos tempos de execução, o BIM permite fornecer dados utilizáveis pelos aplicativos usados para gerenciar o contrato. Dessa forma, é possível otimizar planejamento e gerenciamento dos projetos e da execução da obra.

Vantagens do BIM 4D

O modelo BIM, equipado com o diagrama de Gantt, fornece dados relativos a partes de projeto ou famílias de objetos, permitindo assim:

  • verificar quais atividades serão envolvidas e os respetivos tempos;
  • desenvolver cenários de análise para atividades específicas e os respetivos tempos;
  • obter uma visão geral, constantemente atualizada, dos estados de avanço dos trabalhos, bem como do relacionado cronograma.

O diagrama de Gantt, ligado de forma inteligente ao modelo tridimensional, permite ao técnico criar cronogramas, analisar visualmente os projetos, mover-se para frente e para trás ao longo do cronograma e fazer alterações de forma rápida.

Modelagem 4D com um software BIM para arquitetura

 

Exemplo do BIM 4D integrado no software para arquitetura Edificius

Exemplo do BIM 4D integrado no software para arquitetura Edificius

 

A modelagem 4D refere-se aos tempos de realização. Pode ser usada para projetos de nova construção e é útil sobretudo para planejar intervenções de reformas.

O modelo BIM 4D permite ao técnico identificar, com apenas um clique, as atividades executadas em relação a um objeto especifico ao longo do tempo, bem como identificar imediatamente todos os objetos para os quais foi prevista uma determinada atividade.

A nova funcionalidade TimeLine permite visualizar a evolução temporal do modelo BIM em relação às atividades previstas no programa de construção.

Este extraordinário recurso, que torna o desenho arquitetônico BIM ainda mais completo, já foi integrado no novo software BIM Edificius X.

Finalmente será possível associar de forma fácil a propriedade “tempo” a cada objeto do modelo BIM e visualizar a TimeLine do projeto na Renderização em Tempo Real também.

Descobre como usar a modelagem 4D com um software BIM para arquitetura. Testa grátis agora Edificius