A estimativa de custos (modelagem 5D) é um processo em que o BIM pode ser utilizado a fim de contribuir para a criação e coleta de quantidades precisas visando orçamentar todo o ciclo de vida de um projeto: benefícios e oportunidades

O BIM, Building Information Modeling, é uma tecnologia que permite a projetistas e engenheiros de custos dispor de informações precisas e detalhadas, necessárias para orçamentar os custos de um projeto, reduzindo a variabilidade da estimativa de custos. O BIM 5D é, em particular, a dimensão da aplicação da metodologia BIM que corresponde à estimativa de custos.

No modelo tridimensional, a variável econômica é introduzida para avaliar os custos do projeto a fim de controlá-los e estimar as despesas, atribuindo um preço aos vários objetos ou elementos modelados como valor paramétrico. Utilizando o modelo de informação de um edifício em vez de desenhos, é então possível obter levantamentos, cálculos e quantitativos diretamente a partir do próprio modelo.

5d-bim-programa de arquitetura BIM-Edificius

O BIM 5D conecta os processos de custo e estimativa diretamente aos modelos 3D realizados pelo projetista: incluindo a estimativa de custos no mundo BIM, é possível então acelerar e melhorar toda a fase do projeto de um edifício mesmo do ponto de vista econômico. É, por exemplo, possível avaliar rapidamente os custos associados a diferentes soluções de projeto e realização.

A informação é sempre consistente com o projeto. Quando uma alteração é feita no projeto, por exemplo a redução do tamanho de uma janela, a alteração é aplicada de forma automática a todos os documentos e esquemas de projeto, além de todos os relacionados cálculos, entradas e medições.

Benefícios do BIM 5D

Elaborar um orçamento estimativo é um processo complexo que não permite erros. As tarefas a serem realizadas são muitas:

  • descrever de forma precisa os serviços a serem realizados;
  • medir os quantitativos de cada serviço;
  • estimar o valor de cada serviço;
  • organizar os serviços de acordo com uma sequência cronológica lógica;
  • definir materiais, normas e unidades de medida de cada serviço.

É preciso sermos muito precisos para evitar o risco de cometer erros no valor estimado. Neste sentido, apenas um processo de digitalização pode garantir precisão absoluta.

 

Os benefícios resultantes da utilização da estimativa de custos BIM 5D nos processos da indústria da construção podem ser resumidos conforme abaixo:

  1. máximo controle na análise de custos: cada detalhe do orçamento estimativo é rastreado e monitorado, garantindo a máxima precisão de cálculo e controle de custos para construtoras.
  2. Rapidez de cálculo: o processamento e o cálculo de dados utilizando o BIM acelera cada procedimento, melhorando os tempos de trabalho.
  3. Economia de custos e recursos humanos: o maior controle, a maior velocidade de processamento, o menor tempo de trabalho resultam em economia de custos para construtoras e profissionais.

O BIM 5D também afeta positivamente os processos de tomada de decisão e planejamento: o compartilhamento e, portanto, a colaboração entre todos os atores envolvidos no processo de construção permite monitorar constantemente as despesas, podendo fazer alterações e integrações planejadas de acordo com as necessidades do cliente.

O uso da tecnologia BIM 5D leva a uma maior precisão e previsibilidade na estimativa dos custos de projeto, bem como nas alterações de quantidades e materiais, equipamentos ou mão de obra: em outras palavras, a integração do BIM com modelos de simulação BIM 5D permite o desenvolvimento de edifícios mais eficientes, acessíveis e sustentáveis.

A implementação do BIM para estimativa de custos em todas as fases do processo de construção fornece informações precisas e detalhadas, permitindo aos engenheiros tomar decisões corretas e informadas. Tendo uma visão clara de um projeto, os engenheiros tomam as decisões melhores durante os estágios iniciais do desenvolvimento do próprio projeto, reduzindo assim a necessidade de engenharia de valor.

Futuro

Graças a todos estes benefícios evidentes, hoje está tendo muito êxito associar o BIM a inúmeras tecnologias, tais como computação em nuvem, realidade aumentada e realidade virtual, aplicativos para telemóvel, e assim por diante. Todas estas tecnologias se estão tornando parte integrante da indústria da construção, produzindo resultados deslumbrantes e estratégias de tomada de decisão mais eficazes.

BIM 5D no Edificius: orçamento automático do modelo

Edificius, o programa de arquitetura BIM, permite obter o orçamento automático e dinâmico do modelo BIM graças à integração com PriMus.
Através de recursos específicos, na verdade, é possível associar com poucos cliques serviços, fórmulas e preços às entidades do modelo BIM. Desta forma, qualquer alteração do modelo arquitetônico resultará na atualização de orçamento e valores do projeto.

exemplo-5d-bim-programa de arquitetura BIM-Edificius

Exemplo de BIM 5D no programa de arquitetura Edificius

Conheça o programa de arquitetura 3D com o cálculo de custos (5D) integrado. Teste grátis por 30 dias Edificius