Para aproveitar liberdade de colaboração e disponibilidade real de dados é fundamental um formato aberto, neutro, padrão. Conheça a importância do arquivo IFC

Os profissionais que trabalham com a metodologia BIM já conhecem bem a importância do arquivo IFC: liberdade total de compartilhamento de dados, ou seja, a possibilidade de trabalhar num sistema que seja realmente aberto.

Existem várias formas de gerenciar dados num fluxo de trabalho BIM. É, portanto, possível utilizar inúmeros e diferentes formatos de arquivo.

Os formatos de arquivo proprietários são aqueles que só podem ser lidos pelo software que os gerou e por outros softwares autorizados. Se adotados dentro da mesma equipe, esses formatos podem prejudicar a interoperabilidade entre os softwares utilizados para gerá-los.

Nesses casos, existem várias soluções que os profissionais podem adotar para garantir trabalho colaborativo:

  • utilizar o software de autoria BIM principal para modelar novamente a parte escolhida;
  • transferir o modelo projetado, com todas as relacionadas propriedades, para o software de geração BIM, caso exista um formato de arquivo comum para transferência entre os vários softwares;
  • enviar o modelo para o software de autoria BIM após ter convertido o arquivo para o formato IFC.

Os formatos de arquivos não proprietários, pelo contrário, são independentes do fornecedor, ou seja, podem ser lidos e modificados por qualquer tipo de software. Geralmente, são softwares de código aberto, desenvolvidos através de colaboração internacional.

O formato de arquivo de dados aberto e neutro mais comum é o IFC (Industry Foundation Classes).

IFC-o que é o arquivo aberto compartilhamento

O IFC, formato de arquivo desenvolvido pela buildingSMART, nasceu com o objetivo de garantir comunicabilidade de dados independentemente do software utilizado. O IFC, na verdade, descreve os dados da indústria da construção sem ser controlado por um único fornecedor ou grupo de fornecedores.

Os arquivos IFC podem incluir, por exemplo, informações fotométricas, ou seja, o modelo de lâmpadas e o tipo de instalação das mesmas, de forma a que os dados necessários para o edifício estejam disponíveis no processo de planejamento geral. O formato de arquivo IFC permite, de fato, a troca desses dados entre diferentes softwares BIM.

O desenvolvimento do padrão IFC amplia a abordagem openBIM® para novas disciplinas a fim de favorecer maior colaboração.

openBIM® representa uma abordagem universal para projeto colaborativo, realização e funcionamento de edifícios, baseada em padrões abertos e fluxos de trabalho. Essa abordagem facilita um fluxo de trabalho transparente e aberto, que permite que todos os atores do projeto participem de forma coordenada, independentemente do software utilizado. openBIM®, na verdade, permite trabalhar de maneira colaborativa, transferindo informações, e torna os processos no setor de construção mais transparentes.

usBIM.viewer+, o software gratuito para o BIM no formato IFC

ACCA software sempre foi a favor de uma abordagem aberta para ajudar o setor da construção, promovendo disponibilidade real de dados e total liberdade de colaboração nos processos BIM. Por isso, é o especialista N°1 de IFC-OpenBIM.

IFC-Open BIM significa liberdade de comunicar, compartilhar, colaborar: o padrão IFC-Open BIM permite que todos os atores que trabalham no modelo digital do edifício interagiam ao longo do ciclo de vida do mesmo, do projeto até a realização, incluindo manutenção e demolição.

IFC-Open BIM, ainda, garante acesso ilimitado e gratuito aos dados, independentemente do software e da relacionada versão que os gerou.

Neste contexto encaixa-se usBIM.viewer+, o software gratuito para visualizar e modificar modelos BIM no formato IFC.

arquivo-IFC-_-editing-modelo-BIM_software-usBIM.viewer+

É muito mais que um simples visualizador IFC: usBIM.viewer+ é o visualizador/conversor IFC gratuito que permite trabalhar livremente no modelo BIM em formato IFC. Com usBIM.viewer+ é possível:

  • abrir e visualizar arquivos BIM no formato IFC;
  • modificar o modelo BIM no formato IFC;
  • converter para arquivos IFC modelos 3D (DWG, SKP, 3DS, etc.);
  • compartilhar projetos na nuvem.

usBIM.viewer+ chegou para revolucionar o uso potencial do formato IFC do modelo BIM: o formato IFC torna-se não apenas na garantia de acesso aos dados ao longo do tempo, independentemente do software com o qual o modelo foi realizado, mas também no formato em que gerenciar livremente as informações durante a fase de realização e manutenção do edifício.