BIM e ambiente de desenho: Durante a fase de projeto o designer que utiliza o BIM é definitivamente mais favorecido. Vamos descobrir por que

O designer que usa software BIM é capaz de criar um modelo virtual 3D e visualizar cada aspecto ligado ao desenho, sem esquecer nada. Além disso, graças ao BIM, a partir do simples desenho de objetos arquitetônicos paramétricos (vigas, pilares, muros, janelas, etc.) é capaz de obter automaticamente planos, elevações, cortes, perspectivas isométricas.

Em cada alteração do modelo virtual BIM corresponde uma variação automática e dinâmica de todos os relatórios do desenho!

Ciclo BIM infografia - Ambiente de desenho

Ciclo BIM infografia

Isso resulta em um aumento na produtividade, uma vez que se elimina completamente a possibilidade de cometer erros ou ter desalinhamentos entre os vários relatórios de desenho.

Alguns BIM tem tecnologia de “Renderizado em Tempo Real” com a qual é possível obter renderizados foto-realisticos de arquitetura em tempo real, assim como se está desenhando com o BIM, sem a necessidade de longas esperas.

Graças ao Renderizado em Tempo Real é possível avaliar as escolhas de desenho, experimentar novas formas, materiais, objetos, luzes, etc. e verificar instantaneamente qualquer hipótese.

BIM e cálculo estrutural

Até mesmo no campo estrutural o BIM demonstra consideráveis vantagens que aumentam a produtividade. Neste caso, o projetista estrutural evita modelar novamente a estrutura, reduzindo drasticamente a possibilidade de cometer erros.

Graças a integração BIM com o calculo estrutural se torna simples adicionar as informações de caráter estrutural (pilares, vigas, materiais, armaduras, etc.) e executar o cálculo, até obter todos os relatórios necessários.

BIM e desenho de instalações

BIM e desenho de instalações - Ambiente de desenho

BIM e desenho de instalações

Através da integração BIM com as instalações, é possível enriquecer o modelo 3D com todos os elementos para os sistemas:canelados, caminhos de cabos, cablagens, caixas mecanismos, caixas de derivação, quadros elétricos, etc.

Desta maneira se torna mais fácil ter controlado todo o projeto da instalação e visualizar se há possíveis conflitos com o desenho arquitetônico e com a parte estrutural.

Evidentemente, sem o uso da tecnologia BIM, o desenho de instalações fica por si só e não é possível ter uma visão geral.

BIM e orçamento

A integração com o BIM é possível obter o orçamento de forma totalmente automática. As vantagens também neste caso são consideráveis: o orçamento obtido é dinâmico, ou seja a cada mudança do desenho corresponde uma variação em tempo real do orçamento e dos valores do projeto. Tudo isso, uma vez mais, impede ao técnico de cometer erros.

BIM e CAD, quais são as diferenças?

O BIM não é simplesmente a evolução do CAD. É uma forma completamente nova de olhar o desenho e a construção de um edifício.

Os designers que ainda usam o CAD para a representação dos próprios projetos desenham uma quantidade significativa de linhas e polilinhas para representar os objetos (portas, janelas, muros, balcões) dentro dos documentos gráficos (plantas, cortes, elevações e perspectivas isométricas).

Provavelmente eles ainda não conhecem as evidentes vantagens oferecidas pela tecnologia BIM.

Quais são as vantagens oferecidas pelo BIM?

Colaboração BIM - Ambiente de desenho

Colaboração BIM

O uso de um BIM oferece vantagens consideráveis que se traduzem em:

  • economia de tempo e custos: o designer já não terá que desenhar uma quantidade desproporcional de linhas, polilinhas e formas geométricas várias (que levam muito tempo). Ele deverá simplesmente inserir objetos dotados de propriedades especificas e informações de vário tipo (materiais, custos, capacidades térmicas, manutenção, etc.).
  • redução dos erros: planos, elevações e cortes são simples vistas diferentes do mesmo objeto. Qualquer alteração ao modelo BIM afeta todas as vistas/gráficos gerados.
  • maior simplicidade: se torna fácil gerar modelos também muito complexos. O técnico será capaz de desenhar obras que antes ele mesmo não podia imaginar usando um CAD.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM