A imagem mostra o skyline da capital de Santa Catarina junto com a bandeira do estado e a escrita BIM com as cores da bandeira brasileira

BIM em Santa Catarina: o estado da metodologia

BIM em Santa Catarina: conheça os passos do governo para a implantação do BIM no setor da construção do estado federativo

Seguindo em nossa série de artigos sobre o BIM no Brasil, no artigo de hoje vamos apresentar as etapas realizadas pelo Estado de Santa Catarina quanto à adoção da metodologia de trabalho BIM no setor da indústria de construção.

Vale lembrar que a metodologia BIM (Building Information ModelingModelagem de Informações da Construção) reúne processos, pessoas, e software para modelar de forma virtual uma construção, parecida em todos os sentidos com a estrutura real, e concedendo a extração de informações. Isso muda fluxos de processo e permite detectar eventuais inconsistências de projeto.

O fato de os erros serem detectados já na fase de projeto, antes da obra ser realizada fisicamente, resulta em grande economia de tempo, recursos e custos. Além disso, é possível visualizar e cruzar as diferentes instalações da obra, verificando possíveis interferências entre partes hidráulicas, elétricas e mecânicas.

O aprofundamento visa apresentar as obras já realizadas graças ao BIM no Estado de Santa Catarina, bem como analisar os possíveis desenvolvimentos futuros, até graças à recente emanação do Decreto 10.306/2020. Confira também os dois artigos precedentes da nossa série: “BIM no Brasil: confira os passos para sua implementação” e “BIM Fórum Brasil visa aprimorar a maturidade BIM do Páis“.

O BIM em Santa Catarina: os avanços na pesquisa

A capital de Santa Catarina desempenhou um papel pioneiro na implantação do BIM no Brasil para a execução de obras públicas, ficando à vanguarda entre as cidades brasileiras. Lembramos que, conforme a Estratégia BIM-BR e o Decreto 10.306/2020, espera-se que todas as obras púbicas executadas com recursos federais terão que utilizar o BIM a partir de 2021.

O Governo de Santa Catarina disponibilizou um Caderno de Apresentação de Projetos em BIM, que visa ilustrar os procedimentos adotados pelo Comitê de Obras e Serviços. Confira o Caderno BIM de Santa Catarina acessando a página ministerial dedicada.

A imagem mostra o logotipo do GeBIM da UFSC

Logótipo do GeBIM da UFSC

Entre as ações voltadas à implantação da tecnologia BIM no Brasil, realçamos a criação do LABIM SC, liderado pelo Eng. Rafael Fernandes. A contribuição do mundo acadêmico também é fundamental para que o BIM se torne uma realidade concreta e cotidiana: a esse fim, a Universidade Federal de Santa Catarina instituiu um próprio GeBIM (Grupo de Estudo BIM). Os Grupos de Estudos BIM contam com alunos e professores interessados em adquirir conhecimento sempre maior sobre o BIM, e cuidam da organização de eventos, palestras e cursos. O GeBIM da UFSC, oficializado como Programa de Extensão em 2019, contará com a coordenação da Prof. Leticia Mattana até 2022.

ACCA software teve o prazer de realizar parcerias acadêmicas com as duas organizações, disponibilizando nossas soluções BIM para ações de pesquisa e desenvolvimento efetuadas dentro dos grupos de trabalho.

BIM CREA-SC: a hora é agora

Em novembro de 2019, Florianópolis sediou o primeiro Congresso BIM CREA – SC, organizado pela empresa Alves Espíndola Engenharia e Consultoria e patrocinado pelo CREA – SC. Entre os palestrantes, realçamos a presença do Eng. José Carlos Lino da Universidade do Minho, Regina Ruschel da Unicamp, Rafael Fernandes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina e Kesia Alves da Silva, da Empresa Alves Espíndola Engenharia.

A imagem mostra Kesia Alves da Silva ministrando uma palestra

Kesia Alves da Silva na palestra do CREA – SC

A ACCA software, empresa com o maior número de softwares IFC certificados pela buildingSMART, teve o prazer de participar do evento e de ministrar uma breve apresentação sobre suas soluções BIM.

A foto mostra Alexandre Miranda da ACCA software ministrando uma palestra sobre BIM em Santa Catarina

Alexandre Miranda da ACCA software ministrando uma palestra no CREA – SC

Além disso, ACCA proporcionou seu visor VR para experimentar a Realidade Virtual imersiva VRiBIM incluída no software de projeto arquitetônico Edificius.

A imagem mostra uma participante testando o visor para realidade virtual da ACCA software

Visor da ACCA software para Realidade Virtual imersiva VRiBIM

BIM em Santa Catarina: projetos em destaque

A metodologia BIM tornou possível a realização da Escola Básica Municipal Tapera pela Prefeitura de Florianópolis. A obra, com valor de 11 milhões de BRL, foi entregue com um ano de antecedência em fevereiro de 2020, graças às inúmeras vantagens proporcionadas pelo BIM.

A imagem mostra os interiores da Escola do Futuro Tapera realizada com tecnologia BIM em Santa Catarina

Escola do Futuro Tapera © Cristiano Andujar PMF

A escolha de construir com o BIM foi devida principalmente ao tamanho notável da Escola Tapera, com 5.400 m². Inicialmente, previa-se um prazo de 24 meses para sua finalização, que foram reduzidos pela metade graças à compatibilização de projetos BIM.

Graças a softwares BIM, foi possível realizar um modelo virtual da escola, possibilitando a visualização de todas as disciplinas envolvidas no modelo (arquitetura, estrutural, instalações MEP). Através do modelo digital da construção, foram detectadas e corrigidas até 286 interferências estruturais desde a fase de projeto.

Mais dois projetos BIM: Aeroporto Floripa e o Instituto do Coração

Também aproveitamos para salientar mais dois projetos realizados em Santa Catarina graças à tecnologia BIM: a construção do Instituto de Cardiologia de São José e as obras de renovação e adequação do Aeroporto de Florianópolis.

O Instituto de Cardiologia de São José, realizado ao lado do já existente Hospital Regional, foi o primeiro projeto BIM licitado pelo Governo do Estado e realizado pela empresa de construção ATO 9 Arquitetura. Em 2018, o projeto foi vencedor do 1º Prêmio BIM da Administração Pública. Na fase de projeto, foram pesquisadas as necessidades do instituto, inclusive os fluxos de trabalho e os caminhos de pacientes e médicos.

A renderizacao mostra a fachada do Instituto de Cardiologia em Sao Jose realizado com tecnologia BIM em Santa Catarina

Instituto de Cardiologia de São José © ATO 9 Arquitetura

Em janeiro de 2018, também foi comandada a construção de um novo terminal para o Aeroporto de Florianópolis, realizado pela Racional Engenharia com tecnologia BIM. Era preciso readequar as vias de acesso, finalizar o pátio de aeronaves e realizar um novo terminal de passageiros com 10 pontes de embarque.

O projeto, cuja entrega estava prevista para maio de 2019, conseguiu cumprir o cronograma e foi finalizado em um prazo de 15 meses.

A imagem mostra uma vista aerea do Aeroporto de Florianopolis

Vista aérea do Aeroporto de Florianópolis © Racional Engenharia

As ações de Santa Catarina face o coronavírus

As atividades do setor da construção civil retomaram no dia 2 de abril, conforme quanto anunciado pelo governador do Estado, Carlos Moises, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Aguiar.

A parceria entre o Sinduscon e o Seconci de Joinvolle, Blumenau e Florianópolis deram vida à Campanha Obra Mais Segura, que inclusive pude contar com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Fiesc. A campanha tem orientado a saúde dos trabalhadores da indústria da construção de Joinvoille. Já foram atendidos 848 trabalhadores de 137 empresas, dispensando visitas nos canteiros de obras.

Se quiser ficar atualizado com as notícias sobre o combate à pandemia, confira as páginas específicas em nosso blogue, com normas de referência, ações da indústria AEC, protocolos de segurança, guias e boas práticas.

edificius
edificius