BIM Fórum Brasil visa aprimorar a maturidade BIM do país

Conforme as ações da CBIC e do SENAI, o BIM Fórum Brasil vai ajudar a implementar o BIM no País, bem como a criar um Chapter brasileiro da buildingSMART

O BIM Fórum Brasil tem constituido uma etapa fundamental no processo de aprimoramento da maturidade BIM no País que se desenvolveu ao longo dos últimos anos.

O BIM (Building Information Modelling), estrutura de dados baseada no modelo 3D, já se tornou modelo padrão para criação e gerenciamento de dados na indústria de construção, por permitir acompanhar todo o ciclo de vida da construção. Em 3 de abril 2020, foi publicado o Decreto 10.306/2020, que impõe a utilização obrigatória do BIM para obras públicas dentro de 2028: isso faz com que o Brasil já esteja recuperando o leve atraso que tinha em comparação com outros Países europeus (Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Alemanha) onde o BIM já era obrigatório ou usual na realização de obras públicas. Se quiser saber mais, confira nosso artigo sobre a evolução das normas brasileiras referentes ao BIM.

Neste artigo, vamos aprofundar o cenário brasileiro em relação aos passos que foram tomados para uma maior implementação do BIM no País, conforme os dados divulgados por Wilton Catelani na ocasião do pré-lançamento do BIM Fórum Brasil, e que nos levaram ao Decreto 10.306/2020.

Qual a maturidade BIM do Brasil?

Uma pesquisa da ABNT NBN-15.656, pretendendo investigar um sistema de classificação das informações, levou ao levantamento de 74 arquétipos de possíveis profissionais BIM e de necessárias competências de domínio. Também convém mencionar os 8 indicadores detectados por Succar (2014) para medir o nível de maturidade BIM de um País.

Os componentes necessários para a medição da maturidade BIM de um País são:

  • estágios, ou seja, o planejamento por meio de fases;
  • liderança, ou seja, os atores principais;
  • arcabouço legal e regulatório, ou seja, a presença de leis, contratos e normas de referência adequadas e alinhadas à metodologia de trabalho BIM;
  • documentos técnicos;
  • educação e capacitação, ou seja, a presença de recursos BIM nas instituições de formação;
  • acompanhamento e medição, ou seja, uma forma de medir o desempenho;
  • padronização dos conteúdos, ou seja, a presença de recursos BIM livremente acessíveis, como bibliotecas de objetos;
  • infraestrutura tecnológica, ou seja, a presença de uma rede tecnológica adequada e de dispositivos que cumpram os requisitos para o funcionamento do BIM.
O grafico mostra os indicadores do nivel de maturidade BIM em um pais concebidos por Bilal Succar

8 indicadores para medir o nível de maturidade BIM de um País | © Bilal Succar, 2014

Conforme os indicadores acima, é possível afirmar que o Brasil já alcançou um nível de maturidade médio-alto.

Estrutura do BIM Fórum Brasil

O BIM Fórum Brasil, patrocinado pela CBIC e pelo SENAI, visa a criação de um órgão para aumentar as adoções do BIM e atuar sobre lacunas de difusão, pretendendo aprimorar o nível de maturidade BIM no País. O órgão foi proposto durante o 2ª Seminário Internacional BIM CBIC de maio de 2019, e foi pré-lançado oficialmente em 25 de novembro.

O BIM Fórum apresenta-se como um órgão de natureza colegial, cujos membros representam os diferentes interesses da cadeia da construção civil e pertencem a 7 setores:

  • Proprietários, Incorporadores e Investidores
  • Governos e Autarquias
  • Empreiteiros e Construtores
  • Escritórios de Projetos, Coordenação, Consultoria e Gerenciadoras
  • Fabricantes de Componentes
  • Desenvolvedores de Softwares
  • Academia e Entidades de Capacitação de RH
O grafico mostra o organograma do BIM Forum Brasil e as formas dos associados participar dele

O organograma do BIM Fórum Brasil e sua estrutura colegial | © Wilton Catelani

Além dos colegiados, o BIM Fórum também possui um Comitê Científico e Técnico, que visa desenvolver projetos técnicos, e uma Assembleia Geral da qual cada associado participa. Isso permite que nenhum setor da cadeia da indústria de construção se imponha nos outros, guardando os interesses de cada um.

As finalidades do BIM Fórum

Como a tecnologia BIM tornou obsoletos os padrões da indústria de construção, um aprimoramento das tecnologias da indústria de construção virou necessidade. Como já vimos, além das ações já realizadas pelos Estados, torna-se cada vez mais necessário um órgão que sirva de coordenador e guia comum: o BIM Fórum Brasil está justamente desempenhando este papel, uniformando os esforços já realizados no nível federal. Se estiver interessado em conhecer o estado de desenvolvimento da tecnologia BIM em cada Estado federado, não perca nossos próximos aprofundamentos!

Temos em mente que o objetivo fundamental da implementação BIM no País é reduzir os desperdícios de tempo e dinheiro, bem como os aumentar a sustentabilidade, a transparência e a possível automatização dos projetos. Por se propor antecipar os problemas construtivos das obras através do modelo digital, o BIM tem se consolidado como ferramenta capaz de atingir esses objetivos.

O BIM Fórum poderia até ajudar a criação de um Chapter brasileiro da BuildingSMART, organização internacional que pretende melhorar a troca de informações entre softwares da indústria de construção. Não esqueçamos que a própria buildingSMART desenvolveu o formato aberto IFC para interoperabilidade entre softwares BIM.

usbim-platform
usbim-platform