Espanha líder na adoção do BIM na Europa: obrigatório para uma em cada duas licitações, graças ao novo Comitê interministerial BIM.

A Espanha, líder na adoção do BIM na Europa, está provando acreditar firmemente no BIM e nos benefícios da digitalização para a indústria da construção: de acordo com estatísticas recentes, o volume de negócios do BIM espanhol superou 500 milhões de euros e já uma em cada duas licitações exige o uso da metodologia BIM.

Tudo isso resultou do importante trabalho do novo Comitê Interministerial BIM, criado em dezembro passado pelo Ministerio de Fomento (Ministério do Desenvolvimento) em colaboração com outros Ministérios. Este Comitê, na verdade, visa promover a disseminação da metodologia BIM nas licitações públicas do País.

logótipo ministerio-fomento-espanha

Os dados também foram confirmados pelo presidente do Col·legi d’Aparelladores de Barcelona, Jordi Gosalves, que destacou a importância do BIM durante o evento de apresentação do EBS 2019 (European BIM Summit) na Roca Barcelona Gallery.

european-bim-summit-2019

Em particular, Gosalves realçou a importância do BIM para promover edifícios

“mais eficientes, colaborativos, modernos e econômicos em termos de consumo de recursos públicos, privados e naturais”.

Analisando os dados mais recentes do Observatório de licitações BIM, nota-se que as licitações que exigem o uso do BIM já superaram 581 milhões de euros: 1 em cada duas licitações exige a adoção do BIM.

Além disso, Gosalves realçou a importância de criar a Comissão para a promoção do BIM, que visará promover o uso do BIM a nível profissional e acadêmico, bem como a nível de normas.

BIM na Europa: Comitê interministerial BIM

O “Comitê interministerial para a adoção da metodologia BIM nas licitações” foi criado pelo governo espanhol em dezembro 2018.

O Comitê, ligado ao Ministerio de Fomento, é constituído por representantes de vários outros ministérios. Lembramos, ainda, que a implementação da metodologia BIM nas licitações é promovida pela Comissão Europeia para que os seus benefícios abrangiam todos os países da União Europeia.

A Espanha, a este respeito, já previu algumas disposições regulamentares adicionais à lei n. 9/2017 sobre os contratos públicos, com a qual a legislação espanhola tinha implementado as diretivas do Parlamento Europeu n. 2014/23/UE e 2014/24 /UE de 26 de fevereiro de 2014.

Ministerio-de-Fomento-Madri

Ministerio de Fomento – Madri

Funções do Comitê interministerial BIM

A principal função do Comitê interministerial é preparar o plano de implementação do BIM na construção, incluindo a metodologia de trabalho para órgãos estatais de acordo com as políticas europeias e com a estratégia nacional de compras públicas.

Além disso, o Comitê interministerial realiza atividades de informação e treinamento para o pessoal responsável pela implementação do plano, além de promover o uso do BIM no ambiente profissional e acadêmico. Também cabe ao Comitê representar a Espanha a nível internacional.

O Comitê, enfim, colabora com especialistas, parceiros sociais, instituições e organizações públicas e privadas, que podem ser convidados e envolvidos em reuniões, mas sem direito a voto.