Quais são as vantagens oferecidas pela realidade aumentada e a realidade virtual aos profissionais da construção? Como podem integrar-se e interagir com o desenho BIM?

A conexão entre BIM, realidade virtual e realidade aumentada é muito profunda (lê a primeira parte).
Obter em tempo real as informações sobre detalhes de construção e instalações, bem como poder verificar os respetivos percursos e pontos críticos, permite programar, já durante a fase de projeto, as subsequentes atividades de manutenção e controle.

Para arquitetos e engenheiros são múltiplos os fatores a ser monitorados para garantirem que tudo seja feito de acordo com os desenhos, em segurança e sobretudo respeitando os tempos.

Neste contexto, metodologia BIM, dispositivos smart, realidade virtual e tecnologias cloud vão substituir a modalidade de trabalho manual e transformar equipas, papéis e processos, tornando a colaboração possível.

As vantagens da realidade virtual no desenho

A apresentação e a partilha da ideia de projeto é um elemento essencial do desenho arquitetônico.

Planta, cortes e elevações de um desenho são a representação bidimensional da ideia de projeto e transmitem informações a quem estiver interessado na realização da construção.

O grande limite dos desenhos técnicos 2D é que não conseguem transmitir ao usuário final (que é geralmente o comissário da construção) as características estéticas e funcionais que a construção terá. Muitas vezes,  para compreender algumas pranchas (por exemplo plantas e cortes complexas) é preciso ser técnicos.
Acontece então que o usuário final não é capaz de entender a essência de um projeto a partir das pranchas do desenhador.

Graças à evolução técnica e tecnológica, as representações do projeto tornaram-se cada vez mais próximas à realidade. Isso a fim de facilitar a transferência das informações e transmitir a emoção que o design é capaz de despertar.

Realidade virtual e o seu utilizo no planeamento urbano

Realidade virtual e o seu utilizo no planeamento urbano

Ao longo do tempo foram introduzidas muitas novas representações do projeto, antes inimagináveis: axonometrias tridimensionais, perspetivas, renderizações foto realísticas, foto inserções, até incluir animações e filmes.

Ferramentas como a renderização em tempo real (render em tempo real, sem necessidade de espera) e/ou a visualização do modelo 3D renderizado permitem ao desenhador novas modalidades de projeto.

As vantagens da realidade virtual imersiva

Graças a estas tecnologias, arquitetos e engenheiros podem gerar múltiplas opções e soluções para um mesmo projeto de forma mais rápida, criando assim uma extraordinária vantagem competitiva.
Arquitetos e engenheiros são, então, capazes de tomar decisões melhores e mais sustentáveis, com evidente poupança em termos de custos.

Desenho arquitetônico e realidade virtual

Desenho arquitetônico e realidade virtual

Poderão, por exemplo, avaliar em tempo real:

  • se uma janela estiver bem posicionada em relação à exposição da parede
  • se a proteção oferecida por uma cortina for suficiente nas horas mais brilhantes
  • se um elemento da estrutura constituir um obstáculo
  • se os elementos arquitetônicos estiverem bem dimensionados
  • se as cores da parede estiverem em harmonia com o chão e os objetos circundantes.

Os desenhadores dispõem então de inúmeras possibilidades para verificarem a qualidade do próprio desenho.

As potencialidades da realidade imersiva também são realçadas ao interagir com o cliente: ele poderá explorar a própria casa e avaliar com antecedência as escolhas do desenhador, com a possibilidade de pedir algumas alterações ao desenho, poupando assim tempo e dinheiro e evitando qualquer tipo de surpresa desagradável.
A realidade virtual imersiva oferece, portanto, grandes vantagens e extraordinárias oportunidades ao mondo do desenho arquitetônico.

Software de desenho arquitetônico BIM e realidade virtual

Hoje disponibilizamos de software que permitem realizar um desenho arquitetônico de tipo imersivo.
Edificius, software BIM para o desenho arquitetônico, permite gerar fotos em 360° e visualizá-las diretamente mediante o visualizador.

BIM voyager é a nova fronteira tecnológica para a transmissão dos dados de projeto e a apresentação do mesmo. A realidade virtual aplicada à arquitetura, na verdade, permite partilhar o inteiro modelo 3D renderizado.

Navegar nos modelos BIM online com BIM-voyager

Navegar nos modelos BIM online com BIM-voyager

O técnico, a empresa ou o cliente podem viajar no projeto e viver as escolhas de design: os espaços arquitetônicos, o mobiliário, os materiais, o arranjo de espaços exteriores.

O envolvimento emocional é garantido e a transmissão da informação é excelente.

Desejas navegar num modelo BIM arquitetônico ou estrutural? Descobre BIM voyager

Descobre agora Edificius! Testa grátis por 30 dias o software BIM para o desenho arquitetônico