BIM e arquitetura: o projeto C-House feito com um software BIM para arquitetura. Renderização e vídeo 3D dos detalhes

Os software BIM para arquitetura se estão espalhando cada vez mais no mundo do design e da construção. A maior facilidade e velocidade de utilização, a possibilidade de integração e de interoperabilidade com outro software são apenas algumas das coisas que estão fazendo crescer este segmento.

Quem ainda não conhece todas as potencialidades desta ferramenta pode entender-las e apreciar-las graças aos profissionais que queriam compartilhar seu trabalho. Este é o caso do projeto de C-House, feito com um software BIM para arquitetura.

BIM e arquitetura, o projeto de casa C-House

O projeto de C-House em Timisoara em Romênia, feito por Parasite Studio, é um exemplo de construção residencial moderna.

O edifício é caracterizado por a escolha de volumes simples destacados por cores contrastantes, branco e preto. A cor branca revela a dinâmica horizontal e vertical do volume, enquanto o preto tem o papel de catalisador visual na direção das aberturas.

 

As várias fachadas diferem entre eles e têm evoluções diferentes, em função da sua orientação:

• a fachada principal está dirigida para o leste, ao longo da estrada e é caracterizada pela horizontalidade dos volumes;

• a fachada oeste oferece uma vista ampla para o pátio interno com piscina.

C-House Planta rés-do-chão Edificius BIM

C-House Planta rés-do-chão Edificius BIM

A construção se desenvolve principalmente no rés-do-chão onde há um amplo salão, espaço aberto, com acesso direto à piscina e ao jardim circundante através das grandes janelas.

Sempre no rés-do-chão há uma cozinha muito moderna com vista para o jardim e dois quartos. A área de dormir é separada da área de estar por uma passagem que visualmente controla a área de estar.

No andar superior a volumetria é menor do que o rés-do-chão. Boa parte do espaço é ocupado por três quartos, cada um com banheiro anexo. O resto da superfície é coberta por um terraço com vista impressionante na vegetação envolvente.

Nas escolhas de design de interiores encontramos o contraste entre as cores branco e preto, com predominância do branco nas paredes e escada, enquanto o piso é de cor madeira natural.

Adjacente à casa, há uma estrutura separata do corpo principal. Esta é composta por uma sala de estar cozinha-sala, um quarto e um banheiro. A área de lazer e a piscina estão localizadas na parte ensolarada do extenso parque que circunda toda a casa.

Edificius, como foi realizado o projeto da casa C-House

No vídeo é apresentada a modelagem da casa C-House feita com o software BIM para arquitetura Edificius. É possível apreciar a simplicidade de uso e a velocidade com que se opera graças ao uso de um software BIM.

Se começa a partir da disposição das áreas externas, realizadas explorando a potencialidade do ambiente terreno do Edificius.

O desenho da estrutura é gerado rapidamente graças à importação das plantas em formato “.dwg” ou “.dxf”, utilizadas como referência para o desenho, e ao reconhecimento automático de muros, portas e janelas.

É fácil e intuitiva a inserção dos vários elementos, estruturais e não estruturais:

• pilares
• vigas
• paredes do perímetro
• tabiques
• pavimentos
• portas
• janelas
• escadas
• mobília
• elementos vários

O desenho dos interiores é muito detalhada, graças as texturas e os matérias, altamente definidos, e aos poderosos editores do catalogo, que permitem criar e personalizar todos os vários objetos BIM como janelas, portas, guarda-corpos, etc.

 

 

O programa permite a integração com SketchUp (a aplicação gráfica para a modelagem 3D), capaz de desenhar e personalizar acessórios e particulares arquitetônicos, para enriquecer o desenho de mais detalhes e torná-lo o mais realista possível.

Obtido o desenho, é possível realizar renderizações fotorrealistas, simplesmente colocando a visão (câmera) no ponto desejado, graças as funções avançadas da renderização em tempo real de Edificius RTBIM e vídeo HD para ver em tempo real o que foi alcançado até o momento com o software Edificius.

Com as funções avançadas da renderização em tempo real é possível verificar, e eventualmente corrigir, cada escolha de desenho e criar apresentações atraentes para os clientes.

Abaixo render feitos com Edificius usando alguns dos efeitos gráficos.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM