CAD 2D contra BIM 3D, 2 maneiras completamente diferentes de operar. Aqui estão os benefícios reais do BIM e um vídeo de demonstração

Muitos designers ainda estão usando o CAD 2D para representar seus desenhos. Portanto desenham uma quantidade considerável de linhas e polilinhas para representar objetos (portas, janelas, muros, varandas) dentro dos relatórios gráficos (plantas, seções, elevações e perspectiva isométrica).

Estes mesmos designers provavelmente ainda não conhecem as vantagens evidentes oferecidas pela tecnologia BIM.

Graças a um software BIM 3D, de fato, o desenho arquitetônico é feito por meio da inserção de objetos gráficos (muros, portas, janelas, etc.), que permite obter imediatamente e automaticamente, com um único input, plantas, seções, elevações, perspectivas isométricas, perspectivas, render e outras informações úteis ao desenho arquitetônico…

Aqui estão as vantagens reais que são obtidos utilizando a tecnologia BIM.

Do CAD para o BIM

Do CAD para o BIM

CAD 2D contra BIM 3D: Poupança de tempo

Com o BIM o designer já no vai necessitar desenhar uma quantidade desproporcional de linhas, polilinhas e formas geométricas várias (que nós tomam muito tempo), mas simplesmente terá que inserir objetos dotados de especificas propriedades e informações de diferente tipo (materiais, custos, capacidades térmicas, manutenção, etc.).

Tudo isso se traduz em uma economia significativa para o técnico.

CAD 2D contra BIM 3D: Redução dos erros

Dentro do BIM, plantas, elevações e seções são simples vistas diferentes do mesmo objeto.
O designer pode ver todas as vistas simultaneamente e escolher de trabalhar em aquela que deseja, observando as alterações simultâneas em todas.

Além disso, qualquer alteração ao modelo BIM afeta todas as vistas/gráficos gerados. A simples mudança do revestimento externo de uma fachada, por exemplo, implica a alteração da transmitância da parede, do custo e, possivelmente, das cargas estruturais.

Isso permite ao técnico de evitar erros e de ter o desenho sempre atualizado às ultimas variações, onde quer que eles são feitas.

CAD 2D contra BIM 3D: Maior simplicidade

Graças à tecnologia BIM, é mais simples gerar modelos também muito complexos.

O técnico vai ser capaz de desenhar obras que antes não podia nem sequer imaginar utilizando um CAD 2D.

CAD 2D contra BIM 3D: Integração com outros aspectos do projeto

O uso do BIM expande os horizontes do desenho: o modelo BIM 3D, de fato, pode ser enriquecido de uma serie de informações, que permitem a integração real com:
• cálculo estrutural
• cálculo do desempenho energético
• orçamento
• instalações
• manutenção

Software BIM 3D

ACCA desenvolveu Edificius, o software BIM ao top para o desenho arquitetônico integrado com cálculo estrutural, desempenho energético, orçamento, segurança, manutenção.

Em seguida vamos propor um vídeo onde mostramos como, de maneira extremadamente simples e rápida, foi possível recriar o modelo BIM 3D com Edificius a partir de um desenho CAD 2D de um projeto feito em Espanha (Zaragoza).

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM