A indústria da construção é abalada por uma nova revolução: vamos ver como algumas tecnologias inovadoras (robótica e inteligência artificial) são aplicadas para melhorar produtividade, eficiência e segurança nos canteiros de obras

Os rápidos desenvolvimentos nos setores da robótica e da inteligência artificial (IA) estão abrindo uma nova era que mudará totalmente a maneira como vivemos: de casas inteligentes a carros autônomos, as aplicações dessas tecnologias inovadoras são virtualmente ilimitadas.

A indústria da construção não está imune a esses desenvolvimentos.

É um momento que poderíamos chamar de “emocionante” para este setor, pois numerosos “pioneiros” e grupos de pesquisa estão desenvolvindo tecnologia de robôs para detectar atividades perigosas ou altamente repetitivas, melhorando assim qualidade, produtividade e eficiência.

Vamos conhecer quais são os papéis que os robôs começaram a desempenhar na indústria da construção e como eles podem influenciar essa indústria no futuro.

Robótica e inteligência artificial

Todos os robôs são máquinas, mas nem todas as máquinas são robôs.

O que distingue um robô de uma máquina, na verdade, é a sua capacidade de ser programado para executar tarefas complexas e operar de forma, pelo menos, semiautônoma. Um trabalhador que levanta uma carga pesada com um exoesqueleto poderia parecer robótico, mas o processo ainda é controlado e gerenciado pelo trabalhador.

robótica-e-inteligência artificial_exoesqueleto

O mesmo pode ser dito para aeronaves não tripuladas ou drones. Embora sejam capazes de executar uma série de tarefas, os drones mais comercializados são, atualmente, controlados de forma remota e não são capazes de realizar as próprias tarefas sem interação humana.

Até o momento, provavelmente, o tipo de robô de construção mais comum é o braço mecânico.

As versões fixas desses robôs têm sido utilizadas há anos em fábricas e linhas de montagem da produção. Hoje, adaptações portáteis estão sendo desenvolvidas para que possam ser usadas em todos os tipos de obras nos canteiros.

Tais robôs, podendo ser programados para executar uma série de tarefas repetitivas e trabalhosas, terão um enorme impacto na indústria da construção, reduzindo acidentes e aumentando consideravelmente a produtividade.

 

Um exemplo particularmente importante é o robô desenvolvido pela Odico Formwork Robotics, que usa o ‘corte a fio quente’ para desenvolver formas complexas de concreto com dupla curvatura.

Esses robôs podem ser programados para criar moldes de formas complexos, com um maior grau de precisão do que um trabalhador humano e num período de tempo mais curto.

 

Outro robô, chamado SAM 100, foi desenvolvido para fazer construções de alvenaria no local. Outro, o Hadrian X, pode imprimir tijolos 3D e colocá-los de acordo com desenhos programados, completando a superestrutura de uma casa de alvenaria padrão em apenas dois dias.

robótica-e-inteligência artificial_hadrianx

Um robô autônomo foi, ainda, testado para amarrar hastes de reforço diretamente no canteiro de obras.

robótica-e-inteligência artificial_tybot

Os robôs estão entrando no setor de construção também na forma de robôs autônomos equipados com câmaras de alta definição e sensores que lhes permitem navegar nos canteiros.

Existem alguns, como o EffiBOT, capazes de acompanhar os trabalhadores, trazendo ferramentas e materiais, identificando e evitando obstáculos. Outro exemplo é o Doxel, um robô que usa câmaras de alta definição e sensores LIDAR (Light Imaging, Detection e Ranging) para realizar inspeções no canteiro, comparando o progresso com modelos e programas de projeto.

robótica-e-inteligência artificial_doxel

Também existem os veículos autônomos, capazes de transportar cargas de forma autônoma dentro do canteiro ou realizar atividades específicas (como terraplanagem) de acordo com modelos de projeto. Atividades como escavação podem ser realizadas 24 horas por dia, sem parar, melhorando consideravelmente a eficiência e reduzindo custos.

Enquanto vemos o que a robótica e a inteligência artificial podem atualmente fazer para a indústria da construção, já estão sendo desenvolvidos novos robôs que poderiam, um dia, substituir o homem em certos setores e cargos.

robótica-e-inteligência artificial_robot

 

Conheça e baixe usBIM.viewer+, a ferramenta gratuita e simples de usar para abrir, visualizar e modificar um arquivo IFC