Desenho arquitetônico: Casa Kaprys, o desenho reproduzido com um BIM. A “residência de descanso” situada em Buenos Aires com vídeo e renders 3D feitos com Edificius

Neste artigo vamos descrever o desenho de “Casa Kaprys” (estudo de arquitetura Estudio Galera feita em Cariló – Argentina) tomada como inspiração para mostrar como com Edificius o desenho arquitetônico pode ser verdadeiramente simples e conduzir a resultados surpreendentes e inesperados.

Casa Kaprys: organização arquitetônica dos espaços

Casa Kaprys é uma residência de descanso feita no topo de uma duna, em um ambiente florestal, em Cariló, uma cidade costeira a 400 km de Buenos Aires.

Plano Casa Kaprys feito com Edificius

Plano Casa Kaprys feito com Edificius

A planta está em forma de L e é distribuída sobre um único plano onde há a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, os banheiros e os quartos. Há também um terraço coberto.

Da área de estar você pode ver um panorama realmente impressionante com uma visão de 360° da floresta circundante.

No piso inferior, estão os estacionamentos; graças a uma escada sugestiva, iluminada por uma vidraça inclinada particular, se acede ao andar superior.

Característica peculiar de Casa Kaprys é o pilar-parede de betão armado, onda há uma serie de orifícios circulares que revelam o que acontece na sala de estar além da parede.

Graças ao software BIM Edificius foi possível compor as pranchas gráficas de Casa Kaprys com grande liberdade por meio de simples operações de arrastar & soltar, abaixo é possível baixar uma copia de exemplo.

Visualize a prancha gráfica de Casa Kaprys feita com Edificius

Desenho de Casa Kaprys com Edificius

O desenho com Edificius é começado com a modelagem das superfícies externas: o ambiente é desenhado de acordo com a real topografia da área que circunda o edifício.

Em especial, a modelagem é particularmente fácil graças às ferramentas de gestão do terreno de Edificius: Curvas de Nível, modelagem do terreno e outras especificas funções que permitem obter uma representação particularmente aderente à realidade.

Procedemos definindo o invólucro do edifício importando uma planta no formato “.dwg” e inserimos:

• pilares
• vigas
• divisória
• tramezzi
• lajes
• portas
• janelas
• escadas
• mobiliário
• vários elementos

Desta maneira a cobertura é gerada de maneira muito simples, com a modelagem das clarabóias inclinadas.

Todos os materiais que compõem Casa Kaprys (betão armado, alumínio, madeira, etc.) já são presentes na livraria de Edificius e são disponíveis para ser utilizados a fim de obter uma representação muito realista.

Graças à interação com SketchUp, é possível também desenhar e personalizar os acessórios e os particulares para obter resultados impressionantes.

Fazer o render 3D de Casa Kaprys com Edificius

Finalizado o modelo, é possível gerar renderizações fotorrealistas simplesmente posicionando a vista (câmera) no ponto desejado. Não é necessário especificar parâmetros complexos; as configurações padrão já permitem  obter resultados altamente profissionais.

Edificius permite, além disso, o gerenciamento das luzes, das sombras e dos efeitos especiais que tornam sempre mais real o desenho arquitetônico.

Finalmente passamos a criar um vídeo com renderização em tempo real que permite ver imediatamente os resultados de nossa modelagem.

No seguinte vídeo, além de ver como foi simples modelar Casa Kaprys, podemos admirar a precisão dos renders que se confundem facilmente com as fotos reais.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM