A famosa residência Casa Roncero modelada com um software BIM. O desenho feito por ALT Arquitetura: vídeo e render realizados com Edificius

Casa Roncero. San Sebastian de losReyes, Madrid.

“A força da gravidade é sempre conosco. Modela e transforma nosso habitat. Alguns dizem que a arquitetura é a força de gravidade. Mas o homem tem o poder de se rebelar contra todo isso”.

A partir desta idéia de base nasce Roncero House, residência de San Sebastian de los Reyes, Madrid, desenhada pelo arquiteto Ángel Luis Tendero Martín, mais conhecido como Alt arquitectura.
Nesta casa foram experimentadas idéias que ligam entre eles topologia, delimitação espacial e a sensação de ausência de gravidade.

Topologia: Casa Roncero

O terreno onde está Casa Roncero é muito íngreme, grande e retangular. O acesso da estrada principal está em um dos seus lados curtos. Para otimizar da melhor maneira a área e tentar obter a superfície máxima para o jardim, foi decidido dar uma forma longa e estreita ao longo da vila e alinhar-la ao lado longo. Foram criados desta maneira dois níveis, cada um com seu próprio acesso: aquele superior para os veículos e aquele inferior para pedestres.

Elevação Noroeste - Casa Roncero

Elevação Noroeste – Casa Roncero

A residência, vista da estrada principal, dá a sensação de seguir os movimentos do terreno fusionando-se topologicamente com a colina, com apenas os dois blocos colocados nas duas extremidades que aparecem fora do muro de cerca

Delimitação espacial: Casa Roncero

Vista de fora a estrutura não quer dar referencias espaciais, as linhas e os materiais escondem os volumes reais dando, desta maneira, a sensação que em seu interior a estrutura seja aberta.

A configuração volumétrica foi concebida para enganar o sentido estrutural, não está claro como os blocos não caem.

Cortes - Casa Roncero

Cortes – Casa Roncero

Poder contemplar grandes e pesados volumes em betão armado, sem entender onde estes se apóiam, gera uma estranha mas agradável sensação. Não tendo referencias estruturais é como se dentro dessa cerca está acontecendo algo mágico… o que é pesado se torna leve.

Dentro de Casa Roncero uma grande clarabóia de vidro consegue criar a sensação de estar ao lado de fora, dando desta maneira também maior leveza à escada que leva ao andar superior.

O movimento e a interação com a variabilidade da iluminação solar fazem parecer cada momento e cada posição no interior da casa como única.

Antigravidade: Casa Roncero

Também os dois planos de casa Roncero se diferenciam entre eles pelas emoções opostas e concordes que despertam.

Elevações Nordeste e Sudoeste - Casa Roncero

Elevações Nordeste e Sudoeste – Casa Roncero

A fluidez do piso superior, obtida pelas linhas e pela uniformidade do betão armado, é desmaterializada com o piso inferior. Graças aos acabamentos em aço inoxidável polido se refletem todas as formas e as cores do jardim. Desta maneira temos a idéia de que do nível inferior a natureza acompanhe os convidados para a casa.

Casa Roncero quer emocionar através de sentimentos conflitantes entre eles. Os limites desaparecem, os interiores se misturam de forma dinâmica com os exteriores e o pesado se torna leve.

Casa Roncero modelada com um software BIM: Edificius

Para realizar o desenho de Casa Roncero com o BIM software Edificius, é possível começar com a definição das áreas exteriores, por meio de ferramentas de modelagem do terreno.

São presentes varias funcionalidades, entre eles curvas de nível, movimentação de terra, ou graças ao Google Maps® Importer é possível identificar a área a ser detectada. Com um simples clique se reconstrói o perfil altimétrico diretamente das fotos de satélite e dos dados altimétricos do Google Maps®.

Para a construção do modelo BIM nós começamos a partir das plantas do desenho já realizadas com o CAD em formato .dwg. Neste caso, em vez de proceder com a inserção livre de objetos BIM,  o software permite importar as plantas em formato “.dwg” (ou “.dxf”) e proceder com a definição do invólucro exterior. É possível inserir e modelar os pilares, as paredes perimetrais, as divisórias, lajes, escadas, mobiliário e todos os elementos que compõem o desenho.

Escolhendo os materiais e os blocos 3D da Livraria de Objetos BIM, se definem os detalhes que serão realçados pelos render.

Além disso com o Renderizado em Tempo Real integrado no Edificius é possível alterar ou modificar algumas soluções com a possibilidade de verificar em tempo real, decidindo desta maneira se adotar ou não certas escolhas.

 

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM