Desenhar um banheiro, conheça o guia completo com esquemas de banheiros, referências normativas, medidas típicas, objetos e modelos 3D para baixar

Desenhar um banheiro sempre requer muita atenção, tanto no caso de um banheiro já existente a ser reformado como no caso de uma nova construção.

As informações preliminares são relacionadas a vários aspectos: o lugar onde colocar as instalações sanitárias; a eventual presença de janelas; os espaços mínimos previstos pela norma e os realmente disponíveis; os usuários do banheiro.

Neste artigo iremos focar no projeto de banheiros para ambientes residenciais.

Iremos conhecer os vários esquemas de banheiros, as medidas, a presença de janelas, as instalações e os requisitos de segurança. Além disso, iremos disponibilizar os esquemas em formato DWG, com plantas e cortes do banheiro realizado, um projeto completo EDF para baixar e utilizar como referência com ajuda de um programa de arquitetura BIM. Mobiliário e acessórios poderão ser baixados a partir de uma biblioteca de objetos BIM.

Para abrir o projeto completo em formato EDF, realizado com Edificius, é possível baixar gratuitamente a versão de teste.

Esquemas de banheiros-Render-Edificius_programa de arquitetura BIM

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

 

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

Esquemas de banheiros

Como desenhar um banheiro-Esboço-Edificius-programa de arquitetura BIM

As instalações sanitárias principais das habitações devem ser dimensionadas e distribuídas de forma a acomodar eficazmente os seguintes equipamentos mínimos:

  • vaso sanitário
  • bidé ou ducha higiênica
  • lavatório
  • banheira ou chuveiro.

Se não estiver acomodada em outro lugar, também é necessário prever a instalação de uma máquina de lavar roupa.

As instalações sanitárias secundárias (banheiro de serviço) também podem ser dimensionadas para incluir apenas alguns dos equipamentos listados.

Os esquemas gráficos mostrados abaixo sugerem algumas das distribuições dos equipamentos no banheiro conforme a geometria do ambiente, tendo em conta a boa usabilidade do equipamento e o desempenho de todas as atividades habituais.

De acordo com a ocupação dos espaços, é possível distinguir entre três tipos de banheiro:

  • com instalações dispostas em linha reta

Esquemas de banheiros com instalações dispostas em linha reta_Edificius_programa de arquitetura BIM

Esquemas de banheiros – instalações dispostas em linha reta

  • com instalações dispostas em ângulo

Esquemas de banheiros com instalações dispostas em ângulo_Edificius_programa de arquitetura BIM

Esquemas de banheiros – instalações dispostas em ângulo

  • com instalações opostas

Esquemas de banheiros com instalações opostas com janela_Edificius_programa de arquitetura BIM

Esquemas de banheiros – instalações opostas com janela

 

Esquemas de banheiros com instalações opostas_Edificius_programa de arquitetura BIM

Esquemas de banheiros – instalações opostas sem janela

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) dos esquemas de banheiros

 

Clique aqui para baixar, o programa de arquitetura BIM

Desenhar um banheiro

Os aspectos a ser considerados ao desenhar um banheiro são muitos, pois se trata de um espaço especial: um ambiente de serviço e de relaxamento também, frequentemente de tamanho reduzido, que prevê a coexistência de água e eletricidade.

Como desenhar um banheiro-planta-Edificius-programa de arquitetura BIM

Janelas

Num banheiro é necessário ter janela? Normalmente, em todos os ambientes de uma habitação deve haver iluminação natural direta, exceto nos banheiros e em outros ambientes.

Para o banheiro é aconselhável que haja uma abertura para troca de ar ou, alternativamente, um sistema de ventilação.

Desenhar um banheiro: a altura do teto e a dos revestimentos

Quando a habitação possui tetos muito altos, nos banheiros costuma-se projetar rebaixamentos de forma a obter espaços técnicos ou depósitos suspensos.

Quanto aos revestimentos, onde são colocados e até que altura?

Os revestimentos do ambiente podem atingir os dois metros (ou ainda mais) de altura. Os revestimentos das paredes servem para proteger contra a água e, portanto, servem apenas nas áreas molhadas, ou seja, chuveiro e lavatório.

Em particular:

  • para o chuveiro é preciso revestir as paredes pelo menos até 2 m de altura;
  • para o lavatório, pelo contrário, são suficientes 1,201,40 m.

Como desenhar um banheiro-render do alto-Edificius-programa de arquitetura BIM

Desenhar um banheiro: a iluminação

Outro aspecto essencial ao desenhar um banheiro é a iluminação.

Em primeiro lugar, se possível, é recomendável prever a luz natural: janela ou porta-janela são o elemento que, se utilizado bem, pode melhorar muito um banheiro.

Ao desenhar um banheiro é preciso ter em conta os dois tipos de iluminação que serão necessários: a iluminação difusa (geral) e a pontual (área lavatório-espelho).

A iluminação difusa tem que ser leve, ao contrário da pontual que, nas áreas de trabalho (lavatório, espelho, superfície de apoio, etc.), deve ser bem organizada de forma a não haver áreas em sombra disfuncionais.

O sistema elétrico

O padrão mínimo para o banheiro requer pelo menos duas tomadas de corrente: geralmente, uma para o espelho e outra para a máquina de lavar roupa, que irá ser acompanhada por uma tomada schuko também. Além disso, é preciso prever dois pontos de luz.

Pisos

Nas instalações sanitárias, a fim de lidar com possíveis transbordamentos de água, recomenda-se o uso de pisos antiderrapantes, evitando superfícies polidas e esmaltes brilhantes.

Como desenhar um banheiro-Corte-Edificius-programa de arquitetura BIM

Segurança no banheiro: água e luz

Os banheiros, tendo em conta o assunto da segurança contra contatos elétricos (diretos e indiretos), são classificados como ambientes de maior risco.

Nestes ambientes é necessário adotar medidas especiais para evitar condições perigosas para as pessoas. O sistema elétrico, na verdade, deve ser realizado implementando requisitos técnicos mais rigorosos do que os previstos nos outros ambientes: quanto mais próximo o sistema ficar da banheira ou do chuveiro, mais perigoso será para os usuários do banheiro.

Instalação de louças sanitárias

Para conhecer o tamanho e a posição das louças sanitárias, é preciso consultar a ficha técnica do produtor. Isso também será útil para conhecer o tamanho e a colocação precisa dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto.

É, ainda, importante colocar os objetos de mobiliário de acordo com a função dos mesmos.

Como desenhar um banheiro-interface-Edificius-programa de arquitetura BIM

Baixe os arquivos DWG em formato .zip dos documentos de projeto

 

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM