Projeto de pergolados, gazebos, abrigos da chuva e telheiros: o guia com definições, características e exemplos para baixar no formato dwg e 3D BIM

Desenhar um pergolado, bem como gazebos, abrigos da chuva ou telheiros, é uma atividade muito exigente devido a implicações de projeto consideráveis. É, portanto, essencial recorrer sempre a um técnico profissional.

Neste artigo de aprofundamento iremos abordar os assuntos relativos ao projeto de cada uma dessas estruturas, focando nas respetivas definições e características necessárias para realizá-las.

Para cada estrutura iremos disponibilizar para o download gratuito os arquivos DWG de plantas e cortes, os modelos 3D no formato edf, bem como a versão de teste do software com que abri-los.

como desenhar um pergolado-render-gazebo-programa de arquitetura BIM-Edificius

Baixe os modelos 3D BIM (arquivo .edf) dos vários tipos de projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM

Como desenhar pergolados, gazebos, abrigos da chuva e telheiros

Características e funções

Telheiros, pergolados, abrigos da chuva e gazebos, se bem sejam estruturas aparentemente semelhantes, podem na realidade representar entidades muito diferentes entre si por tamanho, estrutura, função e impacto urbano.

Estrutura Características Função
  • Gazebo
Tipo de pergolado auto-suportado Sombreamento e mobiliário
  • Pergolado
Estrutura suportada por pilares, encostada ou não à parede, aberta totalmente ou parcialmente na parte superior também Sombreamento e mobiliário
  • Abrigo da chuva
Telheiro de tamanho reduzido sem suportes laterais Proteger da chuva a área da parede ou a porta abaixo do próprio abrigo
  • Telheiro
Cobertura suportada por pilares, encostada ou não à parede Cobertura e abrigo para pessoas ou coisas nas áreas abaixo do próprio telheiro

Desenhar um gazebo

como desenhar um pergolado-render-gráfico-programa de arquitetura BIM-Edificius

Definição

O gazebo é uma estrutura leve, não adjacente a nenhum edifício, coberta na parte superior e aberta nos lados. Realizado com uma estrutura de apoio em ferro forjado, alumínio ou madeira estrutural, o gazebo às vezes fica fechado nos lados por cortinas facilmente removíveis e, frequentemente, realizado de forma permanente para aproveitar melhor os espaços abertos, por exemplo jardins ou grandes terraços.

como desenhar um pergolado-planta-gazebo-programa de arquitetura BIM-Edificius

Características técnicas

Geralmente, a altura dos gazebos está incluída entre 2,50 e 3 m, enquanto as superfícies cobertas variam entre 15 e 40 m².

Para garantir segurança e privacidade, é recomendável que cada elemento seja colocado a uma distância de cerca de 1,5 metros de grades, parapeitos e frentes do edifício. Para o projeto e a realização, é necessário coordenar-se com os outros profissionais eventualmente envolvidos (por exemplo o engenheiro estrutural).

como-desenhar-um-pergolado-corte-gazebo-programa-de-arquitetura-BIM-Edificius

Baixe modelo 3D e documentos de projeto do gazebo

Desenhar um pergolado

projeto de-pergolado-render-gráfico-programa de arquitetura BIM-Edificius

Definição

O pergolado é realizado a fim de decorar e sombrear jardins ou terraços. Possui uma estrutura que geralmente abriga plantas trepadeiras e é constituída por duas ou mais fileiras de montantes verticais, unidos por elementos horizontais de modo a permitir a passagem de pessoas. O pergolado, ainda, fica aberto em pelo menos três lados e na parte superior.

como desenhar um pergolado-planta-pergolado-programa de arquitetura BIM-Edificius

Algumas dicas úteis

  • É essencial ancorar bem a estrutura do pergolado no chão, definindo uma profundidade adequada para garantir a estabilidade da estrutura.
  • Os elementos verticais devem ser ancorados e fechados com concreto ou fixados ao pavimento utilizando placas aparafusadas.
  • Para cobrir o pergolado é possível ter em conta as telhas a serem colocadas sobre as vigas de madeira, tecidos ou até mesmo plantas (perenes ou caducas). As plantas mais utilizadas são buganvílias, maracujás ou fruteiras, como vinha ou kiwis.

como desenhar um pergolado-corte-pergolado-programa de arquitetura BIM-Edificius

Baixe modelo 3D e documentos de projeto do pergolado

Desenhar um abrigo da chuva

projeto de-abrigo da chuva-render-gráfico-programa de arquitetura BIM-Edificius

Definição

O abrigo da chuva é o elemento de cobertura colocado em saliência nas paredes externas de um edifício, sem montantes verticais de apoio.

como desenhar um pergolado-planta-abrigo da chuva-programa de arquitetura BIM-Edificius

Características técnicas

O abrigo da chuva é, portanto, uma estrutura constituída por elementos verticais (de madeira, ferro ou outro metal) e por uma cobertura (de tecido, vidro ou outro material) ancorada à parede frontal do edifício para proteger contra intempéries janelas, portas-janelas, bem como o caminho da calçada pública perto da entrada do edifício.

como desenhar um pergolado-corte-abrigo da chuva-programa de arquitetura BIM-Edificius

Baixe modelo 3D e documentos de projeto do abrigo da chuva

Desenhar um telheiro

como desenhar um pergolado-telheiro-render-gráfico-programa de arquitetura BIM-Edificius

Definição

O telheiro é uma estrutura, adjacente ou não à parede do edifício, destinada a cobrir espaços abertos. Possui uma cobertura que apoia em colunas, estacas, pilares ou estruturas verticais descontínuas.

O telheiro visa proteger contra intempéries a área coberta, aumentando assim a habitabilidade do edifício. Difere do pergolado por maior consistência e impacto visual: o pergolado é uma estrutura aberta, tanto nos lados externos como na parte superior, utilizada para oferecer sombra; o telheiro, pelo contrário, também pode ser usado como abrigo e aumenta a habitabilidade do edifício.

como desenhar um pergolado-planta-telheiro-programa de arquitetura BIM-Edificius

Características técnicas

Em primeiro lugar, é preciso considerar o espaço disponível e definir a área a ser protegida.

  • Para ancorar a estrutura vertical, uma hipótese é a ancoragem das estacas no concreto; outra é fixar as estacas em suportes de aço, nos quais colocar em seguida as próprias estacas.
  • Geralmente estacas ou pilares devem ser enterrados por 40 cm e são variáveis em número, dependendo do tamanho do telheiro.
  • É importante ancorar toda a estrutura de apoio com estribos a serem fixados no muro de apoio.

como desenhar um pergolado-corte-telheiro-programa de arquitetura BIM-Edificius

Baixe modelo 3D e documentos de projeto do telheiro

Como desenhar um pergolado: download dos documentos DWG, dos modelos 3D no formato EDF e da versão de teste gratuita do software

Aqui estão plantas, cortes e modelos 3D dos projetos de gazebos, pergolados, abrigos da chuva e telheiros.

Baixe os modelos 3D BIM (arquivo .edf) dos vários tipos de projeto

Baixe os arquivos DWG no formato .zip de todos os documentos de projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o programa de arquitetura BIM