Como fazer para criar um teto jardim e definir a estratigrafia de uma laje com um software BIM. Eis um exemplo inspirado no projeto Cuboid House com vídeo e render

Os cinco pontos da nova arquitetura de Le Corbusier literalmente revolucionaram arquitetura e engenharia. O seu sistema de projeto é marcado pelo uso de sistemas racionais, com módulos e formas simples: o teto jardim representa um dos mais importantes contributos de Le Corbusier à arquitetura.

Já vimos como fazer para reproduzí-lo, hoje, com um software BIM para arquitetura, tomando como exemplo precisamente o projeto de Villa Savoye. Nesse projeto é possível encontrar todos os cinco pontos da nova arquitetura concebida por Le Corbousier.

Vejamos agora como desenhar e realizar um teto jardim para uma residência multifamiliar,
Neste respeito, iremos inspirar-nos no projeto de Cuboid House, realizado no escritório de desenho arquitetônico AKDA pelo arquiteto Amit Khanna.

Conceito arquitetônico e distribuição dos espaços de Cuboid House

Cuboid House é um projeto de um edifício residencial multifamiliar realizado em 2012 em Nova Deli.
Situado na zona de New Friends Colony (zona sul de Nova Deli), este projeto estende-se num terreno de 1394 m2.
A inteira estrutura é composta por vários blocos cúbicos de tamanho diferente.
Cuboid House deve o seu nome precisamente a esta particular característica volumétrica.
Os andares inferiores têm uma superfície mais estendida do que os superiores. O objetivo disso é permitir à luz do sol atingir de maneira uniforme todos os níveis, sobretudo os mais baixos, que ficariam, caso contrário, na sombra dos edifícios envolventes.

Detalhe das volumetrias de Cuboid House

Detalhe das volumetrias de Cuboid House

Cuboid House foi desenhada com um foco especial na sustentabilidade ambiental.
Amplas janelas encaixadas, espaços de altura dupla e blocos suspensos criam jogos de luzes e sombras que transmitem uma sensação de leveza e dinamismo à fachada.

Esta última foi realizada com pedras da zona (cudappah e jaisalmer teak), escolhidas para caracterizarem os volumes cúbicos do edifício.
A estrutura desenvolve-se em 5 andares.

Corte C-C de Cuboid House realizada com Edificius

Corte C-C de Cuboid House realizada com Edificius

No nível da cobertura foi realizado um terraço jardim com árvores e plantas colocadas numa laje de cobertura.

Vista do alto do teto de Cuboid House

Vista do alto do teto de Cuboid House

Vejamos agora como desenhar o teto jardim e a estratigrafia da laje de cobertura com Edificius, software BIM para o desenho arquitetônico.

Desenho e realização do teto jardim com um software BIM para arquitetura

Para desenharmos e modelarmos um teto jardim usando um software BIM para arquitetura é preciso, em primeiro lugar, selecionarmos o objeto Vão a partir da barra das ferramentas. Isso é necessário para inserirmos o preenchimento do terreno na laje de cobertura.

Uma vez inserido o preenchimento no vão, vamos começar a posicionar e organizar os objetos 3D (plantas e arbustos), disponíveis na livraria geral do software.

É possível personalizarmos o vão alterando as medidas do mesmo na seção Geometria do objeto.
Uma vez realizados os preenchimentos e as áreas verdes, vamos atribuir o material ao pavimento da cobertura. Em seguida, usando o objeto Laje vamos criar alguns socalcos e atribuir o material do pavimento com a função Atribuir Materiais.

 

Terminado o desenho do teto jardim, vamos inserir a estratigrafia personalizada da laje de cobertura. Isso é preciso para criarmos uma prancha gráfica com o detalhe de execução.

Realização da estratigrafia do teto jardim com um software BIM

Utilizando Edificius, as estratigrafias podem ser criadas e personalizadas na Livraria Usuário/Projeto.
Na Livraria objetos BIM de Projeto na seção Livraria usuário, vamos criar a pasta onde inserir a nova estratigrafia personalizada.
Podemos atribuir um título e uma descrição, neste caso “Teto jardim”.
Em seguida, no editor da estratigrafia iremos definir as características da laje (tamanho e número de estratos que a constituem).
Enfim, para cada estrato vamos indicar a descrição, a espessura e o respetivo material.

 

Completado o editing, iremos associar a nova estratigrafia à laje de cobertura.
Inserido o detalhe de execução na seção, podemos definir a descrição dos estratos, alterar as características da legenda de acordo com as exigências específicas e, enfim, definir a escala de representação para os elaborados gráficos de projeto.
Na janela do modelo arquitetônico vamos abrir a prancha gráfica na qual pretendemos inserir a seção com detalhe da laje. Em seguida, vamos arrastá-la para a prancha gráfica.

 

Para obtermos o nível de detalhe requerido, podemos rapidamente personalizar a prancha gráfica inserindo os elaborados gráficos realizados: os render e as fotos.

Prancha gráfica de Cuboid House realizada com Edificius

Prancha gráfica de Cuboid House realizada com Edificius

Eis o vídeo de síntese das atividades realizadas com Edificius para criar o teto jardim, bem como alguns render.

 

 

Queres desenhar um teto jardim utilizando um software BIM para arquitetura? Testa agora grátis Edificius