Vamos conhecer como desenhar uma residência unifamiliar com um software BIM authoring. Vamos reproduzir o projeto de LPZ House com plantas e render

Neste post iremos descrever o desenho de LPZ House, realizada na Cidade do México.

Concept arquitetônico do desenho LPZ House

A casa unifamiliar LPZ House, completada em 2015, foi realizada pelo escritório ARQMOV-Arquitetura em movimento. O escritório de projeto arquitetônico atribui muita importância às necessidades ligadas à arquitetura. A sua intenção é criar “produtos” estéticos e funcionais, bem como obter uma melhor qualidade do uso dos ambientes.

O desenho da residência mexicana nasce do pedido de uma casal de idosos, a família Barcena, que tinha duas necessidades principais:

  1. que não houvesse contato visual com as casas vizinhas;
  2. que a vida cotidiana se desenvolvesse num único andar para garantir uma fácil acessibilidade a todos os ambientes.

A sugestão, criativa e original, dos desenhadores foi um módulo simples com espaços internos de altura dupla, um design com linhas definidas e geometrias essenciais.

Descrição arquitetônica do projeto

O edifício é situado entre duas casas recém construídas e acima da estrada principal. Além disso, está rodeado por paredes perimetrais altas o suficiente para garantir a privacidade requerida pelo casal.

O inteiro edifício desenvolve-se no piso térreo, onde os espaços comuns estão organizados em torno do jardim traseiro que constitui o núcleo para o qual olham todos os quartos.

No exterior, a casa parece ser uma estrutura de dois níveis, mas isso é apenas um efeito ótico devido à altura dos tetos, mais altos do que o normal.
Cada quarto é orientado para o Sul a fim de aproveitar ao máximo a luz do sol ao longo do dia. No andar de cima, ainda, encontram-se um ginásio e um quarto de hóspedes.

Piso térreo

Piso térreo

Segundo andar

Segundo andar

Se bem utilize os materiais, métodos de edificação e cores usados nos prédios circundantes, a casa não é um edifício tradicional. Materiais e cores foram aplicados para valorizar as ideias arquitetônicas dos desenhadores com particular atenção às geometrias.

A fachada é coberta com travertino opaco, com grandes janelas que oferecem uma vista particular de todos os ângulos da casa. Todos os materiais usados para este particular projeto são de origem local: granito, madeira, vidro temperado, vigas de madeira de nogueira, mármore de travertino e pedra vulcânica.

Desenhar a residência unifamiliar LPZ House com um software BIM para a arquitetura

Para reproduzirmos o desenho de LPZ House com o software BIM para projetos de arquitetura Edificius, iremos importar as plantas de desenho, em formato dwg ou dxf, a fim de definir o invólucro do edifício.
Completada a inserção de todos os elementos arquitetônicos, tais como pilares e lajes, iremos introduzir as esquadrias, que é possível personalizar graças ao editor específico.

 

Além disso, para modelarmos o particular telhado inclinado, utilizaremos o editor das coberturas: graças à função águas, é fácil definirmos o telhado de acordo com as geometrias do edifício.

 

Quanto ao guarda-corpo, vamos usar a específica funcionalidade de criação graças à qual conseguiremos dar-lhe uma forma moderna, de acordo com o estilo geométrico de LPZ House.

 

Concluída a modelagem, podemos aplicar os materiais em HD disponibilizados na Livraria Objetos BIM de Edificius para que consigamos realizar render ainda mais realísticos.

 

Precisas de desenhar uma residência unifamiliar para os teus clientes? Baixa e testa agora grátis Edificius, o software BIM para projetos de arquitetura