Guia prática sobre como desenhar uma usina solar fotovoltaica pela primeira vez graças à ajuda de um software com wizard integrado

As preocupações sobre o clima e o meio ambiente, compartilhadas pela maioria da opinião pública, realçaram as fraquezas dos combustíveis fósseis.
Como salientado alguns anos atrás num artigo de Al Gore, chegou a hora de acelerar a mudança para um futuro de baixo carbono.

O desenvolvimento de tecnologias e instalações para o uso de fontes renováveis viu, portanto, um grande e rápido crescimento. As energias eólica e fotovoltaica são um exemplo dessas fontes renováveis.

Para além da eficiência dos vários componentes, o aspeito principal que os técnicos do setor devem constantemente melhorar é ligado ao desenho e à otimização da produtividade das instalações.

Instalação usina fotovoltaica residencial

Instalação usina fotovoltaica residencial

Neste respeito, os software para o desenho de usinas fotovoltaicas são de importância crucial.

Esses, na verdade, por um lado permitem ao desenhador realizar usinas de prestações excelentes. Por outro, permitem ao cliente obter o máximo retorno sobre o investimento.

Vamos descobrir como desenhar pela primeira vez uma usina fotovoltaica usando um destes software: Solarius PV.

Criação usina fotovoltaica no campo

Criação usina fotovoltaica no campo

Solarius PV é um software para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos que inclui todas as funcionalidades necessárias para realizar em todo o mundo uma usina fotovoltaica. Isso é possível graças a bancos de dados e informações, tais como Meteonorm e PVGIS.
Vejamos agora como dimensionar o nosso primeiro sistema fotovoltaico.

Desenhar uma usina fotovoltaica com um software

 

Graças à criação guiada de Solarius PV, iremos ser suportados em todas as fases para que consigamos desenhar de forma fácil uma usina fotovoltaica.

Iniciemos com o preenchimento da seção relativa aos dados do cliente e do desenhador. Em seguida, vamos definir as características específicas descritivas da usina fotovoltaica, tais como:

  • site da instalação
  • tipo de conexão
  • sistema de armazenamento
  • tipo de usina
  • etc.

Vamos então iniciar com a introdução dos dados do gerador da usina fotovoltaica, mediante a ajuda do wizard específico Adicionar gerador (Add generator).
Aí estão disponíveis exemplos de vários tipos de superfície onde instalar os painéis da usina fotovoltaica, que podemos configurar com os nossos dados.

Alternativamente é possível inserirmos a planta e, em seguida, o arquivo .DXF que iremos usar como fundo de referência para integrarmos a superfície de colocação da nossa usina.

Vamos agora definir as várias referências, tais como orientação, inclinação e obstáculos nas proximidades.

Podemos então simular os efeitos de sombreamento para que consigamos selecionar o melhor método de instalação possível para esse site específico.

 

Vamos agora definir se a usina fotovoltaica será ou não complanar à superfície fotovoltaica, podendo avaliar a irradiação solar nos módulos fotovoltaicos.

Neste ponto podemos escolher o módulo fotovoltaico disponível a partir da livraria de suporte, rica em vários tipos de módulos de modelos e empresas.

Em seguida, o software irá executar a comparação automática com os inversores disponíveis, deixando-nos escolher apenas os compatíveis com a nossa usina.

O layout da usina

Iremos assim obter o layout da usina com a possibilidade de poder visualizar os resultados das verificações elétricas. Graças aos relatórios de erros e/ou problemas, poderemos executar as melhores escolhas de configuração para otimizarmos a usina.

Também é possível adicionarmos gráficos e detalhes para enriquecermos os desenhos de usinas fotovoltaicas.
Poderemos de forma simples criar o report de configuração e a prancha do desenho.

 

Descobre agora a solução para o dimensionamento profissional de usinas solares fotovoltaicas. Testa agora grátis Solarius PV