Como fazer projetos de garagem um guia util com exemplos 3D e em formato dwg_software-BIM-Edificius

Projeto de garagem: aproveite um guia útil com exemplos

Projeto de garagem: o guia completo dos vários tipos, com normas, esquemas, exemplos, projetos para baixar e vídeos explicativos

Frequentemente, ao pesquisar a expressão projeto de garagem, encontram-se resultados que descrevem a organização interna dos espaços de uma garagem ou exemplos de projeto faça você mesmo.

Este artigo de aprofundamento pretende ser um guia técnico que, partindo da definição de garagem, analisa tipos, normas, esquemas e qualquer outro elemento útil para projetar garagens de forma profissional.

Vamos ver modelos de garagens subterrâneas e acima do solo, simples e comuns, destacando as medidas mínimas e recomendadas, além de outros elementos a serem considerados, tais como certos requisitos de segurança.

Baixe os arquivos de projeto disponibilizados, e os abra com Edificius: baixe a versão de teste do Edificius clicando aqui. Assim, você conseguirá acompanhar as explicações que seguem, bem como utilizá-las e personalizá-las conforme necessidade.

A renderizacao mostra os interiores do projeto de uma garagem

Vista dos interiores do projeto de uma garagem

Baixe o modelo 3D BIM (arquivo .edf) do projeto

 

Garagem: definição e classificação

Com o termo garagem, geralmente, refere-se a um ambiente ou até mesmo um edifício destinado a abrigar um ou mais veículos: uma área coberta destinada exclusivamente a abrigo, estacionamento e manobra dos veículos com os serviços anexos. Quanto aos abrigos abertos pelo menos em dois lados, não podem ser considerados garagens.

As garagens, dependendo das suas características de construção, podem ser classificadas de acordo com:

uso pretendido do edifício 

  • isoladas, ou seja, realizadas em edifícios especificadamente para tal uso e possivelmente adjacentes a edifícios para outros usos, mas estruturalmente e funcionalmente separadas dos mesmos;
  • mistas, todas as restantes.

colocação em relação ao solo

  • subterrâneas, quando o nível de estacionamento possui cota inferior ao nível de referência;
  • acima do solo, quando o nível de estacionamento possui cota não inferior ao nível de referência.

características de exercício e/ou uso

  • monitoradas, ou seja, equipadas com sistemas automáticos de proteção contra incêndio ou com sistemas de vigilância contínua pelo menos durante as horas de abertura;
  • não monitoradas, todas as restantes.

organização dos espaços internos

  • com espaço fechado;
  • com espaço aberto.
A imagem mostra a planta de uma garagem subterranea

Planta de uma garagem subterrânea

O projeto que vamos apresentar, que pode baixar aqui, é uma garagem subterrânea com espaços fechados, 15 vagas para carros e 1 vaga preferencial para deficientes. Baixe o projeto e experimente em primeira mão as vantagens de projetar com Edificius.

Projeto de garagem: as normas de referência

Ao projetar uma garagem, é preciso levar em contas as normas de referências descritas abaixo:

  • ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
  • COE – LEI 11.228/92 da Prefeitura de São Paulo – Dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução, manutenção e utilização de obras e edificações, dentro dos limites dos imóveis.

Lembramos que sempre devem-se tomar em consideração as prescripções do próprio Município.

A imagem mostra a planta de uma vaga de estacionamento para pessoas deficientes com as dimensoes conforme normas de referencia

Planta de uma vaga de estacionamento para pessoas com deficiências

Outra norma fundamental ao projetar uma garage, válida tanto para estacionamentos maiores como também para garagens de pequenas dimensões -como a garagem em um condomínio – trata da prevenção ao incêndio.

A imagem mostra o render foto realista de uma garagem acima do solo

Render de uma garagem acima do solo

O render acima representa uma outra tipologia de garagem, que também pode ser baixada através desse link e aberta com Edificius.

Pontos de recarga para carros elétricos

Com as recentes inovações tecnológicas para os motores elétricos dos veículos, ao projetar uma garagem é importante levar em conta a instalação de pontos de carga para veículos elétricos.

Sobre este tema, seria ótimo permitir a ligação do veículo a partir de cada vaga de estacionamento, com ou sem cobertura. No Brasil, o PLC65/2014 segue para nova análise na Câmara após as modificações.

Projeto de garagem: características e medidas

Ao projetar uma garagem convém ter em conta as dimensões mínimas.

Como já realçámos no nosso precedente artigo de aprofundamento “Projeto de estacionamento DWG: tipos, exemplos e modelo arquitetônico 3D BIM”, as dimensões mínimas de uma vaga de estacionamento são 2,50 m x 5.50 m para uma área padrão e 3,50 m x 5,50 m para uma área destinada a deficientes (parâmetros que podem variar de acordo com as normas nacionais). Lembramos que entre 11 e 100 vagas de estacionamento, pelo menos uma deve ser dedicata a deficientes físicos. Acima de 100 vagas, 1% das demarcações devem ser de exclusividade.

De qualquer forma, se possível, é recomendável garantir um tamanho confortável, ou seja, 3 m x 6 m para áreas de estacionamento padrão e 3,75 m x 6 m para as reservadas a deficientes. À vaga, quando paralela à faixa de acesso (“baliza”) será acrescido 1,00m (um metro) no comprimento e 0,25m (vinte e cinco centímetros) na largura para automóveis e utilitários.

Ao projetar uma garagem, também é preciso ter em conta elementos adicionais:

  • paredes em material lavável;
  • piso de concreto ou ladrilhos de argila resistente ao óleo de motor;
  • uma fonte de luz;
  • nas garagens subterrâneas, um piso antiderrapante para a rampa;
  • em frente à garagem, uma superfície rígida para subir e descer;
  • um espaço para o depósito de pneus de inverno e acessórios para carros;
  • um espaço para o depósito de outros objetos, tais como esquis, bicicletas, ferramentas de trabalho e de jardim, etc.;
  • a instalação do sistema de abertura automático com controle remoto.
A imagem mostra a planta de uma vaga de estacionamento individual padrao

Planta de uma vaga de estacionamento individual padrão

É importante não negligenciar o projeto preciso de tetos e paredes, que devem ser obrigatoriamente à prova de fogo.

Aqui estão disponíveis para o download as plantas e os cortes, em formato DWG, dos vários tipos de garagem incluídos nas imagens deste artigo: subterrânea e acima do solo, com módulo individual, duplo ou comum.

 

Aberturas para a ventilação

Outro elemento fundamental ao projetar uma garagem é sua ventilação, que deve ser garantida mesmo quando a porta da garagem estiver fechada.

Quando as vagas forem cobertas, deverão dispor de ventilação permanente garantida por aberturas, pelo menos e duas paredes opostas ou nos tetos junto a estas paredes e que correspondam, no mínimo, à proporção de 60 cm2 (sessenta centímetros quadrados) de abertura para cada metro cúbico de volume total do compartimento, ambiente ou local.

Os vãos de acesso de veículos, quando guarnecidos por portas vazadas ou gradeadas, poderão ser computados no cálculo dessas aberturas. A ventilação natural poderá ser substituída ou suplementada por meios mecânicos, dimensionados de forma a garantir a renovação de cinco volumes de ar do ambiente por hora.

A imagem mostra a corte transversal de uma garagem subterranea

Corte transversal de uma garagem subterrânea

No caso que apresentamos no aprofundamento, as dimensões da garagem são ligeiramente maiores do que os limites previstos pela lei, a fim de garantir desempenho melhor: conforme as normas de referência, garantimos a ventilação adequada com aberturas. O projeto foi realizado de forma rápida e simples, graças ás funcionalidades e à flexibilidade do software utilizado.

 

A imagem mostra a corte transversal de um projeto de garagem

Projeto de uma garagem | Corte transversal

Baixe o modelo .edf de um projeto de garagem

Como já falamos, aqui estão os modelos 3D (formato .edf) das diferentes tipologias de garagem mostradas nas imagens: subterrânea ou acima do solo com módulo individual, duplo ou comum.

Baixe os modelos BIM (arquivo .edf) do projeto

 

Projeto de estacionamento

Projetos de garagem e projetos de estacionamento são questões similares e interligadas. A respeito disso, já tratámos dos problemas relacionados ao projeto de estacionamento (referências normativas, classificação, parâmetros de projeto, estacionamento para deficientes, pisos, etc.) em um precedente artigo de aprofundamento, que convidamos você a ler: Projeto de estacionamento.

Power point – projeto de garagem

edificius
edificius