Desenho BIM: eis um exemplo prático de como um objeto atua e interage num modelo BIM adaptando os movimentos à geometria do desenho

Uma possibilidade inovadora oferecida pela tecnologia BIM é a oportunidade de trabalhar com objetos inteligentes. Esses objetos, equipados com propriedades intrínsecas, interagem dentro de um modelo BIM.

Outra grande vantagem resultante do uso de software BIM á a possibilidade de realizar projetos cada vez mais fiéis à realidade.

Graças a ferramentas como a Renderização em Tempo Real, funcionalidade integrada no software BIM para o desenho arquitetônico Edificius, o desenhador pode, na verdade, verificar em tempo real a validade das escolhas de projeto e, ao mesmo tempo, discutir as próprias ideias com o cliente, que tem uma visão precisa dos volumes e dos espaços.

Cada objeto representado num modelo BIM é capaz de estabelecer relações com os outros componentes do projeto.

Portanto, não nos referimos a objetos estáticos, mas a objetos que interagem com o inteiro ambiente circundante.
Vejamos, graças a um exemplo prático, como um objeto é capaz de interagir dentro de um modelo BIM, adaptando os movimentos à geometria do desenho (subidas, descidas, etc.).

Inserção de uma personagem animada num modelo BIM

Com Edificius podemos inserir uma personagem animada em planta e em 3D: vejamos como!

No desenho, a partir do menu dos objetos, selecionemos Personagem Animada.

 

A partir a Barra de Ferramentas das Propriedades vamos selecionar uma personagem da Biblioteca Geral ou baixando-a da Biblioteca Objetos BIM.

Com um simples clique do mouse vamos fixar a personagem e posicioná-la na cena.

A partir da Barra de ferramentas das Propriedades podemos definir a velocidade e as características da personagem animada (parada, em movimento, ao telefone, etc.).

Usando o mouse vamos definir a trajetória da personagem.

O percurso sempre pode ser alterado e adaptado de acordo com as próprias necessidades.

Enfim, diretamente da Renderização em Tempo Real podemos visualizar a personagem em movimento ao longo do percurso precedentemente definido.

Os movimentos da personagem adaptam-se à geometria do desenho (subidas, descidas, etc.) de acordo com o percurso indicado.

Eis um pequeno vídeo sobre como mexer uma personagem animada dentro de um modelo BIM.

 

Queres enriquecer os teus projetos arquitetônicos com personagens animadas da Renderização em Tempo Real? Testa agora grátis Edificius