Como realizar com um software BIM os elementos arquitetônicos que caracterizam a fachada de um edifício. Eis um exemplo realizado com Edificius e inspirado no projeto Cuboid House

A fachada é um invólucro externo e visível do edifício, constituído pelos muros perimetrais.

A fachada de um edifício realça o aspeito exterior do mesmo, por isso é muito importante que o desenho, a escolha dos materiais e a realização sejam feitos com especial atenção. A escolha dos elementos arquitetônicos que a constituem, na verdade, caracteriza o estilo único e pessoal do desenhador.

É essencial que, ao definir o projeto da fachada, cada elemento seja cuidadosamente selecionado  para atender às necessidades específicas de tipo ambiental e estético.

Este é o caso do arquiteto Amit Khanna que, no seu projeto Cuboid House, tornou a sustentabilidade ambiental num princípio básico.

Cuboid House: o projeto da fachada

A residência Cuboid House foi realizada em Nova Deli em 2012.

A construção caracteriza-se pela presença de vários cubes agregados um acima do outro (daí o nome “Cuboid House”).

À noite, os cubes iluminados pela luz artificial oferecem um efeito impressionante.

Cuboid House - vista à noite

Cuboid House – vista à noite

O edifício, com cores cinzento e areia, foi realizado com pedras autóctones (cudappah e jaisalmer teak), particularmente adequadas para o clima de Nova Deli.

A fachada tem elementos arquitetônicos concebidos e avaliados para que se adaptem ao ambiente circundante e às condições climáticas do território.

Para proteção contra a luz solar, ao longo das vidraças do edifício encontra-se uma estrutura de brise-soleil de cor preto e design moderno, realizada em perfeita harmonia com as linhas do projeto arquitetônico.

Render do brise-soleil - Cuboid House

Render do brise-soleil – Cuboid House

A fim de garantir a máxima iluminação natural, as paredes externas do último nível do vão escada foram realizadas com uma parede cortina transparente.

Render vidraça da parede cortina

Render vidraça da parede cortina

Ao longo de todas as varandas foram criados parapeitos de madeira que lembram o design moderno do brise-soleil.

Cada um destes três elementos arquitetônicos, que constituem a fachada do edifício, estão em perfeita harmonia entre si e criam um equilíbrio de cores e formas.

Com Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM, podemos ver como modelar e integrar estes três elementos que caracterizam a fachada de Cuboid House.

Realização do brise-soleil com um software BIM

 

Vamos selecionar o objeto Brise-soleil no menu arquitetônico e, a partir da barra de ferramentas das propriedades, vamos escolher o modelo que desejamos na Livraria de Objetos BIM – Geral.

Inserimos o brise-soleil na Vista 3D e utilizamos as maçanetas para adaptá-lo à fachada.

Em seguida, da barra de ferramentas das propriedades vamos entrar no editor do brise-soleil para personalizá-lo.

Vamos então definir as características geométricas das lâminas, em particular comprimento, espessura, espaçamento e ângulo de abertura das mesmas.

Realização da parede cortina de vidro com um software BIM

Selecionamos o objeto Parede cortina e escolhemos um modelo caracterizado por módulos quadrados.

 

Completada a inserção da parede cortina, vamos proceder com a aplicação dos materiais desejados.

Realização do corrimão de madeira com um software BIM

 

Vamos modelar o parapeito da varanda existentes na fachada usando o objeto Painel. Da Livraria Objetos BIM Geral vamos escolher um tipo de painel de madeira. Diretamente da barra de ferramentas das propriedades, podemos alterar as características do mesmo.

Vamos então definir o tamanho e, em seguida, vamos subdividí-lo em quadros horizontais. Atribuimos aos quadros criados, em alternância, um painel interno de madeira e outro vazio, a fim de criarmos os guarda-corpos do parapeito de madeira.

Eis o vídeo de resumo das várias atividades realizadas e alguns render foto-realísticos que mostram o resultado final.

 

Procuras um software BIM para o desenho arquitetônico fácil de usar? Testa Edificius!