A imagem mostra dois trabalhadores com equipamento de protecao individual utilizando a plataforma usBIM.platform

Como o BIM pode limitar o contágio por COVID-19

O BIM e as outras tecnologias podem limitar o contágio por COVID-19 nos lugares de trabalho e nos canteiros de obras, construindo gêmeos digitais do edifício

O artigo de hoje pretende investigar como as tecnologias atuais, graças à integração entre BIM, GIS, IoT (Internet of Things), Point Cloud (nuvens de pontos) e Cloud, permitem obter ferramentas avançadas para monitorar, controlar e analisar os dados das atividades que podem trazer à difusão do contágio por COVID-19.

Em seguida, vamos explicar como uma ferramenta digital BIM pode virar um apoio indispensável para o combate ao COVID-19, por aprimorar a análise do risco e as medidas a serem adotadas nos lugares de trabalho ou nos canteiros de obras.

Para conhecer mais sobre o projeto ou até para propor sua colaboração, envie um e-mail!

BIM e plataformas Cloud para gerenciar os sistemas de vigilância

As plataformas Cloud desenvolvidas para gerenciar modelos BIM e para integrar as tecnologias digitais ao orçamento podem ser utilizadas como ferramenta de vigilância e controle dos canteiros de obras e dos lugares de trabalho, visando conter o risco de contágio por COVID-19 e aprimorar os protocolos de segurança.

A imagem mostra dois trabalhadores em um canteiro de obras com equipamentos de protecao individuais lendo um mapa no Google Maps

O sistema do qual estamos falando foi desenvolvido e testado pela ACCA software através de sua própria plataforma colaborativa BIM usBIM.platform, que estará disponível em breve.

Este sistema inovador é baseado em:

  • um aplicativo, que os trabalhadores podem baixar no próprio smartphone;
  • uma plataforma na nuvem que contém toda a infraestrutura e para a qual os dados são transmitidos em tempo real.

Isso leva a um sistema digital de monitoramento e prevenção para violação das regras de comportamento, com alerta em tempo real.

usBIM.platform torna-se um suporte muito válido para que o comportamento da direção da empresa, dos funcionários e de outras pessoas cumpra o Protocolo de Segurança adotado pelo canteiro de obras e pela empresa com pontualidade, regularidade e colaboração.

Assista ao vídeo da nossa plataforma BIM, mostrando seu extraordinário potencial para o combate ao COVID-19.

Monitoramento digital do risco COVID-19 graças ao BIM

usBIM.platform, graças à experimentação realizada pela ACCA, pode se tornar um sistema digital inovador para a vigilância e o controle dos procedimentos e das práticas para a prevenção e a contenção do contágio por COVID-19.

A imagem mostra um desenho da plataforma usBIM.covid-19 da ACCA software com certificao IFC pela buildingSMART

usBIM.COVID-19 da ACCA software

Um sistema de vigilância eficaz tanto de forma presencial (por exemplo, com um supervisor de segurança e prevenção de contágio), como também remotamente, através da análise de dados na plataforma na nuvem, até úteis para rastrear os tipos de contato entre as pessoas.

As principais funções que a plataforma usBIM.platform pode garantir para supervisão e controle são:

  • localização e rastreamento de trabalhadores no canteiro de obras indoor com GPS, bem como outdoor;
  • integração com mapas BIM, com o GIS, o Google Maps e nuvens de pontos;
  • autodeclaração de entrada ou saída de áreas predefinidas e entrada digitalizada no canteiro de obras ou na empresa;
  • sistemas de alerta;
  • rastreamento em tempo real e em períodos subsequentes;
  • análise de dados;
  • videovigilância, IoT e sistema de monitoramento de temperatura não invasivos (câmera térmica, portão, etc.);
  • diário de saúde diário e diagnóstico remoto;
  • sistema de controle remoto para informações, treinamento e controle dos EPIs;
  • digitalização de documentos de transporte (NF, MDF, DANFE, CT, DACTE, RCTR-C, CIOT, documentação da empresa).

Localização e rastreabilidade dos trabalhadores

A plataforma permite a localização avançada do trabalhador, tanto indoor quanto outdoor, ou seja, dentro dos edifícios ou ao ar livre.

A imagem mostra a plaataforma usBIM.COVID-19 com os sistemas de rastreamento dos trabalhadores e alerta

usBIM.COVID-19: rastreamento e sistemas de alerta

A localização outdoor, através do GPS de bordo (integrado no smartphone), permite levantar a presença em um determinado edifício (ponto de partida ou de chegada de um determinado caminho) ou em qualquer lugar ao ar livre, como no caso de canteiros de obras.

A localização indoor desfruta algoritmos de triangulação na rede Bluetooth com outros celulares ou dispositivos fixos que possuam o mesmo protocolo de comunição. A localização indoor pode chegar a grande precisão, graças a dispositivos sensoriais adicionais (beacons) como BLE, UWB ou ultrassom.

Integração com o BIM, o GIS, o Google Maps e a nuvens de pontos


As pessoas são representadas por marcadores em movimento
.
A imagem mostra um levantamento do canteiro de obras realizado com o levantamento pelo drone, nuvem de pontos e IFC

usBIM.COVID-19: modelo do canteiro de obras com drone, nuvem de pontos e IFC

Ao clicar em cada marcador, você acessa imediatamente os dados do trabalhador, seu diário de saúde diário e outras informações úteis para prevenção de riscos.

Ao clicar no marcador de cada trabalhador ou ao fazer uma seleção de grupo, você pode iniciar uma vídeochamada para controlar, dar informações em tempo real ou prosseguir com pedidos e entrevistas.

O canteiro de obras ou a empresa podem ser carregados na plataforma em diferentes formatos.

Se você tiver um levantamento por drones, por exemplo, em alguns minutos obterá a nuvem de pontos do canteiro de obras, onde poderá ver imediatamente o movimento dos trabalhadores e as atividades no modelo.

Também é muito simples fazer uma janela de seleção no Google Maps e carregá-la automaticamente na plataforma, obtendo a área do canteiro de obras com todos os parâmetros de geolocalização necessários.

A imagem mostra um modelo do canteiro de obras com levantamento realizado pelo Google Maps

usBIM.COVID-19: modelo do canteiro de obras com levantamento pelo Google Maps

O mapa carregado no usBIM.COVID-19 pode ser facilmente enriquecido com as áreas e a viabilidade do canteiro de obras, graças às funções internas da plataforma. Em apenas alguns minutos, é possível obter o modelo digital do canteiro de obras para monitorar as atividades e o controlar os riscos em tempo real.

Entrada digitalizada no canteiro de obras ou na empresa

O sistema usBIM permite a digitalização completa dos meios de controle nas entradas, substituindo catracas ou rélogios de ponto.

Graças a QR Codes especiais, os funcionários ou os trabalhadores externos podem obter imediatamente informações do sistema ou enviar dados para o sistema: por exemplo, o registro de entrada ou uma autodeclaração.

A imagem mostra um trabalhador escaneando um QR Code para acessar o canteiro de obras

usBIM.COVID-19: controle do acesso ao canteiro de obras

O registro de entrada ou saída na plataforma na nuvem é muito útil para áreas com número limitado de pessoas. O sistema pode contar o número de pessoas que entram e compará-lo com o número máximo permitido, alertando se atingir o número máximo e enviando uma comunicação informativa, uma proibição, etc.

Informar de forma preventiva e precisa é a primeira iniciativa de prevenção. Cada pessoa (funcionários, clientes, fornecedores, visitantes, etc.) deve estar ciente, através de notas escritas específicas, de todas as informações necessárias para proteger a saúde e a segurança das pessoas presentes na empresa.

O registro dos acessos também facilita o rastreamento de contatos nos dias que antecedem um possível diagnóstico (complexo em locais abertos).

Sistemas de alerta da plataforma BIM contra o COVID-19

Os recursos de alerta permitem que você se comunique com os trabalhadores o comportamento a adotar em determinadas situações, como:

  • não entrar em um determinado lugar;
  • ter tido contato com uma pessoa positiva ao vírus;
  • ficar longe dos outros.

O rastreamento do posicionamento e das distâncias interpessoais permite sinalizar com alarmes se cair abaixo dos valores mínimos, se chegar a locais com possíveis aglomerações, se acessar áreas com comportamentos particulares ou maior aproximação, o uso de dispositivos, etc. Todas as atividades são monitoradas e controladas (como se você tivesse uma sala de controle digital) para evitar riscos indesejados.

Abaixo está um vídeo mostrando o sistema para controle de acesso, a medição da temperatura comportal e o sistema de alerta na plataforma usBIM.platform, criado em colaboração entre a ACCA e a BIG (Building Innovative Governance) da Universidade de Reggio Calabria.

Rastreamento na plataforma BIM para combate ao COVID-19

Os recursos de rastreamento permitem que você verifique e armazene os locais de permanência para a análise, em tempo real ou posterior, de um caso de falha no cumprimento do protocolo (por exemplo, falhas na distância interpessoal ou a entrada em áreas com aglomeração muito alta).

As informações de posição podem ser obtidas via GPS em ambientes externos, enquanto as informações de proximidade com outras pessoas (indoor ou outdoor) podem ser obtidas através da troca de mensagens Bluetooth ou Wifi entre smartphones equipados com o mesmo aplicativo de rastreamento.

Isso permite reconhecer automaticamente o contato próximo através da identificação dos smartphones, com um sistema de alerta automático e registro de eventos. Isso serve para a análise das informações destinadas a melhorar o protocolo, como também para avisar a equipe em caso de contágio após o evento.

Análise dos dados

A plataforma usBIM implementada com funcionalidades específicas (como o sistema para prevenção e combate ao contágio por COVID-19) torna-se um sistema válido de controle de espaços e fluxos, ajudando a classificação de locais e a reorganização dos próprios fluxos.

As informações coletadas em tempo real pela usBIM.COVID-19 por meio do aplicativo permitem gravar uma série de dados na nuvem, como:

  • sinais de alerta;
  • registros de aglomeração;
  • falha em cumprir a distância interpessoal ou outros protocolos;
  • detecção de movimento;
  • nível de aglomeração em cada área e estimativa automática do número de pessoas por metro quadrado.

A análise desses dados representa um suporte válido para o desenvolvimento de estratégias contra o contágio apropriadas e para alterações nos protocolos já existentes.

Além disso, a análise dos comportamentos de grupo ao longo do dia na empresa ou no canteiro de obras pode ajudar a estabelecer qual pode ser a dinâmica do risco. Todas essas informações podem ser usadas para reagendar processos e acessos a áreas comuns, minimizando situações de risco e maximizando o trabalho da equipe.

Videovigilância, IoT e sistemas de monitoramento da temperatura não invasivos

É possível usar sistemas de vídeovigilância criados através de câmeras no local de trabalho ou de conexões diretas no smartphone do trabalhador por meio de vídeochamadas gerenciadas pela plataforma.

A plataforma pode ser integrada a sensores específicos para coleta de dados ou automação do sistema, detecção das presenças, de comportamentos específicos ou da temperatura, e para o registro automático de entradas e saídas sem a autodeclaração do trabalhador.

Graças a sensores IoT conectados aos EPIs, é possível ter a identificação precoce de sintomas com métodos de triagem diagnósticos rápidos, baratos e em larga escala (por exemplo: temperatura com câmeras de infravermelho durante todo o dia de trabalho).

Diário de sáude diário e telediagnóstico contra o contágio por COVID-19 graças ao BIM

usBIM.platform permite que cada trabalhador preencha seu próprio diário de saúde cotidianamente, com a compilação de todos os dados úteis para a detecção precoce dos sintomas do contágio por COVID-19.

A imagem mostra o diário de saúde cotidiano do trabalhador por meio da plataforma usBIM.COVID-19

usBIM.COVID-19: diário de sáude

A sequência dos diários médicos diários constituirá o registro de saúde pessoal de cada trabalhador.

Os dados são muito úteis para identificar qualquer infecção e para conhecer as tendências e os dados estatísticos de todos os trabalhadores da empresa.

O médico competente avisado pode entrar em contato imediatamente com o trabalhador e prosseguir para um telediagnóstico imediato graças a uma vídeochamada entre a plataforma e o smartphone, até afim de iniciar o procedimento de possível isolamento das pessoas infectadas. Portanto, será fácil ter os dados sintomáticos dos trabalhadores diariamente e, em seguida, receber informações detalhadas com suporte médico.

Videoconferência e sistema de controlo para informações, treinamento e controle dos EPIs

usBIM.platform permite, a qualquer momento, fazer uma vídeochamata da plataforma para o smartphone de um ou mais funcionários ao mesmo tempo. Isso permite que o trabalhador seja monitorado e controlado visualmente para fornecer informações apropriadas sobre os procedimentos a serem seguidos na implementação de determinadas atividades do grupo.

O sistema também permite que você verifique se os trabalhadores estão usando os dispositivos exigidos pelo procedimento e se estão fazendo isso corretamente.

A imagem mostra a plataforma usBIM.COVID-19 com recursos de telecontrole

usBIM.COVID-19: telecontrole para informação e treinamento

Portanto, a plataforma também é configurada como um sistema na nuvem para treinamento e informação accessíveis pelo smartphone em tempo real. O gerente de segurança poderá enviar ao pessoal todos os materiais de informação necessários para enfrentar a atividade em segurança, incluindo conteúdos de treinamento interativos ou na realidade virtual que permitam o treinamento adequado para a atividade a ser realizada.

Digitalização dos documentos de transporte (NF, MDF, DANFE, documentação da empresa)

usBIM.platform também pode ser usada para trocar ou registrar digitalmente a documentação entre a equipe interna e externa: por exemplo, técnicos de manutenção, correios, etc., sem necessariamente trocar manualmente papeladas.

Além de minimizar a possibilidade de contágio por COVID-19, a digitalização dos documentos por meio da plataforma BIM isso aumenta a produtividade do sistema graças à troca de informações e à documentação digital entre os vários departamentos da empresa.

Fale conosco

Para obter mais informações sobre o projeto ou até para propor sua colaboração, envie um e-mail!

usbim-platform
usbim-platform