Criar os elaborados de projeto de forma automática a partir de um modelo BIM e obter de forma simples e personalizada as pranchas executivas. Eis um exemplo inspirado no projeto de Casa en los Cisnes

Usar um software BIM permite simplificar e acelerar o trabalho dos desenhadores.

Os profissionais que decidem adotar a metodologia BIM conseguem obter muitas vantagens em termos de qualidade, simplicidade de desenho e tempos de execução.

Os software BIM para a arquitetura oferecem, na verdade, ferramentas e tecnologias capazes de acelerar e automatizar processos. Isto para garantir uma considerável poupança de tempo para o desenhador, juntamente com uma maior precisão e cura dos detalhes.

Entre as características principais há a possibilidade de criar de forma automática todos os elaborados de projeto (plantas, elevações, cortes, axonometrias, vistas em corte isométricas, relatórios, tabelas e ábacos) e obter facilmente as pranchas executivas personalizadas.

Vamos continuar a ter como modelo de referência o projeto da residência unifamiliar de Casa en los Cisnes e vejamos como obter de forma automática todos os elaborados de projeto.

Já analisemos esse projeto como exemplo para a realização de espaços exteriores. Em particular, vimos como é possível modelar facilmente uma piscina de profundidade variável com um software BIM para o desenho arquitetônico.

Casa en los Cisnes: organização arquitetônica dos espaços

Casa en los Cisnes é uma residência unifamiliar realizada pelo arquiteto Esteban Fallone e situada em Club De Campo Abril (Buenos Aires).

A estrutura caracteriza-se pela presencia de dois volumes ortogonais.

O rés-do-chão é ligado diretamente ao jardim através de janelas em fita que garantem aos ambientes interiores uma maior quantidade de luz natural.

No rés-do-chão ficam a área de estar, uma cozinha open space, um pequeno estúdio, um banheiro e a área de lavanderia.

 

Planta do rés-do-chão

Planta do rés-do-chão

No primeiro andar, dedicado à área de dormir, ficam um amplo quarto de casal com banheiro e outros dois quartos com casa de banho privada.

Os dois andares são ligados por uma escada interna.

Primeiro andar de Casa en los Cisnes

Primeiro andar de Casa en los Cisnes

Vejamos como realizar, graças ao uso do software para o desenho arquitetônico BIM Edificius, os elaborados de projeto (plantas, elevações, cortes, vista em corte isométrica).

Realizar os elaborados de projeto: planta, elevação, corte e vista em corte isométrica

Com Edificius é muito fácil realizar os elaborados de projeto a ser inseridos nas pranchas executivas.

Começamos do rés-do-chão. Usando a função planta, vamos realizar a prancha executiva do projeto. Em seguida e de forma semelhante, mediante as funções elevação e corte, vamos realizar os outros elaborados.

Podemos gerir os estilos de representação gráfica dos elaborados e definir o dimensionamento dos ambientes. Eventualmente podemos também inserir detalhes de construção para cada elemento constitutivo do nosso edifício.

Selecionando o contorno (no elaborado corte) podemos ativar a função vista em corte isométrica, à qual é possível atribuir várias propriedades: cor e transparência. Além disso, mediante a função cortar ou não cortar, é possível selecionar os objetos para cortar ou não cortar.

Também podemos realizar um render estático da nossa vista em corte isométrica, ou vê-la e verificá-la em tempo real graças à Renderização em Tempo Real.

Vista em corte isométrica realizada com Edificius

Vista em corte isométrica realizada com Edificius

 

Realização das pranchas executivas: Casa en los Cisnes

Utilizando Edificius, podemos mover-nos dentro da prancha executiva e, com um simples Arrastar&Soltar, inserir os elaborados realizados:

  • elevação
  • planta
  • corte
  • vista em corte isométrica.

 

Vimos então como, com um software BIM para o desenho arquitetônico, é simples e intuitivo criar os elaborados de projeto de forma automática a partir de um modelo e obter de forma personalizada as pranchas executivas.

 

Eis alguns render realizados com Edificius.

 

Precisas de um software para o desenho arquitetônico que te ajude a realizar os elaborados de projeto de forma fácil? Testa grátis Edificius