Como podemos otimizar e personalizar a renderização de interiores usando um software BIM para o desenho arquitetônico? Vamos descobrir alguns truques

No desenho arquitetônico o uso de software BIM constitui uma vantagem quer para o desenhador quer para o cliente.

Graças a tecnologias como a Renderização em Tempo Real o desenhador pode verificar em tempo real a validade das próprias escolhas de projeto. Além disso, pode mostrar o desenho ao cliente com uma panorâmica precisa dos volumes e dos espaços a fim de sugerir alterações e deixar que o mesmo cliente participe de forma ativa no processo de projeto.

As vantagens da renderização são muitas:

  • menor desentendimento sobre as escolhas de projeto;
  • poupança de tempo;
  • maior partilha de informações;
  • um controle mais pontual e coerente do projeto.

Nos software BIM para o desenho arquitetônico são constantemente implementadas novas ferramentas e funções capazes de melhorar e acelerar o inteiro processo de desenho.

Com um único software hoje é possível, com poucas e simples etapas, realizar projetos de arquitetura BIM e renderizações de interiores fotorrealísticas graças a funções avançadas para a otimização das imagens.

Como realizar renderizações de interiores personalizadas e de qualidade

Com o software para projetos de arquitetura BIM Edificius, é possível aproveitar funções avançadas para otimizar e personalizar a renderização de interiores. Vejamos o que é preciso fazer para obter resultados com poucas e simples etapas.

A partir do nó níveis, vamos selecionar do menu o objeto Câmera.

Seleção ferramenta câmera

Seleção ferramenta câmera

Com um clique do mouse vamos selecionar o ponto onde queremos colocar a câmera e com outro clique vamos definir a direção do enquadramento (podemos configurar de forma rápida a posição e a orientação do ponto de vista da cena).

Inserção e colocação ferramenta cãmera

Inserção e colocação ferramenta câmera

A partir do menu Câmera é possível otimizar ainda mais a cena mediante funcionalidades dedicadas que permitem melhorar a posição e a direção da vista (mover-se e caminhar dentro da cena, girar a vista da cena, etc.).

Menu otimização cena do render

Menu otimização cena do render

Do menu “Luz” podemos alterar a iluminação da cena (luz difundida, luz direita, spot câmera).
Além disso, é possível criar uma pré-visualização do render para identificar rapidamente eventuais imperfeições e fazer outras correções.

Definição iluminação da cena e pré-visualização do render

Definição iluminação da cena e pré-visualização do render

Configurada a cena, é então possível gerar o render.

Uma barra de progresso irá assinalar o estado de progresso da criação do render, que pode ser interrompida em qualquer momento graças ao específico botão Finalizar.

Barra de progresso na criação do render

Barra de progresso na criação do render

 

Precisas de um único software para o desenho arquitetônico e a renderização de alta qualidade? Baixa Edificius e testa-o grátis por 30 dias