Modelagem espaços exteriores com um software BIM. Eis como construir rapidamente o modelo digital do terreno a partir das curvas de nível de um arquivo DWG e como inserir todos os elementos de detalhe da paisagem

No desenho dos espaços exteriores são muitos os aspeitos para ter em conta e não negligenciar. O exterior, em particular o jardim, sempre deve ser considerado como um todo. É, portanto, desejável uma colaboração entre o paisagista e o desenhador da casa, a fim de harmonizar arquitetura e paisagem. Não é fácil conseguir combinar e integrar a parte funcional com o jardim: instalações de água e iluminação, movimentação terreno, elementos de mobiliário, passagens para pedestres e carros são o fundamento de um trabalho realizado de forma precisa e, portanto, devem ser considerados parte integrante do jardim.

Para desenhar um jardim moderno é preciso brincar com os espaços para criar a ilusão de uma grande área, mesmo quando o jardim é pequeno.

Graças à tecnologia BIM é possível desenhar, verificar e alterar todas estas fases do desenho dos exteriores, pois com um único software é possível gerir de forma digital os vários aspetos do desenho arquitetônico e da modelagem do terreno. Além disso, tal software permite integrar mobiliário e vegetação.

O desenho

O desenho em questão é uma residência unifamiliar de dimensões modestas realizada no Brasil.

Vista render da área exterior

Vista render da área exterior

A estrutura é feita de concreto armado e organizada em dois níveis: porão e primeiro andar.

Rés-do-chão

Rés-do-chão

Primeiro andar

Primeiro andar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No porão, acessível mediante um estacionamento com uma leve inclinação, ficam a garagem e a entrada principal que, através de uma escada, leva ao andar de cima.

Escadas externas

Escadas externas

A caixa de escada foi realizada em vidro para garantir uma continuidade visual entre interior e exterior, bem como uma maior iluminação natural.
O estacionamento que conduz ao edifício foi realizado com especiais cuidado e precisão.
O percurso da estrada tem uma tendência planimétrica em forma de “S”. Ao lado dela encontra-se uma rampa de escadas para a passagem dos pedestres.

Escada lateral para pedestres

Escada lateral para pedestres

Vejamos como com Edificius, o software para projetos de arquitetura BIM, é possível desenhar um estacionamento e inserir todos os elementos de detalhe da paisagem em poucas simples etapas.

Modelagem e realização estacionamento

A realização do estacionamento e o arranjo exterior ocorrem a partir do ambiente terreno.
Para definir a tendência e a forma especial do estacionamento vamos importar uma planta em formato .dwg, que servirá de base para configurar a amplitude e os respetivos pontos de enganche.

Com os snap magnéticos vamos seguir a tendência planimétrica da planta em DWG.
Na vista 3D vamos definir a tendência altimétrica atribuindo a cada ponto a respetiva cota. Em seguida, vamos ligar o patamar de partida à entrada da garagem e o de chegada à estrada.
Adicionemos então o talude usando a ferramenta de geração automática Adicionar talude, a fim de ligarmos o estacionamento ao terreno circundante.

Modelagem estrada com a ajuda de um software

Insiramos uma mureta principal à beira do estacionamento usando a ferramenta Sólido em Terreno. Na barra de ferramentas das propriedades na opção perfil vamos escolher da livraria uma forma retangular.

Ocultemos de forma temporária o terreno utilizando a função Transparência terreno e, graças à ferramenta Varinha mágica, selecionemos o estacionamento para inserir de forma automática a mureta perimetral que irá seguir a forma do mesmo.

Insiramos então a estrada que delimita o nosso edifício. Neste caso também, sempre da vista 3D, vamos atribuir a cada ponto a respetiva cota e vamos ligar a estrada ao terreno circundante mediante a função Adicionar talude.

Inserção textura estacionamento

Enfim, apliquemos os materiais de alta definição disponíveis da livraria de Edificius. Os parâmetros de tais materiais podem ser alterados de acordo com as próprias exigências para obter um efeito que seja o mais realista possível.

 

Vê o vídeo de resumo:

 

Deves desenhar espaços exteriores? Testa agora grátis Edificius, o software para projetos de arquitetura BIM.