Como realizar um projeto em 3D com um software BIM: como foram feitos os detalhes para reproduzir o projeto da Casa Altabrisa 24, a residência mexicana em estilo contemporâneo

Hoje analisaremos as escolhas que foram feitas com um software de desenho arquitetônico BIM para a execução de uma habitação unifamiliar.

O projeto foi selecionado porque concentra a atenção à orientação e à definição dos espaços.

Desenhar com um software BIM: contextualização de Casa Altabrisa 24

Casa Altabrisa 24, concebida pelo grupo Arquidecture, está localizada em Mérida, na península de Yucatán no México. É uma residência com um traço decididamente moderno que abrange uma área de 7.650 m2.

Foi dada especial atenção à definição dos espaços dedicados às atividades diárias, com constante referência aos modelos culturais e ambientais locais, utilizando áreas externas e terraços, que são elementos recorrentes na arquitetura histórica de Yucatán, caracterizada por pátios e jardins integrados em espaços fechados.

Renderização em Tempo Real e textura 3D com características HD

Com o Rendering em Tempo Real integrado com o BIM se faze arquitetura vendo em tempo real o resultado das suas escolhas de desenho. São os objetos BIM os que tem as características HD (textura 3D) para criar um resultado de alta qualidade.

Características do projeto realizado com o software BIM Edificius

Orientação, características ambientais e sobretudo a diferenciação das áreas em base as funcionalidades são os elementos fundamentais do desenho de Casa Altabrisa.

Os espaços, de fato, são definidos de acordo com as diferentes atividades diárias de seus habitantes: espaços que promovem convivência, vida social e outros utilizados exclusivamente para as atividades da família, com a separação em 2 áreas principais, social e familiar.

A área social se espalha na parte exterior como um espaço comum polivalente, um jardim contemplativo que abre para o terraço, a piscina, o lounge bar e um salão espaçoso onde gastar o tempo livre em plena independência do resto da casa.

Vista da planta de Casa Altabrisa24

Vista da planta de Casa Altabrisa24

A área familiar é gerada por uma parede de pedra que se estende sobre o terraço e marca a entrada para esta área que se espalha em 2 níveis com 5 quartos, dos quais três no andar superior e dois no piso inferior.

As 2 áreas assim concebidas são articuladas para dentro através da cozinha, um real ponto de junção para a distribuição dos espaços que compõem a residência. Também tem acesso direto do garagem, sem ter que passar por a área social.

Grande atenção foi colocada no isolamento térmico e na orientação solar, com o uso de paredes duplas com uma camada intermédia de poliestireno e uma orientação cuidadosa das superfícies tanto para o sol quanto por o vento, com sistemas de proteção solar para evitar o acumulo de calor nos ambientes internos e minimizar o uso das instalações.

BIM 5D: no Edificius o orçamento é integrado

Indo para ver o resultado final conseguido com Edificius podemos ver como pode obter o orçamento automático e dinâmico a partir do modelo BIM, a cada variação do arquitetônico corresponde uma variação do orçamento e dos custos do projeto. Poderá estender as funcionalidades através da integração com PriMus, o software para orçamento de obras mais utilizado em Itália.

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM