Como escolher os objetos de acordo com o uso dos mesmos no desenho com um software BIM para o projeto arquitetônico?

O desenho arquitetônico com um software BIM é realizado através do desenho de objetos mediante um impute 2D e/ou 3D.

É então muito importante perceber como desenhar de forma correta os objetos invólucro, mureta, preenchimento, invólucro horizontal e laje. Igualmente importante é o uso e o posicionamento corretos dos mesmos no desenho.

Vamos ver como fazer isso usando o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius.

Objeto arquitetônico Invólucro

Vamos iniciar utilizando o invólucro para delimitarmos os ambientes do edifício. Para fazer isso é suficiente selecionar o objeto Invólucro do menu dos objetos de Edificius e desenhar os ambientes usando o botão esquerdo do mouse para fixar os pontos na prancha.

Seleção invólucro_Desenho ambientes_Edificius

Seleção invólucro

Objeto arquitetônico Ambiente

Depois de ter fechado os ambientes é preciso selecionar o objeto Ambiente do menu dos objetos e clicar com o botão esquerdo do mouse dentro dos ambientes. No box das Propriedades é possível personalizar as propriedades do objeto ambiente.

Seleção ambiente_Propriedades ambiente_Edificius

Seleção ambiente e propriedades ambiente

Objeto arquitetônico Mureta

Aos ambientes desenhados vamos adicionar uma varanda. Para desenhar uma varanda é suficiente selecionar o objeto Mureta do menu dos objetos e desenhar, usando o botão esquerdo do mouse, a mureta para delimitar a varanda. No box das Propriedades é possível alterar as características da mureta, tais como a altura, o comprimento e a cota.

Seleção muretas_Desenho varanda_Edificius

Seleção muretas e Desenho varanda

 

Desenho varanda_Edificius

Desenho varanda

Objeto arquitetônico Preenchimento

Neste momento vamos inserir no desenho o objeto Preenchimento para indicarmos a presença de drenagens. Basta, na verdade, selecionar o objeto Preenchimento do menu dos objetos de Edificius e desenhar na prancha uma drenagem com a máxima simplicidade.

Seleção preenchimento_Desenho drenagem_Edificius

Seleção preenchimento e Desenho drenagem

Objeto arquitetônico Invólucro horizontal

Vamos inserir no desenho as lajes utilizando o objeto Invólucro horizontal a partir do menu dos objetos. Para desenhar as lajes é suficiente fixar os relativos pontos no desenho utilizando o botão esquerdo do mouse.

Invólucro horizontal_Desenho laje_Edificius

Invólucro horizontal e Desenho laje

Para finalizar o desenho da laje é preciso selecionar a opção Finalizar do menu local, que se ativa clicando com o botão direito do mouse.

Fechamento desenho laje_Edificius

Fechamento desenho laje

Objeto arquitetônico Laje

Para desenhar a laje das varandas, ao invés, é preciso selecionar o objeto Laje do menu dos objetos e fixar os relativos pontos no desenho.

Seleção e Desenho laje_Edificius

Seleção e Desenho laje

Para finalizar o desenho da laje é necessário selecionar a opção Finalizar do menu local, que se ativa clicando com o botão direito do mouse.

Fechamento desenho da laje_Edificius

Fechamento desenho da laje

Selecionando a vista 3D de Edificius é possível vermos os objetos que acabámos de desenhar também em 3D. Selecionando na vista cada objeto, as relativas propriedades irão aparecer no box das Propriedades ao lado.

Vista 3D objetos desenhados_Edificius

Vista 3D objetos desenhados

Descobre todas as funcionalidades do software BIM para o desenho arquitetônico Edificius e baixa agora grátis por 30 dias.