Como podemos entender e conhecer um software BIM para o desenho arquitetônico e as relativas principais funções em pouco tempo? Remodelando o projeto da mansão Marbella II, vamos descobrir o potencial de Edificius

A arquitetura sempre teve um relacionamento estável com a visualização gráfica, entendida como algo diferente de plantas e esquemas. Por um lado os desenhos técnicos descrevem os requisitos funcionais de um edifício, por outro os desenhos fornecem uma ideia da estrutura final igualmente importante para o ciclo de construção.

A renderização em tempo real com um software BIM

As renderizações são produzidas por muitas razões. Na maioria dos casos, são comissionadas nas fases iniciais dos concursos ou dos resumos de projeto, para dar ao cliente uma ideia inicial da visão do arquiteto. Posteriormente, podem ser produzidas para ilustrar volumes ou perspectivas, para demonstrar que uma nova construção é apropriada e se harmoniza com o ambiente circundante: uma janela do presente para o futuro.

A renderização em tempo real presta-se ainda mais a esta função: ver em tempo real as escolhas e as soluções que se querem realizar e em que medida essas têm um impacto no cliente.

Todas estas características são parte integrante do software BIM para o desenho arquitetônico 3D Edificius.

Para dar vida, ao máximo, a todo esse potencial vamos importar os arquivos dwg(DXF) do projeto de Marbella II realizado pelo escritório madrileno A-cero.

O desenho arquitetônico de Marbella II

A mansão fica nos arredores de Puerto Banús, um dos sítios mais exclusivos e elegantes da Costa del Sol, a poucos quilómetros de Marbella.

A área, em forte expansão, onde fica a mansão Marbella II encontra-se num cume de uma colina muito perto da costa, invadido pela vegetação mediterrânica.

O terreno onde fica a mansão tem um grande declive que desce para o Sul na direção da estrada de acesso. Esta característica conduziu ao design da casa, que foi adaptado ao contexto para garantir a fantástica vista do mar Mediterrâneo.

Elevação de Marbella II realizado com Edificius

Elevação de Marbella II realizado com Edificius

A renderização permitiu que os desenhadores e os clientes vissem o efeito real das escolhas arquitetônicas e dos materiais para usar. Desta forma foram realizados, na medida do possível, os desejos dos donos.

O potencial de um software BIM para o desenho arquitetônico

Graças a Edificius e às características de um software BIM com a renderização em tempo real integrada, conseguimos reproduzir todos os aspeitos do projeto: a partir do potencial do software CAD 2D e 3D nativo DWG, até a possibilidade de obter levantamentos diretamente da cartografia de Google Maps.

Com um único software podes desenhar elementos arquitetônicos e espaços exteriores, como o caminho de lajes com formas geométricas que atravessa um corpo de água e leva a porta da frente.

Organização dos espaços de Marbella II

Todos os quartos têm vista para a parte de trás da casa, onde também ficam a varanda, a piscina, o jardim e um campo de ténis.

Deste lado da casa as janelas com vidros escuros são maiores, para ligar idealmente o exterior ao interior.

A propriedade inteira é coberta com lajes de travertino.

No interior, a casa é caracterizada por grandes espaços abertos, todos iluminados por luz natural.

 

Marbella II consiste em três níveis.

No rés-do-chão ficam todos os espaços públicos: a sala de estar, a cozinha, a sala de jantar, uma casa de banho e uma pequena despensa.

No primeiro andar encontram-se todos os quartos e um pequeno estúdio.
A cave, pelo contrário, é dedicada ao relaxamento, com um spa, uma piscina interior, um ginásio e a garagem. A luz natural chega até este último nível graças ao grande pátio central, que é o núcleo da casa.

 

Clique aqui para ter mais informações e baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM