Aqui está um exemplo prático para conhecer como é simples converter para o formato IFC um modelo 3D realizado com SketchUp

A metodologia BIM permite integrar num único modelo todas as informações úteis à fase de projeto, ou seja, as informações relativas aos aspectos arquitetônico e estrutural, às instalações, etc.

A metodologia BIM, na verdade, baseia-se na colaboração entre os vários atores envolvidos no ciclo de vida de uma edificação a fim de inserir, extrair, atualizar ou alterar as informações incluídas no modelo da própria edificação.

Tudo isso é possível graças ao IFC: um particular formato de dados aberto e não proprietário que permite a colaboração entre os protagonistas do processo de construção, facilitando a troca de informações de forma segura e sem risco de perda de dados.

Para simplificar e melhorar o trabalho dos projetistas, foram desenvolvidos softwares capazes de converter qualquer modelo para o formato IFC.

Como converter para o formato IFC um modelo 3D graças à utilização de um software

usBIM.viewer+ é o software gratuito de ACCA software, essencial para a comunicação na plataforma das várias equipes que colaboram à definição do modelo BIM. Este software permite visualizar, alterar, converter e exportar documentos IFC2x3 a partir de arquivos dwg e outros arquivos de modelos 3D de AutoCAD® (.dwg), SketchUp (.skp), 3D Studio Max® (.3ds) e muito mais.
Neste pequeno exemplo iremos ver como é fácil e rápido converter para o formato IFC um objeto de SketchUp (.skp).

A partir da tela de usBIM.viewer+, podemos criar um novo trabalho e carregar o modelo 3D.

Conversão de modelos 3D para o formato IFC com usBIM.viewer

Conversão de modelos 3D para o formato IFC com usBIM.viewer

Importação arquivo visualizador IFC-usBIM.viewer

 

Vamos atribuir um nome à entidade e definir a unidade de medida utilizada para realizar o modelo, que deveremos depois associar à classe IFC de referência.

Seleçaõ-modelo-IFC_visualizador-IFC-usBIM.viewer

Enfim, iniciamos a conversão e inserimos o objeto no modelo.

Início conversão-IFC_visualizador-IFC-usBIM.viewer

Vimos como, de forma extremamente rápida e fácil, é possível converter um arquivo sketchUp para o formato IFC.

Graças a usBIM.viewer+, também podemos exportar para o formato arquivo IFC2x3 e adicionar propriedades aos arquivos IFC para que as informações já existentes sejam enriquecidas com outros dados técnicos, comerciais, estruturais, além dos dados relativos a instalações e orçamento, sem dever possuir um software de BIM authoring (autoria BIM).

Aqui está um vídeo que explica como converter um modelo 3D para o formato IFC.

 

 

Visualize os arquivos IFC dos modelos BIM, converta os seus arquivos DWG para o formato IFC e escreva as propriedades dos arquivos IFC. Baixe grátis usBIM.viewer+