Como iluminar naturalmente um porão: a criação de um socalco com um software BIM para arquitetura, cavado no jardim para dar luz à área de bem-estar

O projeto de Park-House, residência de Madrid criada por o estudo arquitetura A-cero, consegue abarcar perfeitamente fusão e simbiose entre a vila e o parque que a rodeia.
A atenção e o cuidado que os designers tem dedicado aos  muitos detalhes é devida principalmente à grande capacidade de fazer ajustes e alterações ao desenho. Desta maneira se atendem as exigências especificas relacionadas ao estilo de vida dinâmico dos componentes do núcleo familiar: o prazer de receber e acolher, a necessidade de trabalhar em casa, o esporte, o contato com a natureza e a paisagem circundante.

Abertura do socalco no jardim de Park-House

Abertura do socalco no jardim de Park-House

Passeando ao redor de Park-House, uma escadaria se abre caminho entre o terreno e os muros da casa. A intenção dos designers foi aquela de relacionar diretamente o interior da casa com o parque, revelando os amplos espaços subterrâneos que tomam luz de um socalco em redor de amplas janelas.

abertura_porao_A-cero

Abertura de um porão em uma residência feita pelo estudo arquitetônico A-cero

Vamos agora a reproduzir com Edificius, software BIM para arquitetura, a realizações das soluções estudadas e propostas pela equipe de A-cero.

Criar um desaterro no terreno com um software BIM

Depois de fazer uma escavação no terreno do tamanho que necessitamos para dar luz ao porão, vamos proceder, graças ao uso da função ‘Linhas guia paralelas’, com a definição daqueles que serão os socalcos. Depois com a função ‘Movimentação de terra’ vamos atribuir por cada socalco a cota desejada, inserindo os dados no painel das propriedades.

Criação das janelas com um software BIM

O objetivo do socalco é fornecer vista e iluminação aos porões. Selecionamos a parede vertical da casa, desta maneira vamos abrir a aba das propriedades onde vamos poder definir as dimensões do furo dentro do qual será inserida o vitral.

Criação de escadarias para um socalco com um software BIM

Para avançar no desenho de forma mais suave, a partir do nó BIM de nosso software vamos esconder a visibilidade dos níveis acima do solo, que sucessivamente podemos restaurar.

Procedemos agora com a configuração das características das muretas do espelho de nossas escadarias. Estas também irão servir como muretas de contenção da escadaria depois de ter movimentado o terreno.

Todas as muretas tem as mesmas medidas, podemos, então trazê-las para cada espelho simplesmente copiando e colando. Para o cobertor tentaremos logo atribuir um material/textura através do catalogo dos materiais. Neste caso o material escolhido será o gramado.

Inserção da vegetação com um software BIM

Para completar o socalco e harmonizá-lo com o ambiente circundante tentaremos inserir os elementos de vegetação. Selecionando a ferramenta vegetação vamos poder escolher do catálogo especifico o tipo de plantas, densidade, dimensão e ordem. Vamos dar desta maneira a sensação que o parque siga a escadaria até entrar na área de aptidão da residência Park-House.

Desta maneira vamos ter completada a criação do desenho do socalco.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM