Definição dos ambientes e níveis em um software BIM: como definir as características dos ambientes e como gerir os níveis com a definição das cotas de um edifício com um software BIM para o desenho arquitetônico.

O BIM mudou e está mudando sempre para melhor as capacidades de desenhar, construir e gerir os edifícios. Isso ocorre  enquanto é uma abordagem de trabalho que otimiza da melhor maneira informações e recursos disponíveis, tornando conseqüentemente também mais rápido o trabalho dos técnicos. Tudo isso é devido principalmente ao imediatismo com o qual graças ao digital podemos obter as principais informações básicas sobre cada objeto e, se necessário, podemos também mudar-las com a mesma velocidade.

Em um software BIM as condições para criar um desenho único, no menor tempo possível e da maneira mais confiável, são fornecidas graças à completa gestão dos Níveis do edifício e à personalização dos Ambientes.

Em particular vamos ver como inserir as lajes, definir as características dos ambientes, gerir os níveis com a definição das cotas e copiar os elementos de um plano para outro utilizando o BIM para o desenho arquitetônico Edificius da ACCA software.

Definição dos ambientes e dos níveis

Começamos desenhando uma laje, para fazer isso você deve selecionar o objeto Invólucro horizontal e pressionar com o botão esquerdo do mouse a face interna do elemento (viga, pilar, etc.) e desenhar o primeiro segmento da polilinha da laje.

Quando a segunda extremidade do traço está posicionada corretamente clicamos no ponto da prancha para fixar-la, isso oferece diretamente a modalidade para o desenho do segundo traço da polilinha.

Clicamos no ponto da prancha onde deve ser colocada a segunda extremidade do segundo traço e continuamos desta forma até ao desenho do penúltimo traço da polilinha.

Desenhamos o ultimo traço da polilinha e selecionamos a opção Finalizar do menu local da prancha para interromper e em seguida completar o desenho da laje.

Se precisamos desenhar uma laje com lados de forma particular (como por exemplo um arco) basta selecionar simplesmente a função Mudar em Arco na faixa de opções para mudar em arco o lado selecionado do laje.

Propriedades dos ambientes

Agora vamos ver como é fácil atribuir as propriedades a cada local do edifício definindo os quartos. Com o objeto “Ambiente” defina os ambientes internos do edifício desenhado obtendo em automático superfícies, volumes, etc. Para atribuir um ambiente a um local basta selecionar a função Ambiente na faixa de opções e clicar, com o botão esquerdo do mouse, na parte interna do ambiente de desenho.

Para cada ambiente atribuído é possível, utilizando o Box das propriedades, alterar livremente o nome das etiquetas, as características, os materiais, as cores, etc..

Propriedades dos níveis

Outra característica do software BIM Edificius, que simplifica o trabalho do usuário, é a gestão completa dos níveis. O usuário, de fato, ativando a seção Gestão NÍVEIS e subNíveis pode livremente adicionar, excluir e alterar os níveis do projeto com extrema elasticidade, especificando Cotas e Alturas.

Manager Niveis Edificius

Manager Niveis Edificius

Uma outra utilidade, do Box Entidade de Background do Edificius, permite visualizar, como fundo da prancha de desenho de uma planta, entidades já desenhadas para outras plantas.

Niveis primeiro andar

Niveis Edificius: primeiro andar

Neste caso é possível usar os snap aos objetos visualizados para desenhar livremente as entidades.

Propriedades Niveis Edificius

Propriedades Niveis Edificius

Sobre a prancha de um plano, por ultimo, é também possível copiar entidades já desenhadas sobre a prancha de um outro plano. Para usar este poderoso recurso é suficiente aceder ao Box Copia Entidade e especificar o Nível a partir do qual copiar, e os Níveis onde copiar.

O usuário é livre de fazer qualquer tipo de alteração às entidades copiadas.

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM