Quais podem ser as reais vantagens de desenhar edifícios públicos com um software BIM? Vamos descobrir algumas delas no desenho da Biblioteca de Daegu Gosan

A possibilidade de modelar um edifício coletivo, cativante e interessante, permite aproveitar ao máximo as potencialidades das ferramentas de desenho que utilizamos. Este é o caso que queremos aprofundar relativamente ao uso do software BIM para o desenho arquitetônico.

O projeto em que focámos a nossa atenção é o de uma biblioteca para construir em Daegu (Coréia do Sul), desenhada pelo escritório de arquitetura Martin Fenlon Architecture. Este projeto participou no concurso internacional de desenho arquitetônico que teve lugar em 2012.

Biblioteca pública de Daegu Gosan – o desenho

O projeto tem dupla função: uma cultural, sendo um lugar de estudo e leitura, e uma social, sendo um centro de encontro para a comunidade. A estrutura é limitada por um parque no lado norte e por ruas nos outros três lados.

O parque que leva à biblioteca é um espaço público com passeios agradáveis e espaços de lazer.

O edifício, ainda, tem um terraço externo limitado por duas lajes salientes, parcialmente inclinadas, que do rés-do-chão levam aos andares superiores, envolvendo a estrutura. O terraço é uma extensão do passeio público externo que do parque, mediante uma avenida arborizada, leva diretamente aos andares superiores da biblioteca.

Os níveis da biblioteca pública de Daegu Gosan

O edifício desenvolve-se por quatro níveis organizados em torno de um átrio central em altura total, conectados através de escadas que rodeiam este grande espaço espiral. O átrio permite acessar os escritórios responsáveis pela entrega dos livros emprestados, as salas de estudo, uma sala de conferências e, através de uma ampla escadaria, o andar superior.

A cobertura é composta por várias águas com inclinações diferentes. A vidraça posta nesta cobertura dispõe de perfis metálicos que têm uma função quer de suporte quer de proteção contra o sol.

No primeiro e segundo andar há amplos espaços onde encontramos estantes de livros, salas de leitura e áreas de acesso aos computadores.
A sala de leitura principal fica no segundo andar e é constituída por um ambiente a altura dupla, ligado ao terraço público no final do passeio externo.

A fachada exterior é feita por painéis de aço corten de cor laranja que recorda a cor típica dos templos coreanos antigos.

 

A laje saliente superior do terraço é constituída por aço corten na parte superior e alumínio na parte inferior, para que nela se reflitam as imagens da cidade.

O contraste de materiais que realçam a geometria do edifício recorda, em todo o caso, características típicas da arquitetura coreana.

Modelagem da biblioteca pública de Daegu Gosan com um software BIM

Tendo as plantas do desenho em formato imagem, podemos importá-las no software BIM para o desenho arquitetônico Edificius. Vamos escalar as plantas de acordo com uma medida de referência conhecida, a fim de obter uma referência do desenho.

Vamos avançar com o desenho de invólucros verticais e horizontais, vigas, pilares, escadas e parapeitos. Para a inserção dos pilares iremos usar a função de geração automática, de modo que sejam realizados com um simples clique depois de termos inserido uma grade magnética na posição deles.

Tendo em conta a particular forma da estrutura, a construção de grades magnéticas 3D torna-se funcional para obter adequados snap 3D de ligação, de forma que possam ser utilizadas quer na modelagem dos parapeitos das escadas quer no desenho dos perfis metálicos das vidraças.

 

Vamos inserir a articulada cobertura do edifício, composta por várias águas com inclinações diferentes, mediante o editor específico do telhado. Vamos atribuir às águas triangulares a inclinação adequada mediante três pontos posicionados em planta e depois em elevação no 3D.

 

Particularmente útil acaba por ser a função de adaptação automática dos invólucros ao intradorso das águas.

Uma vez definido o modelo do ponto de vista arquitetônico, vamos avançar com o desenho das luzes.

 

Por fim, vamos finalizar o desenho com a atribuição dos materiais em alta definição e a inserção do mobiliário incluído na Livraria Objetos BIM a fim de tornar o desenho mais detalhado.

 

Descobre como utilizar um software BIM para desenhar edifícios públicos. Baixa e testa grátis Edificius