Como desenhar uma mansão e os espaços exteriores com um software BIM para o desenho arquitetônico? Vamos descobrí-lo no projeto de Park House, com a análise detalhada das intervenções principais.

Um método para aperfeiçoar o uso de um software BIM para o desenho arquitetônico é reproduzir um projeto arquitetônico já realizado.

Esta atividade é muito útil para entender como e porquê os desenhadores fizeram certas escolhas e quais soluções foram propostas. Além disso, ajuda a perceber alguns truques relacionados ao uso do software que foi escolhido para a própria atividade profissional. Optar por um projeto, complexo mas ao mesmo tempo sugestivo, no qual trabalhar também pode tornar essa mesma atividade agradável.

Este é o caso da Park House, uma casa de 1.250 m2 construída num terreno de 1.700 m2 e localizada em Madri (Espanha), desenhada pelo escritório multidisciplinar A-cero. O projeto foi remodelado usando o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius.

Park House, o projeto

O projeto Park House caracteriza-se pela presença de volumes sobrepostos revestidos com pedra e grandes janelas pretas. Os volumes conferem movimento às fachadas da casa, dando um senso de dinamismo arquitetônico característico e que encontramos também em outros trabalhos realizados pela equipe de A-cero.

Organização arquitetônica dos espaços de Park House

O projeto de Park House está distribuído por três andares:

  • o porão inclui uma piscina interior, um ginásio, a garagem e outras áreas de serviço. Graças à presença de terraços integrados na vegetação, é possível obter iluminação de forma natural. A avenida arborizada que leva à entrada da garagem pendura suavemente da rua e dá um toque de beleza natural ao parque inteiro.
Porão_Park House

Porão

  • No rés-do-chão encontra-se a zona de estar. A entrada é caracterizada por um grande ambiente de altura dupla. O brilho e a simplicidade dos espaços valorizam a escala helicoidal com parapeitos de vidro. Também a sala de estar caracteriza-se pela dupla altura e, ao lado, encontramos uma sala de cinema, um escritório, uma sala de jantar, uma cozinha e casas de banho. Através de uma grande janela, é possível aceder a varanda, que é a porta de acesso ao parque e à piscina exterior. A grande porta de entrada da casa tem um design único e usa os mesmos materiais recorrentes da casa, ou seja vidro preto e aço.
Primeiro andar_Park House

Primeiro andar

  • O primeiro andar é destinado à zona de dormir com cinco quartos e casas de banho anexas. Cada quarto está organizado para que possa receber luz natural através das janelas de correr que dão para o jardim.
    Rés-do-chão_Park Hotel

    Rés-do-chão

    Os acabamentos da casa têm um elevado padrão de qualidade, por exemplo os pavimentos de madeira e pedra, ou a pintura lacada das paredes. Em toda a casa, o estilo é minimalista e dá uma sensação de elegância e simplicidade.

Corte_Park House

Corte

Desenho de Park House com Edificius

Para reproduzir o projeto de Park House com o software BIM Edificius é preciso começar importando as plantas do projeto. Com Edificius é possível executar a importação com vários formatos (por exemplo ‘.dwg’ ou ‘.dxf’).
Uma vez posicionados os elementos como os invólucros horizontais, os pilares, as lajes, serão colocadas as esquadrias, que, como todos os objetos 3D, podem ser editadas de acordo com as necessidades ou as preferências estilísticas.

Todos os objetos e os matérias utilizados para a realização da mansão estão disponíveis na Livraria dos objetos BIM de Edificius e, então, podem ser usados para tornar qualquer projeto o mais próximo possível da realidade.
Em fase de remodelagem dos vários espaços e objetos, um aspeto interessante foi a edificação da escada helicoidal do rés-do-chão da casa.

Modelagem escada

Através do elemento arquitetônico escada foi possível, graças ao relativo editor, conferir-lhe uma forma de hélice. Ao contrário, usando o elemento muro foi possível inserir o parapeito.

Modelagem piscina

Para realizar a piscina exterior foi inserido o elemento piscina no terreno.

Esta ação resultou na escavação automática no terreno de acordo com o relativo posicionamento. O fundo, em níveis variáveis, foi obtido usando e modelando os objetos arquitetônicos escada com patamar e rampa.

Modelagem terraços

Outra solução interessante, tratada engenhosamente graças ao uso do software BIM Edificius, foi a realização de terraços para dar vista e iluminação aos pisos subterrâneos.

Graças aos movimentos do solo no ambiente terreno, foi possível atribuir a cada socalco a altura desejada. Para integrar o terraço no contexto foram, então, inseridos árvores e arbustos mediante a ferramenta de vegetação. Uma vez concluído o projeto, aplicam-se algumas texturas de alta definição.

Além disso, é possível aplicar alguns filtros, personalizáveis um para o outro, para realizar renderizações foto realísticas ainda mais cativantes.

Começa tu também a desenhar com um software BIM para o desenho arquitetônico. Baixa agora grátis Edificius por 30 dias