Como se pode projetar e desenhar uma fachada com um software BIM para a arquitetura? Eis os vídeos realizados pela Daegu Gosan Public Library com Edificius

Remodelar o projeto da Daegu Gosan Public Library, realizado pelo escritório MARTIN FENLON ARCHITECTURE, faz-nos compreender como os desenhadores abordaram certas escolhas arquitetônicas e que tipo de soluções propuseram.

Nos seguintes vídeos de detalhe vamos desenhar uma fachada cortina, adaptando-a ao layout do edifício. Além disso, vamos modelar os elementos metálicos com função de Brise-soleil antepostos à fachada.

Inserção dos pilares para a fachada da Daegu Gosan Public Library

Min 00:00 – Vamos usar a ferramenta “Linha guia paralela” a fim de obtermos os snap para posicionarmos os pilares.

Min 00:55 – Vamos inserir os pilares de aço de dimensão 250×250 mm em planta nos pontos anteriormente definidos mediante as linhas guia. Na vista 3D vamos alterar a altura dos pilares conectando a alça na parte superior do pilar ao intradorso do sótão.

Inserção da fachada cortina

Min 00:00 – Vamos inserir uma base de apoio metálica da fachada cortina usando o objeto “EXTRUSÃO(sólido)“. Da caixa de ferramentas das propriedades na opção Perfil da seção Características vamos escolher um perfil retangular 250×50 mm.

Min 00:55 – Vamos construir a fachada cortina no CATÁLOGO USUÁRIO do objeto JANELA. Clicando no botão direito do mouse vamos adicionar um novo elemento escolhendo a opção retangular. Vamos então personalizar a fachada cortina. Em particular, atribuimos as dimensões da fachada e do quadro, e definimos os materiais.

Min 02:20 – Fechado o Editor, vamos inserir a janela criada em 3D entre um pilar e o outro. Na zona da escadas é preciso modelar o perfil da fachada cortina escolhendo mediante o botão direito do mouse a opção “Adicionar perfil superior/inferior“.

Realização dos Brise-soleil

Min 00:00 – Vamos construir as grelhas magnéticas para obtermos os snap de engate para o traçamento dos elementos metálicos com função de Brise-soleil.

Min 01:48 – Vamos selecionar o objeto “EXTRUSÃO(sólido)” e, a partir da caixa de ferramentas das propriedades na opção Perfil da seção Características, vamos escolher um perfil retangular 300×30 mm. Vamos, portanto, traçar as extrusões com a ajuda dos snap das grelhas magnéticas, já tendo impostado oportunamente o alinhamento a partir da caixa de ferramentas das propriedades.

 

Clica aqui para teres mais informações e baixares Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM