Como podemos inserir e realizar uma piscina externa numa estrutura sem jardim? O exemplo do uso do telhado plano para o projeto Nahil Kan

Frequentemente nas fases de projeto e desenho de um edifício têm-se em alta conta as características dos espaços externos, a superfície deles, a disposição. Contudo, há outro espaço ao qual é preciso dar atenção, não apenas do ponto de vista funcional: o telhado.

O telhado pode ser um ambiente adicional, com características várias e importantes para o desenvolvimento das dinâmicas da vida cotidiana.

Tendo disponível uma inteira estrutura ou apenas o último andar, é possível planejar alterações para obter um terraço ou até uma piscina.

Utilizando um software BIM para o desenho arquitetônico, vamos reproduzir no detalhe a solução realizada pelo arquiteto Hugo Mur para o projeto Nahil Kan.

Desenho de uma piscina no telhado

O projeto Nahil Kan inclui um complexo residencial composto por 4 edifícios e um outro edifício central para fins comerciais. A estrutura, construída completamente sobre pilotis, desenvolve-se em 4 andares.

No último andar, no nível da cobertura, foi desenhada uma piscina com um design elegante, realizada em perfeita harmonia com as linhas do projeto arquitetônico.

Vista da Piscina

Vista da Piscina

Como podemos ver na planta aqui em baixo, a estrutura da piscina fica suspensa entre os dois blocos centrais do complexo residencial.

Planta da estrutura Nahil Kan

Planta da estrutura Nahil Kan

Nas duas extremidades da piscina há elementos arquitetônicos com vigas curvas que caraterizam a fachada do edifício e, ao mesmo tempo, oferecem um agradável abrigo contra os raios do sol.

Detalhe da piscina

Detalhe da piscina

A posição da piscina oferece uma vista panorâmica a 360° do ambiente circundante.
Para garantir uma maior proteção, ao longo do inteiro gabarito da piscina ficam grades de aço e vidro.

Grade e posição da piscina

Grade e posição da piscina

O acesso direto à cobertura é garantido pelos dois blocos centrais que, através de passadiços e uma estrutura de escadas de aço, levam aos vários andares.

Escadas e passadiços da piscina

Escadas e passadiços da piscina

 

Reprodução da piscina com Edificius

Vejamos como realizar com Edificius, o authoring BIM para o desenho arquitetônico, uma piscina no telhado.

Do menu lateral vamos selecionar o nível “cobertura” e, através do uso das linhas guias, vamos obter os pontos de snap para inserirmos os objetos “lajes”.

Atribuindo a cada uma delas espessuras diferentes, podemos realizar de forma simples os degraus de acesso à piscina.

Laje

Laje

Para acelerarmos o inteiro procedimento, vamos selecionar as lajes que constituem os degraus de acesso a fim de copiá-las e subsequentemente reproduzí-las no bloco adjacente.

 

Vamos então inserir os invólucros verticais, atribuindo as alturas e as dimensões que irão definir o gabarito da piscina suspensa. Mediante o objeto laje podemos construir os degraus, alteráveis por tratos, que irão a acabar no fundo da piscina.

 

Vamos inserir elementos de detalhe, tais como grades e extrusões. Usando os pontos de guia, conseguimos inserir de forma correta a extrusão que seguirá o bordo da piscina.

Finalizada esta etapa, podemos inserir o elemento arquitetônico grade com a possibilidade de selecionar livremente o número de estacas consideradas necessárias.

 

Em fim, vamos aplicar os materiais em alta definição disponíveis na Livraria objetos BIM de Edificius.

Os parâmetros destes materiais podem ser alterados de acordo com as próprias exigências.

 

Descobre mais sobre Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico. Baixa-o agora grátis!