Os benefícios do desenho arquitetônico com um software BIM: Casa Camarines. Como são abordadas as escolhas e as soluções usando um software BIM? Pranchas gráficas, vídeo e render feitos com Edificius

Casa Camarines é uma residência contemporânea, original e belíssima localizada em Aravaca, bairro exclusivo nos subúrbios de Madrid.
A casa ocupa uma área total de aproximadamente 630 metros quadrados. Foi desenhada e construída por A-cero, estudo multidisciplinar de arquitetura, engenharia e design de interiores. É possível reproduzir um desenho deste tipo gerando seções, plantas, elevações e renderizações com um software BIM para arquitetura?

Com Edificius podemos, vamos ver como.

Organização arquitetônica de Casa Camarines

A moradia é organizada em dois blocos paralelos. Estes são caracterizados por linhas longas e verticais que atravessam o edifício, uma característica de design que se repete também no resto dos volumes da casa.

Duas imponentes asas verticais representam o eixo central em torno ao qual se desenvolve toda a residência. A propriedade é caracterizada por diferentes volumes cúbicos que em conjunto criam uma composição harmoniosa. Esta interação equilibrada de volumes dá também um aspecto contemporâneo e abstrato.

Entre estas duas asas verticais que parecem sinalizar um caminho arquitetônico, aparece a entrada que conduz à área principal, a sala de estar. Desta maneira se entra a um amplo espaço aberto que inclui cozinha, sala de jantar e de estar. Os espaços interiores são muitos funcionais e organizados em diferentes blocos com a intenção, por parte dos projetistas, de criar espaços amplos e luminosos.

Do lado oposto do plano se encontra uma área mais reservada, a área de dormir. Esta está composta por quatro grandes quartos. Sempre no rés-do-chão há 3 banheiros, um muito grande ao serviço da área de estar, enquanto os outros dois são adjacentes aos quartos.

Entre a sala de estar e a área de dormir uma escada, com design escultural, leva ao andara de cima.

Aqui se encontram o quarto principal, com banheiro e closet adjacentes.

No piso superior, atravessando um passagem de altura dupla, podemos também aceder ao estudo e à livraria.

Como as escolhas de materiais e cores caracterizam um projeto arquitetônico

É imediatamente evidente o contraste do ponto de vista das escolhas de formas e cores. Os espaços externos devolvem um sentido de uniformidade e fluidez enquanto os ambientes interiores são caracterizados cada um por escolhas diferentes de materiais e estilos.

Toda a casa está coberta com uma camada de reboco branco e bruto que aumenta a essência pura das líneas arquitetônicas.

A cor branca cobre externamente toda a casa, permitindo os reflexos de luz: um design refinado entre o tradicional e o moderno torna perfeita a fusão entre o contentor e o seu conteúdo.

Para caracterizar os diferentes pisos, por exemplo, foi escolhido por o rés-do-chão um pavimento de mármore branco de Macael enquanto o primeiro andar encontramos o parquet.

Realização do projeto de Casa Camarines com um software BIM

Passamos a definir as paredes externas do edifício aproveitando a possibilidade de importar planas em formato “.dwg” (ou “.dxf”).

Depois de importar a planta inserimos vários elementos como pilares, vigas, paredes perimetrais, divisórias, lajes de piso, portas, janelas, etc.

Os materiais utilizados para a reprodução do projeto foram tomados da Livraria Objetos BIM do Edificius.

Esta contem uma serie de objetos e materiais prontos para ser utilizados a fim de obter representações muito realísticas. A Livraria Objetos BIM contem dezenas de milhares de recursos gratuitos (Texturas, Blocos, CAD, Modelos 3D) para desenhar melhor e mais rapidamente.

Como se pode ver no vídeo abaixo, como o software BIM Edificius é possível integrar arquitetura e paisagem. Um ambiente BIM dedicado para o desenho de jardins e espaços exteriores onde se pode reconstruir facilmente em 3D a situação atual, modelar o terreno, comparar dinamicamente relevo e projeto e calcular os volumes de terreno movimentado.

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico BIM