Como desenhar umas escadas internas de um edifício com um software de desenho arquitetônico BIM

Anteriormente temos visto como os objetos BIM são objetos inteligentes, ou seja cada um deles contem suas informações, suas características especificas, razão por a qual é importante entender e conhecer como se podem ‘comportar’ e ‘desenvolver’ dentro de um projeto arquitetônico.

Hoje vamos aprender a conhecer e utilizar da melhor forma as escadas, aprofundando especialmente como podemos fazer a conexão entre vários pontos do edifício que estão em diferentes alturas entre eles com a inserção dos objetos ‘rampa’ e ‘escada’.

Seleção dos objetos: patamar e escada com um software BIM

Iniciamos definindo por meio do seletor dos objetos o tipo de rampa que queremos inserir no projeto: rampa, rampa curva, rampa em leque ou em espiral. Além disso podemos também avaliar e escolher os patamares entre vários tipos e formas. Vamos ver como inserir o objeto ‘escada’ e como definir suas propriedades utilizando o BIM para o desenho arquitetônico Edificius da ACCA software.

Inserção dos objetos BIM no desenho arquitetônico

Importamos os objetos que precisamos a partir do seletos de objetos de Edificius.
Quando utilizamos estes objetos e os inserimos no desenho obtemos uma representação tridimensional do modelo do edifício, o software irá, em seguida, retornar-nos um sistema de informação da construção, tanto para os aspetos gerais que para cada componente.

Seleção da rampa das escadas

Para desenhar uma escada selecionamos o objeto ‘escada’ e clicamos um ponto na prancha onde queremos inserir-la. Esta operação abrirá a janela de edição.

No menu da faixa de opções em seguida vamos para selecionar o tipo de escada que queremos desenhar (rampa normal, rampa curva, patamar, etc.).

Seleção do tipo de escada

Seleção do tipo de escada

Posicionamento do objeto escada

Precisamos então clicar no desenho para posicionar o objeto ‘escada’. Durante o posicionamento, podemos rodar o objeto de 90°, tanto no sentido anti-horário que no sentido horário, em torno do pino que temos escolhido utilizando as teclas F7 e F8 de nosso teclado.

Colocação da escada

Colocação da escada

Inserção de um patamar para unir as rampas de escadas em um projeto BIM

Uma vez desenhadas e inseridas as duas rampas, podemos unir-las entre elas desenhando com o software BIM o patamar.

Definição das características das rampas

Definição das características das rampas

Do seletor dos objetos vamos agora para selecionar o patamar e vamos inserir-lo no projeto alterando as suas características e dimensões.

Para completar o desenho do patamar que segue o andamento curvo da parede, podemos utilizar os ímãs da escada na vista 3D de Edificius.

Definição características patamar

Definição características patamar

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM