Este ano terá lugar pela primeira vez o evento DIGITAL&BIM Itália sobre a inovação e a transformação digital do ambiente edificado. Entrevista com Antonio Cianciulli, Gerente de Marketing de ACCA software

Contratação, desenho, criação, construção e gestão de Edifícios 4.0: estes são os principais temas do evento internacional DIGITAL&BIM Italia, que terá lugar em Bolonha nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.

DIGITAL&BIM Itália quer tornar-se o evento de referência para o setor de construção em Itália sobre a questão da digitalização e do BIM, convidando em Bolonha milhares de profissionais selecionados para dois dias de exposição e convenção.

O evento, com o seu duplo carácter de exposição e convenção, tem como objetivo destacar maneiras, métodos e ferramentas que na Itália estão agora começando a afirmar-se, quer no setor da construção e quer naquilo da infra-estrutura.
Elementos centrais do evento serão os temas ligados ao BIM nos processos de desenvolvimento imobiliário, nos processos de projeto e implementação e na gestão do património. Sobretudo, irá focar-se no BIM como ferramenta do contratante.

ACCA software no DIGITAL&BIM Itália

ACCA software, Líder italiano dos software para arquitetura, engenharia e construção, estará presente no DIGITAL&BIM Itália.

Para a empresa esta é uma oportunidade importante a fim de divulgar as novas metodologias de digitalização dos edifícios graças à aplicação do Building Information Modeling, que ACCA software foi a primeira a adotar e desenvolver na Itália, tornando-se então um ponto de referência para a pesquisa e o desenvolvimento desta nova metodologia revolucionária.

Nesta entrevista o engenheiro Antonio Cianciulli, Gerente de Marketing de ACCA software, enfatiza a importância do evento.

Entrevista

Antonio Cianciulli_ACCA software_Digital-BIM-Italia

Antonio Cianciulli

“Quando me perguntaram se ACCA software ia participar ao novo evento DIGITAL&BIM Itália não tive dúvidas: imediatamente e com entusiasmo disse que ia. Porquê?

A razão é que considero essencial que o mundo italiano da construção surja com um evento específico sobre o BIM no nível nacional e internacional.

É sobretudo indispensável que todos os stakeholders do setor da construção na Itália (Universidades, centros de pesquisas, profissionais, empresas, produtores de software, etc.) criem uma frente unida para propor uma linha italiana no desenvolvimento da tecnologia BIM.

 

O perigo é que a falta de visão e de adoção de uma estratégia comum tornem o setor da construção do nosso País num lugar de conquista cultural, econômica e instrumental.

A adoção e a proposta de modelos e software desenvolvidos para resolver problemas muitas vezes distantes das nossas necessidades nacionais traem o espírito da tecnologia BIM e, provavelmente, expõem o nosso País a uma espécie de colonização cultural e econômica. O que estou a dizer não implica uma atitude de encerramento, pois ao contrário é uma proposta de abertura que as ferramentas atuais não oferecem.

As especificidades que surgem das experiências ligadas a um ambiente edificado histórico, bem como a sistemas de desenho e construção que respeitam os nossos sistemas de edificação, os nossos materiais e as nossas competências, devem ser absolutamente salvaguardadas. É exatamente isso o valor que a Itália deve desejar oferecer e representar no nível internacional.
Benvindo, então, ao DIGITAL&BIM. Benvindo a um evento que quer ser a primeira plataforma italiana a acompanhar a revolução digital no setor da construção!
Precisávamos disso.”

Clica aqui para conheceres e baixares Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico de ACCA software