Digitalização da construção como forma de competitividade econômica: exemplos de tecnologias que levam as construtoras para o mundo da indústria 4.0. Um estudo de caso

“A digitalização da construção é algo que precisa estarmos preparados.”

Neste artigo de aprofundamento vamos apresentar um caso de estudo que nos permite perceber como uma norma, a Digitalização da indústria da construção, prevista pela diretiva europeia 2014/24/EU, pode tornar-se em novas oportunidades de negócios para construtoras.

O estudo de caso refere-se à empresa Berna Costruzioni: o processo de digitalização da construção é acompanhado, do ponto de vista científico, pelo Politécnico de Milão; parceiro tecnológico desta transformação é a ACCA software.

Berna Costruzioni é uma empresa que trabalha, a nível internacional, na indústria da construção civil e possui grande conhecimento especializado. Sempre interagiu com o mundo do projeto arquitetônico através de canais e documentação tradicionais.

A sua atividade principal é a realização da obra e o gerenciamento do canteiro, resultando na coleta de uma quantidade significativa de dados, tais como:

  • Composições de preços
  • Registros fiscais
  • Custos do canteiro de obras
  • Conhecimento especializado sobre a organização do canteiro
  • Conhecimento especializado sobre tecnologias, atividades realizadas e relacionada segurança

digitalização novos serviços de projeto

Esse conhecimento precisa de ser salvaguardado e reforçado pelo novo processo digital.

A necessidade é resistir ou ser mais competitivos. O medo resulta da mudança: mudança de mentalidade, mas acima de tudo mudança da forma de trabalhar de todos os atores envolvidos.

Como é que a empresa irá mudar no final do processo? Quais atividades serão implementadas e digitalizadas?
A Berna Costruzioni pretende realizar o processo de digitalização BIM para aproveitar novas oportunidades de mercado com o objetivo de transformar-se cada vez mais numa empresa de serviços.

As principais atividades em que Berna Costruzioni deseja investir são:

  • projeto arquitetônico;
  • venda e gerenciamento de edifícios.

A fase de realização do edifício é totalmente digitalizada, criando um verdadeiro canteiro de obras digital. Tudo isso permite obter um fluxo contínuo de dados, desde o projeto até à execução e à manutenção da obra e do modelo digital.

Isso é possível graças ao uso de formatos abertos IFC Open BIM, garantindo que todos os atores envolvidos possam intervir no fluxo.

Todo o processo ocorreu com o uso de uma série de ferramentas IFC da ACCA software certificadas pela buildingSMART.

PASSO 1 – Novos serviços de projeto BIM

 

Fluxo de Construção Digital

A construtora adota modeladores software para o projeto arquitetônico, a ser realizado pela própria empresa, que facilitam a interoperabilidade, mesmo que o projeto seja realizado por outra empresa externa.

No contexto da construtora são implementadas as seguintes ferramentas:

  • softwares para modelagem de concreto armado, madeira, aço, alvenaria
  • softwares para modelagem energética (modelo BEM, ou seja, Building Energetic Model)
  • softwares para a modelagem de instalações MEP
  • softwares para orçamento, segurança, planos de manutenção, e assim por diante.

Tudo isso é possível utilizando uma plataforma colaborativa BIM, que trabalha com formatos abertos Open BIM, além de formatos proprietários.

A empresa, na verdade, pode cadastrar na plataforma os vários atores envolvidos no projeto, incluindo pessoal externo, que também pode colaborar com a funcionalidade do navegador e atualizar documentos e informações.

É, ainda, possível aproveitar tecnologia e potencial a partir da Internet:

  • federação de modelos
  • orçamento de forma colaborativa on-line (diretamente do navegador)
  • elaboração de planos de segurança diretamente na plataforma
  • operações de model checking (verificação de modelos)
  • plugin code checking (verificação de normas)
  • Clash detection (detecção de interferências)
  • cronoprograma BIM 4D

Tudo isso, acompanhado por revisões constantes e atualizações dinâmicas, acontece na plataforma, ou seja, o lugar onde todas as operações são registradas e mantidas num modelo aberto IFC, que todos os atores podem gerenciar.

PASSO 2 – Novos serviços imobiliários

 

Visualização arquitetônica

 

São implementados e melhorados todos os serviços imobiliários relacionados com venda, gerenciamento e manutenção do edifício. Esses serviços são suportados pelo uso de modelos digitais e sensores compartilhados.

Desta forma, no processo são introduzidas tecnologias de apresentação do modelo BIM que permitem ao cliente compreender o projeto e até mesmo interagir para definir possíveis personalizações.

São adotadas tecnologias de [VISUALIZAÇÃO ARQUITETÔNICA], tais como:

  • renderização
  • renderização em tempo real
  • entrada de fotos
  • apresentação de vídeo

O cliente não terá mais que se relacionar com pranchas gráficas, muitas vezes difíceis de ler, mas com vídeos e imagens 2D e 3D realísticas, mais fáceis de compreender.

digitalização construtoras fase de projeto

Destaca-se, em particular, a parte de gerenciamento e manutenção com softwares como usBIM.viewer+, que permitem modificar e acompanhar a vista do edifício durante a fase de manutenção no formato aberto IFC. Esse formato não está vinculado a softwares de Autoria BIM, nem a uma versão específica de qualquer software.

Qualquer modificação feita (remoção de uma divisória, modificação da cor de parede, troca de lajes) é atualizada de forma automática e dinâmica no modelo BIM. Isso, por sua vez, resulta na modificação de plantas, cortes, elevações, e assim por diante.

A construtora pretende ser o “gerenciador do edifício: fornece um serviço totalmente novo, em que poderá atualizar diretamente o ambiente digital no formato IFC. Em outras palavras, ela intervirá no digital twin (gêmeo digital), que representa o gêmeo digital do edifício real.

Tudo isso é realizado através da implementação de sistemas de domótica que podem ser gerenciados a partir da própria plataforma.

PASSO 3 – Canteiro de obras digital

 

Gerenciamento digital das construções e estudo de segurança nos canteiros de obras

Também a fase de realização do edifício é totalmente revolucionada pelo sistema digital.

O objetivo é tornar mais fácil o fluxo de dados do modelo digital do edifício através da digitalização de atividades atualmente realizadas de forma tradicional, implementando todas as tecnologias disponíveis para obter um verdadeiro canteiro de obras digital.

digitalização construtoras fase executiva

Modelagem BIM e programação 4D BIM, análise de segurança, direção de obras e segurança na nuvem, orçamentos e integração em análises de processo e financeiras, otimização das propostas de novas encomendas, monitorização de canteiros: todas estas tecnologias permitem controlar a evolução e a realização do canteiro, bem como executar uma série de verificações, por exemplo relacionadas com a segurança.

Os benefícios da digitalização da construção para uma empresa

Empreiteiro e construtoras dispõem de uma ferramenta para monitorar todos os canteiros de obras de forma simultânea, verificando obras em andamento, suspensas e finalizadas. Podem, ainda, verificar dados sintéticos de cada canteiro, fotos, ordens de serviço, eventuais notas. Possuem, enfim, uma vista georreferenciada de cada canteiro.

A digitalização da construção é, sem dúvida, uma oportunidade de negócio e crescimento para todas as empresas do setor.

ACCA software disponibiliza aos próprios usuários a gama mais ampla de BIM authoring e BIM tools para criar o modelo BIM do edifício com aplicativos BIM específicos para projeto arquitetônico, cálculo estrutural, instalações, orçamento, certificação energética, segurança, manutenção e ciclo de vida do edifício.

ACCA software, ainda, colabora com Centros de pesquisa e Universidades para promover inovação no setor da construção através dos próprios softwares.

“Os benefícios são melhor organização de empresa, maior compreensão de processos com vista ao projeto integrado, mais domínio de sistemas e processos.”

 

Conheça os softwares capazes de digitalizar o seu trabalho e a sua empresa. Clique aqui para testar os softwares BIM da ACCA software com certificado IFC