A imgem mostra um render de complexo residencial realizado no ambito de um projeto Edificius User eXperience

Edificius User eXperience #1: o projeto de um complexo residencial

Edificius User eXperience: projetos realizados por usuários do Edificius. Confira o complexo residencial multifamiliar e a experiência de um nosso usuário relatando dificuldades, soluções e benefícios

Edificius User eXperience é uma nova série do BibLus com a qual apresentamos a nossos leitores projetos concebidos e realizados diretamente pelos usuários do Edificius. Os artigos dessa série serão uma ótima oportunidade para você descobrir o que realmente acham os profissionais que usam o software, quais são seus métodos operacionais, as soluções técnicas e de projeto adotadas, assim como as dificuldades encontradas e os benefícios oferecidos pelo software.

Confira experiências diretas, com entrevistas, opiniões, truques revelados diretamente pelos usuários do Edificius!

Nós da equipe editorial do BibLus ficamos fascinados por essas experiências e estamos realmente empolgados. Esperamos que seja o mesmo para você também!

Esta primeira edição apresenta o projeto de um complexo residencial a ser construído na Sicília em Bagheria, obra do estúdio de arquitetura PROG.E.CO do arquiteto Giovanni Di Stefano.

A imagem mostra um render do complexo residencial realizado no ambito de um projeto Edificius User eXperience

EdificiusUX – Render do complexo residencial realizado com Edificius

Edificius User eXperience: projeto de um complexo residencial multifamiliar

O projeto, intitulado “Domus Alba”, consiste em um complexo, composto por dois edifícios articulados, que acolhe um total de 7 unidades residenciais.

O conceito

Domus Alba é um complexo residencial multifamiliar isolado, caracterizado por 2 edifícios acima do solo, além de escadas e porão.

A imagem mostra o conceito referente a Domus Alba

Domus Alba – Conceito

O térreo e o primeiro andar acolhem 7 unidades habitacionais: 4 no edifício “A”, 3 no edifício “B”.

Quanto ao porão, ele abriga a garagem coletiva para carros e motocicletas, bem como as salas técnicas destinadas a acomodar sistemas ou máquinas necessárias para a operação e o conforto do edifício.

A articulação planimétrica reflete a simplicidade de um retângulo. Essa simplicidade, no entanto, não impediu conseguir uma articulação volumétrica capaz de garantir relação adequada entre espaços cheios e vazios.

O uso de cores em forte contraste cromático, do branco marfim claro ao cinza concreto, gera uma relação cromática interessante, criando áreas de luz e sombra que caracterizam as elevações.

O ponto forte no enquadramento das elevações é a presença de pilares parede inclinados que, do ponto de vista da composição, desempenham um papel importante: tornam o edifício identificável e único no contexto urbano e paisagístico em que está inserido.

A imagem mostra os pilares parede do Domus Alba

Domus Alba – esboço dos pilares parede

No que diz respeito a instalações, o edifício estará equipado com painéis térmicos fotovoltaicos e solares; além disso, para o gerenciamento das unidades habitacionais, será usada a automação residencial de forma a otimizar o consumo e atender às necessidades de habitações modernas.

Edificius User eXperience: modelagem com o Edificius

Após importar no ambiente Terreno o levantamento do lote anteriormente realizado com ferramentas GPS, o Edificius, o software ACCA para o projeto arquitetônico BIM, permitiu modelar o terreno e inserir os desaterros nos quais as fundações da construção apoiam.

A imagem se refere a modelagem do terreno no ambito de um projeto Edificius User eXperience

Modelagem Terreno com Edificius

O projeto, resultado de um estudo de cerca de 12 meses, pôde contar com arquivos DWG que tornaram o trabalho ainda mais simples, pois o Edificius reconhece automaticamente, graças à ferramenta varinha mágica, as entidades do desenho importado.

Foi, portanto, fácil realizar as paredes horizontais e verticais. E ainda mais fácil foi o posicionamento de esquadrias, guarda-corpos e dos demais objetos 3D presentes tanto no software como na biblioteca online.

A imagem ilustra o reconhecimento automatico de objetos por meio do recurso varinha magica do Edificius, o software BIM para arquitetura

Domus Alba – Reconhecimento automático de objetos

Interação com a assistência técnica da ACCA [IT]

Na fase de projeto, para nosso arquiteto projetista foi fundamental a interação com os membros do grupo Facebook e com a assistência técnica da ACCA dedicada ao Edificius.

Em particular, é importante destacar os problemas encontrados pelo projetista na modelagem dos pilares paredes inclinados, que constituem o ponto de força da composição arquitetônica do projeto.

Nosso usuário, de fato, perdeu algum tempo tentando encontrar sozinho uma solução. Porém, graças ao serviço e assistência técnica da ACCA, solucionou tudo em poucos minutos!

Partindo dos arquivos DWG, em apenas 10 dias ele conseguiu iniciar e fechar todo o projeto.

Dificuldades encontradas

Durante a fase de projeto com o Edificius, nosso usuário não encontrou dificuldades específicas ou problemas críticos. A única dificuldade que destacou diz respeito aos pilares parede inclinados, mas, como ressaltado acima, ele conseguiu resolver facilmente graças à assistência e aos vídeos tutoriais disponíveis on-line.

Em apenas alguns minutos, um técnico da ACCA, conectando-se ao computador do projetista, mostrou como lidar com o problema e solucioná-lo.

A solução adotada foi bem simples, quase trivial, mas focada no problema.

A partir do pilar parede desenhado em planta, de fato, a altura desse pilar parede foi modificada ativando a propriedade trapezoidal. Isso foi suficiente para visualizar o perfil inferior da parede e obter o primeiro esboço do que queria conseguir. Inserido um nó no perfil exibido, foi necessário arrastá-lo para o ponto desejado e o pilar parede foi finalizado: exatamente como o projetista queria!

Benefícios oferecidos pelo software

Na opinião de nosso usuário, o benefício principal oferecido pelo Edificius é a possibilidade de ter tudo sob controle: é fácil conseguir cortes, elevações e todos os documentos mais adequados para acompanhar o projeto.

A possibilidade de integração com outros softwares ACCA realmente dá a sensação de ter controle total da obra projetada.

Ele também ressaltou a integração com o Sketchup, que permite modificar, integrar ou importar objetos do zero e, ao mesmo tempo, obter modelagem específica muito rapidamente.

Deslumbrante é, nas palavras de nosso usuário, o processamento em Tempo Real, pois permite apreciar a essência do projeto navegando nele, quase tocando o que foi realizado.

A imagem mostra uma renderizacao de interior realizada no ambito de um projeto Edificius User eXperience

Render de interior realizada com Edificius

Geração de pranchas e documentos

Quanto às pranchas gráficas, graças ao Edificius nosso arquiteto projetista gerou as plantas de todos os níveis, as elevações e os cortes. Também criou vistas em corte isométricas e vistas em perspectiva, a partir das quais ele conseguiu obter os renders.

Todos os documentos foram fáceis de exportar para o processo de impressão, sendo que é possível definir a qualidade de resolução e apresentação.

http://biblus.accasoftware.com/ptb/wp-content/uploads/sites/5/2020/07/Renderizacao-interior-realizada-com-Edifcius-.jpg

Planta Cobertura – realizada com Edifcius

A imagem mostra uma planta de porao realizada com Edifcius, o software BIM para arquitetura

Planta Porão – realizada com Edificius

A imagem mostra uma planta de terreo realizada com Edificius

Planta Térreo – realizada com Edificius

 

A imagem mostra uma planta de primeiro andar realizada com Edifcius, o software BIM para arquitetura

Planta Primeiro andar – realizada com Edifcius

A imagem mostra uma elevacao principal realizada com Edifcius, o software BIM para arquitetura

Elevação principal – realizada com Edifcius

Edificius User eXperience: design de interiores

Confira abaixo alguns renders realizados por nosso usuário com o Edificius.

Render da área de estar

A imagem mostra uma renderizacao de interior realizada no ambito de um projeto Edificius User eXperience

Render de interior – área de estar – realizado com Edificius

Geração dos Vídeos

Para o projeto “Domus Alba”, nosso usuário decidiu realizar dois vídeos: um durante o dia e outro à noite, para destacar também o sistema de iluminação externa do complexo.

Graças à Renderização em Tempo Real, a criação desses vídeos foi rápida e simples, o que garantiu uma excelente apresentação final do projeto.

Definições e configurações adotadas

Para a realização dos renders, nosso projetista geralmente usa configurações específicas que atendem às suas necessidades de renderização:

  • Exposição: -14
  • Luz direta: 6.8
  • Spot Câmara: 0.04
  • Fundos IBL: 3.2
  • Dimensões: 3840 x 2160
  • Número de passagens incluídas: 1290
A imagem ilustra as definicoes e configuracoes para criar um render no Edificius

Definições e configurações para criar um render no Edificius

Edificius User eXperience: entrevista com o Arq. Giovanni Di Stefano (Itália)

Confira o que o Arq. Giovanni de Stefano acha do Edificius!

 

edificius
edificius