Feltro hi-tech: o tecido foi patenteado por uma equipa de pesquisadores da Universidade de Trento e poderá ser utilizado para melhorar a eficiência energética da casa ou para enfrentar condições climáticas extremas

O mundo da engenharia está em contínuo progresso para tornar as nossas casas mais seguras, mesmo como resultado da mudança climática: de Trento (Itália) chegam as últimas novidades para proteger-se e proteger a própria casa do frio.

Uma equipa de pesquisadores do Laboratório Vidro e Cerâmicas do Departamento de Engenharia industrial da Universidade de Trento patenteou um material capaz de realizar tudo isso. Trata-se de um feltro hi-tech, um tecido duro como a cerâmica e macio como a lã, com uma capacidade de isolamento térmico entre as mais altas já medidas até hoje.

O feltro, tecnologia de ponta, é constituído por nano fibras de nitreto de silício, um material cerâmico já utilizado em muitos campos devido à sua dureza e resistência mecânica.

O feltro hi-tech

O feltro hi-tech apresenta-se como um tecido flexível e dobrável, que pode ser usado na indústria quer da construção quer de roupas, no caso de temperaturas muito baixas.

É obtido a partir de uma resina de silicone através de um tratamento com alta temperatura; a sua condutividade térmica é igual a 19 mW/mK.

Um material, então, excelente para ser utilizado como isolante térmico: na verdade, quanto mais baixo é o valor da condutividade térmica, tanto mais um material é considerado um bom isolante, ou seja, uma barreira para a passagem do calor.

Para além disso, em comparação com os isoladores poliméricos atualmente no mercado, o feltro hi-tech é à prova de fogo e resistente mesmo a temperaturas muito altas. Por isso, pode ser utilizado em outras áreas também, tais como o isolamento térmico em alta temperatura, a filtração de líquidos e gases quentes e a absorção de ondas eletromagnéticas.

Este novo nanomaterial, portanto, necessita apenas a próxima etapa de desenvolvimento a fim de chegar à produção industrial. Ao mesmo tempo, tendo em conta as características únicas do feltro isolante, este material é tão competitivo em termos de desempenho e custos que já há todas as condições para criar um start-up.

Descobre como analisar e calcular de forma fácil as pontes térmicas com o software TerMus BRIDGE