Finalmente disponível um documento de endereço para as Administrações Públicas dos países da União Europeia para a introdução do BIM

No dia 6 de julho de 2017 foi divulgado o esperado documento ”Handbook for the introduction of BIM by Europe’s Public Sector Community” pelo EU BIM Task Group, que se pode livremente baixar a partir do site do EU BIM Task Group.

Handbook for the introduction of BIM

Handbook for the introduction of BIM

Este documento, já amplamente anunciado, tem grande importância em virtude das consequências que poderá ter na abordagem das políticas industriais dos países membros da União Europeia.
O risco atual é, de fato, que os Países da UE operem de forma “descoordenada” em relação à introdução do BIM, criando assim as condições para uma fragmentação do mercado continental da construção.
È exatamente isso o objetivo deste Manual: promover a mais ampla introdução do BIM em resposta aos desafios crescentes que os governos europeus e os comitentes públicos devem enfrentar a fim de incentivar o crescimento econômico. Como mencionado pelo comunicado de imprensa emitido por Bruxelas, o Manual ainda fornece instruções para “uma adequada adoção (do BIM – N. do E.) no setor público da Europa inteira”.

Comunicado de imprensa para uma adequada adoção do BIM no setor público da Europa inteira

Comunicado de imprensa para uma adequada adoção do BIM no setor público da Europa inteira

Autores do manual, EU BIM Task Group

Quem são os autores do “Manual para a introdução do BIM pelo setor público europeu”?

É o “EU BIM Task Group”: uma colaboração pan-europeia que reúne as competências do setor público, a partir das infraestruturas e os titulares de propriedades públicas até os clientes públicos e os policy-maker de 21 Países.

O grupo nasceu de forma voluntária graças ao impulso do Reino Unido para a introdução do BIM nas óperas públicas nacionais. Reconhecida, no contexto continental, a importância desta metodologia e, mais em geral, da digitalização para o setor da construção, o grupo foi subsequentemente cofinanciado pela Comissão Europeia.

A primeira reunião do Conselho diretivo do grupo teve lugar em Bruxelas no dia 19 de janeiro de 2016. A presidência foi confiada ao inglês Adam Matthews.

Os Países representados no grupo de trabalho são: Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Olândia, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Reino Unido, além da presença de representantes das Instituições Europeias (Parlamento Europeu, Direção general das infraestruturas).

O Manual “Handbook for the introduction of BIM by Europe’s Public Sector Community”

O manual foi realizado na sequência de um amplo estudo no setor da construção conduzido no contexto europeu. Fornece às partes públicas interessadas recomendações, a nível político e estratégico, para a introdução do BIM. Isso faz parte de um mais amplo programa de transição e informação sobre o desenvolvimento das políticas industriais ou dos programas de gestão a nível nacional, regional ou dos imóveis.
O objetivo é ensinar boas práticas e desenvolver normas relacionadas à introdução do BIM, bem como divulgar o processo de tomada de decisão das organizações do setor público para que essas operem de forma coordenada entre elas e com o setor europeu da construção também. Os objetivos do manual são então os seguintes:

  • estabelecer um entendimento comum sobre a metodologia BIM e uma linguagem o mais partilhada possível;
  • promover a introdução coerente do BIM em cada País;
  • incentivar o uso cada vez mais generalizado de normas e princípios comuns.

Portanto, este manual foi realizado como um percurso, uma espécie de sequência de etapas na qual a primeira parte de “orientação geral”, relacionada à introdução e à compreensão dos princípios gerais, é seguida por “recomendações estratégicas e de atuação”, “exemplos de casos” e estratégias adotadas nos vários Países membros.

 

Clica aqui para baixares o manual ‘Handbook for the introduction of BIM by Europe’s Public Sector Community

 

Clica aqui para baixares e testares grátis Edificius, o software BIM para o desenho arquitetônico