Fazer um render: como podemos obter diferentes vistas em perspectiva para fazer um render fotorrealistico de um modelo 3D com um software BIM?

Uma das necessidades de quem utiliza software BIM para arquitetura é aquela de fazer, a partir de um único projeto, vários render, cada um com diferentes vistas em perspectiva. Isto permite obter imagens fotorrealisticas que dão a oportunidade de  apresentar o projeto 3D na melhor maneira.

Estas soluções técnicas são certamente muito apreciadas pelos clientes e destacam aspetos e soluções de desenho que não tinham sido valorizadas ou tidas em conta anteriormente.

Hoje vemos como configurar as perspectivas e fazer um render com Edificius, o software BIM para arquitetura da ACCA software.

A perspectiva com um software BIM

Quando queremos ‘fotografar’ qualquer sujeito, a primeira coisa a estabelecer é o ponto de vista, ou seja de donde queremos ver e mostrar as imagens. Vamos ver como proceder neste caso com o software BIM para arquitetura Edificius.

A partir do menu local, dentro do nó VISTAS 3D, será necessário selecionar Adicionar Perspectiva (PlayStructure), se irá abrir desta maneira um editor para gerenciar a vista com especificas funções.

Configuração e inserção do fundo

Para criar um render o mais próximo possível à realidade teremos que primeiramente ‘colocá-lo em ambiente’.
Podemos personalizar a vista adicionando as nuvens ou ocultando o terreno usando os comandos apropriados.
Sempre no editor podemos escolher um fundo esférico de ambientação em 360° entre aqueles presentes no catalogo do software ou, alternativamente, podemos carregar um novo personalizado. Vamos então colocar a foto em relação ao modelo.
Temos agora a possibilidade de mover a vista de acordo com as necessidades: mantemos o modelo no centro da vista girando desta maneira o fundo, ou movemos o fundo e o modelo tornando-nos o centro da vista com o uso da opção Primeira Pessoa.
Podemos começar a animação automática, escolher o objetivo para o enquadramento, excluir da vista certos objetos ou ativar as sombras com intensidade e profundidade relativas a uma dada faixa horária.

Ativando a renderização podemos finalmente realizar os enquadramentos que preferimos. Podemos registrar as vistas definidas e começar as animações.

 

 

Alterar a perspectiva

Agora vamos ver como se pode visualizar o modelo com diferentes vistas em perspectiva.

A partir do editor da seção Perspectiva ativamos a função Girar ao redor de Tudo a fim de bloquear o modelo no centro de nossa cena.

Vista com modelo no centro

Vamos alterar a perspectiva da vista utilizando os seguintes comandos: para aproximar-nos movemos o mouse para a frente com o botão esquerdo pressionado, para afastar-nos movemos o mouse para trás, sempre tendo pressionado o botão esquerdo. Girar ao redor do modelo tendo pressionado o botão direito.

Para mover o modelo na cena mantemos pressionada a roda do mouse.

Vista em primeira pessoa

Vamos desativar com um simples clique a opção Girar ao redor de Tudo para ter nosso ponto de vista como referencia na cena.

Usando a roda do mouse agora vamos mover a vista em relação com o modelo. Mantenhamos pressionado o botão direito e movamos o mouse para trás ou para a frente para elevar ou abaixar o olhar, movemos-lho para direita ou para esquerda para ver para direita ou para esquerda.

 

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM